Buscar

TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO AV 2017/1

Prévia do material em texto

Disciplina:  TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
	Avaliação:  GST0565_AV_201608305864      Data: 17/06/2017 16:12:02 (F)      Critério: AV
	Aluno
	Professor:
	JOSUE JOSE DA SILVA
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 7,0 de 8,0      Nota de Partic.: 0,0 aguardando transferência
	
	 1a Questão (Ref.: 246886)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Conceitue cliente interno e cliente externo:
		
	
Resposta: Clientes Internos: São os colaboradores de uma organização, se bem motivados, tornam parte do grupo de clientes da