Buscar

Sistemas de Saúde

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
*
Sistemas de saúde são construções sociais cujo objetivo é garantir meios adequados para que os indivíduos façam frente a riscos sociais, como o de adoecer e necessitar de assistência, para os quais, por meios próprios, não teriam condições de prover. 
Desta forma, os sistemas de saúde têm como compromisso primordial garantir o acesso aos bens e serviços disponíveis em cada sociedade para a manutenção e a recuperação da saúde dos indivíduos.
*
*
 Sistema de saúde é o conjunto de relações políticas, econômicas e institucionais responsáveis pela condução dos processos referentes à saúde de uma dada população que se concretizam em organizações, regras e serviços que visam a alcançar resultados condizentes com a concepção de saúde prevalecente na sociedade.
é o conjunto de ações e programas implementado, tanto pela administração pública quanto pela iniciativa privada; cujo financiamento pode ser público, privado ou misto, de acordo com a estrutura planejada (MINISTÉRIO DA SAÚDE; 2000). 
*
*
Alcance de um nível ótimo de saúde, distribuído de forma equitativa;
Garantia de uma proteção adequada dos riscos para todos os cidadãos;
Acolhimento dos cidadãos;
A efetividade dos serviços de saúde;
A eficiência dos serviços de saúde.
*
*
Cobertura - é o componente mais importante de qualquer sistema de saúde. Se o objetivo dos sistemas é zelar pela saúde dos cidadãos, deve-se saber quem é coberto, por quem e para quê
Recursos - são os instrumentos materiais e humanos disponíveis para o funcionamento da atenção à saúde, ou seja, são o conjunto de pessoas, instalações, equipamentos e insumos incorporados na operação do sistema de saúde. 
Organizações - são as agências – públicas e privadas – responsáveis pelas funções dos sistemas de saúde
*
*
A cobertura pode ser tanto de pessoas – cidadãos de um determinado país –, quanto de serviços.
A cobertura de cidadãos diz respeito à garantia do acesso da população às ações e serviços de saúde. 
A cobertura de serviços diz respeito à amplitude da cesta: conjunto de ações e serviços aos quais a população tem acesso. 
Os sistemas combinam formas diferentes de cobertura de serviços e cidadãos. 
*
*
Dizem respeito ao financiamento disponível para a atenção à saúde. 
Podem ser públicos ou privados. 
Públicos são provenientes de tributos pagos pela sociedade e incluem os impostos diretos, indiretos e as contribuições da seguridade social – (contribuições proporcionais aos salários, ou outras, como temos no Brasil sobre o lucro, o faturamentos das empresas). São de arrecadação obrigatória e administrados pelo governo, seja do nível central, estadual ou municipal.
Privados são aqueles pagos diretamente pelas famílias, empresas e indivíduos e são chamados de voluntários. 
*
*
são os profissionais e técnicos que desenvolvem atividades na atenção à saúde, incluindo-se médicos, enfermeiras, sanitaristas, profissionais de vigilância sanitária, agentes de saúde, farmacêuticos, laboratoristas, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais, etc. 
há também uma complexa rede de administradores, técnicos especialistas em gestão de saúde –nos setores público e privado – que, embora não exerçam funções diretamente ligadas aos pacientes, participam dos sistemas de saúde
*
*
Os serviços de atenção à saúde podem ser divididos em serviços Coletivos e serviços de Assistência.
Coletivos - todos aqueles que se dirigem à prevenção, promoção e controle de ações que têm impacto sobre o conjunto da população (controle ambiental, saneamento, vigilância sanitária e vigilância epidemiológica). Dependendo do sistema, esses serviços podem ser prestados pela própria rede de assistência (caso mais comum da imunização), ou podem estar sob a responsabilidade de organizações específicas (como um órgão de controle do meio ambiente ou uma agência para a vigilância sanitária, por exemplo). 
*
*
Assistência –pode mudar de acordo com o sistema adotado, mas pode-se dizer que todos os sistemas possuem serviços ambulatoriais, hospitalares, serviços de atenção a doenças crônicas e serviços de atenção de longa duração (para atenção a idosos e deficientes, por exemplo), isso ocorrendo em espaço público ou privado.
 Os sistemas procuram organizar seus serviços em níveis de atenção de acordo com a complexidade da assistência, o que orienta as práticas adotadas, a inserção dos profissionais e a relação com outros serviços.
Na maior parte dos sistemas é possível identificar na rede de assistência médico-sanitária uma rede básica ou primária e uma rede especializada. 
*
*
*
*
Os sistemas de diferentes países, sejam eles mais ou menos organizados, centrais ou descentralizados, mais públicos ou privados, possuem organizações que cumprem funções formais, respondem à legislação e regulação existentes e ocupam posições hierárquicas relativamente definidas. São os ministérios, agências e demais estruturas responsáveis pela condução das atividades, ações e serviços de saúde. 
As organizações dos sistemas de saúde são os ministérios, agências e demais estruturas responsáveis pela condução das atividades, ações e serviços de saúde.
*
*
o financiamento,
 a prestação de serviços,
 a gestão
 a regulação 
*
*
O que vai delinear e caracterizar os Sistemas Saúde é o papel que o Estado desempenha, quais as suas intervenções e como articula os interesses dos diversos componentes para a execução de suas funções.
*
*
Com relação aos modelos de gestão nenhum país tem um modelo puro, único, porém em alguns se observa uma grande hegemonia de determinada forma de organização e financiamento de saúde que caracteriza o modelo.
Assim, quando se diz que um país adota um determinado tipo de sistema, está se falando, na verdade, do sistema que predomina naquele país.
*
*
os sistemas de saúde se relacionam com os modelos de proteção social 
correspondem a modalidades de intervenção governamental:
no financiamento, 
na condução e regulação dos diversos setores assistenciais
na prestação de serviços de saúde
*
*
Na atenção à saúde - os modelos de proteção social mais encontrados:
Residual ou Dominância de mercado
o de seguro social 
o de seguridade ou universalista (universal)
*
*
Características principais:
o financiamento predominantemente privado.
sistema plural com múltiplos subsistemas para clientelas distintas
o financiamento por recursos públicos é focado em subsídio estatal apenas para as camadas de baixa renda e algumas faixa da população
empresas seguradoras como mediadores coletivos, prestação desempenhada por prestadores privados, escolha da empresa prestadora feita pelo cidadão pagante 
 regulação delegada ao mercado.
*
*
Não é universal, em forma geral possui os seguintes subsistemas de saúde:
Públicos – Medicare (destinado às pessoas de idade igual ou maior que 65 anos e habitem permanentemente nos Estados Unidos); Medicaid (para famílias e indivíduos de baixa renda e recursos limitados); Serviço de Saúde a Indígenas; Serviço de Saúde dos Servidores Civis; Serviço de Saúde dos Militares; Programa de Seguro de Saúde para Crianças.
Privados com fins lucrativos – HMO (Health Maintenance Organizations); IPA (Independent Practice Associations); PPO (Preferred Provider Organizations); outras companhias de seguros.
*
*
Privados sem fins lucrativos – Além dos serviços governamentais e do seguro privado há inúmeras instituições não-governamentais para grupos específicos: câncer, doenças cardíacas, drogas, saúde mental, crianças, etc. (Conill, 2008). Blue Cross; Blue Shield; Kaiser-Permanente; Health Insurance Plan of Greater New York e outros. 
De acordo com o Census Berau(2002) cerca de 22,6% dos americanos beneficiava de um seguro público de saúde, enquanto 63,5% tinha um seguro privado. Os restantes 13,9% não tinham qualquer cobertura em caso de doença.
*
*
Atualmente está
em vigor a reforma proposta pelo presidente Obama
 OBAMACARE - inclui medidas tendentes a aumentar a cobertura, desenvolver a promoção da saúde e a prevenção da doença, melhorar a acessibilidade, aumentar a eficiência, melhorar a qualidade, reforçar a regulação e reduzir os custos. Este último objetivo é aquele cuja realização oferece mais dúvidas. Do ponto de vista prático, uma parte substancial da reforma assenta na criação de um mercado organizado de venda de planos de saúde (National Health Insurance Exchange)
*
*
Após a reforma, e à semelhança do que acontecia anteriormente, o modelo de sistema de saúde americano caracteriza-se ainda por ter um financiamento misto (seguros e impostos), sustentado, principalmente, no sistema de contrato e no pagamento ao ato. 
Os prestadores de cuidados de saúde são, na sua maioria, privados, e a gestão dos fundos é feita pelo Estado e pelas companhias de seguros. Trata-se pois de uma reforma social importante, que não altera, no essencial, a organização do modelo.
*
*
Principais características :
financiamento baseado nas contribuições de empregados e empregadores. Modelo Previdencialista
 assistência médica nesses sistemas é, em geral, separada das ações de saúde coletivas (medidas de promoção e prevenção, vigilância sanitária, epidemiológica etc.) e exercida por um órgão público diferente. 
Na maior parte dos casos, os seguros sociais dão ênfase às ações curativas individuais e as coletivas são relegadas a segundo plano.
*
*
cobertura de seguro obrigatório; 
financiamento provindo de contribuição de trabalhadores e empregadores; 
garantia de asseguramento aos desempregados por parte do Estado; contribuição proporcional à renda e não aos riscos individuais; maioria dos prestadores privados.
o Estado torna-se responsável pelo financiamento do seguro aos trabalhadores desempregados
Essa combinação de co-financiamento dos empregadores formais e financiamento público para os desempregados propicia um alto nível de assistência à saúde para a população.
só é devidamente eficiente em nações cujo índice de desemprego é relativamente baixo, sendo o gasto do Estado pequeno para a garantia aos trabalhadores desempregados.
*
*
Sistema de seguro público.
Seguro social – financiamento compartilhado, contribuição igual.
A atenção à saúde ocorre em serviços de consultórios privados e em hospitais públicos e privados.
Nos privados o paciente paga e depois é reembolsado.
Desde 2004 existe a figura de um médico que fica responsável pelos encaminhamentos de cada paciente.
As urgências, oftalmo, gineco, psiquiatria e pediatria dispensam a referência deste profissional.
Tempo de espera é pequeno.
Porém, as emergências tem estruturas pequenas.
*
*
População está satisfeita.
O pluralismo e a ênfase na prática liberal trazem problemas para a integração e coordenação das ações.
Este país, atualmente, exige pagamentos antecipados, mas que são posteriormente reembolsados na totalidade ou parcialmente. No entanto, a partir de 2017, todos os estes serviços de saúde deixarão de ser pagos por antecipação. 
Todos os usuários do serviço nacional de saúde têm um Carte Vitale que utilizam para pagar as despesas de saúde que serão reembolsadas para a conta bancária de cada utilizador no prazo de cinco dias úteis.
*
*
Principais características :
Financiamento pelos recursos públicos
Sistema universal, onde os cidadãos têm direito a uma assistência, sem uma tributação reincidente (além daquela já provida através dos impostos)
estabelecem regras homogêneas para a maioria das ações e serviços de saúde, o que garante serviços similares em todo o país.
o financiamento, a prestação de serviços, a gestão e a regulação são executadas pelo estado
*
*
Do ponto de vista econômico - permite um maior aproveitamento dos recursos financeiros, com a maioria dos problemas sendo resolvidos no nível primário, exigindo cuidados continuados e de menor custo. 
Do ponto de vista social - além de garantir assistência a toda a população, esse sistema também se destaca por promover uma maior qualidade de vida aos seus cidadãos, protegendo sua saúde e diminuindo complicações evitáveis e desnecessárias. 
*
*
grandes listas de espera, principalmente para os procedimentos de média e alta complexidade
pouca possibilidade de escolha por parte dos cidadãos 
um baixo nível de satisfação entre os usuários
*
*
Desde 1948 – Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido. NHS - National Health Service 
Garantia de acesso universal.
Financiamento fiscal.
Modelo assistencial regionalizado.
Clínico geral na porta de entrada.
Serviu de referência nas reformas sanitárias.
O sistema provê cobertura universal baseado no princípio de eqüidade e integralidade, com algumas exceções (tratamento dental, oftalmológico e dispensação de medicamentos). 
*
*
Sistema centrado na figura do General Practitioner (GP), médicos de atenção primária que recebem por captação, isto é, conforme o número de pacientes que compõem sua lista de pacientes. Os GP provem serviços ambulatoriais e agiam como porta de entrada (gatekeepers) para assistência hospitalar não-emergencial. Os pacientes podem estar ligados a apenas um GP
No Reino Unido, a participação dos planos de saúde é vista mais como algo voltado para “luxos”, como quarto particular e reprodução assistida. O acesso costumava ser universal de fato, mas recentemente começaram a cobrar pelo atendimento de estrangeiros que não pertencessem à União Europeia.
*
*
O sistema de saúde do Canadá é predominantemente financiado pelo setor público, com execução privada das ações relativas à política de saúde e gestão predominantemente estadual (provincial) de governo.
Embora existam dez províncias e dois programas territoriais de saúde, os padrões nacionais para hospitais e serviços de saúde são estabelecidos em legislação federal, o Canada Health Act, que assegura um nível mínimo de uniformidade normativa, de recursos e de serviços em todo o país. 
O governo federal financia as províncias por meio de transferências fiscais condicionadas à adesão dos governos estaduais aos padrões por ele estabelecido por intermédio do Canada Health and Social Transfers.
*
*
Sempre respeita os princípios: universalidade, gestão pública, integralidade e direitos válidos em todo o território nacional.
 Por meio das redes provinciais de hospitais públicos e de estabelecimentos autônomos de saúde, todos os canadenses têm acesso aos hospitais e aos médicos que forem necessários, sem ônus para o usuário.
Os residentes em uma província mantêm seu direito de cobertura quando fixam residência em outra província ou se deslocam entre províncias, embora possam existir algumas restrições quanto à cobertura no exterior. 
Não existem deduções, co-pagamentos ou limites em dinheiro quanto à cobertura de serviços segurados.
*
*
Em geral, tem conformação híbrida, incluindo características do modelo Bismarkiano, o qual o financiamento se dá com recursos de patrões e empregados, sendo suplementado com recursos públicos em graus variados, existindo também sistemas privados paralelos e sistemas operados por Ministérios da Saúde.
Sendo destaque a segmentação do financiamento e prestação dos serviços de saúde nos três sistemas prevalentes: os operados pelos Ministérios da Saúde; o Seguro Social e o Setor Privado.
*
*
O mercado de saúde da Argentina possui 3 sistemas coexistentes: 
o Público, 
o de Serviços Sociais (chamado de Obras Sociales ou OS) 
e o Privado.
*
*
O Setor Público inclui aproximadamente 30% do total da população, em sua maioria grupos sociais de baixa renda.
O Setor de Serviços Sociais é o formado por instituições que cobrem as contingências de saúde e provêm infra-estrutura de assistência social aos trabalhadores em relação de dependência (sobretudo a partir de Obras Sociales Sindicais) e aos aposentados do regime nacional de previdência
social, através do chamado Programa de Assistência Médica Integral (PAMI). 
*
*
O Setor Privado, sob a denominação global de empresas de medicina pré-paga, opera com um total de 196 empresas, entre as quais, 58% têm base na capital federal; 19% no resto da grande Buenos Aires e 23% no interior.
*
*
Sistema Nacional de Serviços de Saúde, seguros privados e Sistema Geral de Garantias Explícitas;
universalização com segmentação;
financiado por contribuições (pub. e priv.), impostos e pagamentos diretos;
prestação – APS nos serviços municipais e mix público-privado.
Desafios: desigualdade, recuperação da capacidade instalada e da legitimidade do setor público, integração e equidade.
*
*
sistema geral de seguridade social em saúde;
sem universalização;
financiado por contribuições, impostos e pagamentos diretos;
Prestação dos serviços – empresas promotoras de saúde, mix público-privado.
Desafios: brecha de cobertura com aumento de custos.
*
*
SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - em sua constituição legal, apresenta princípios e diretrizes de garantia da saúde como direito de cidadania
Universalista
Contraditoriamente a sua implementação ficou sob responsabilidade de governos de orientação neoliberal
Desta forma, esse sistema é fruto de uma grande contradição, um projeto com requintes socialistas legalmente constituído e um governo neoliberal responsável pela sua implementação. Tal situação levou à conformação de um sistema sem predominância absoluta de modelo, aglutinando características dos três modelos estudados.
*
*
Apesar do SUS apresentar-se em sua definição como um sistema único, no Brasil, o sistema de saúde organiza-se de forma segmentada, sendo composto por três sistemas: O Sistema Único de Saúde SUS; O Sistema de Atenção Médica Supletiva SAMS; e o Sistema de Desembolso Direto SDD
*
*
O sistema de saúde é composto por um sistema público, o SUS, que se aproxima do sistema de dominância estatal, um sistema de seguros obrigatórios e planos de saúde e, um sistema de compra direta de serviços, que se aproxima do sistema de livre mercado.
Apesar de constitucionalmente ser universal
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais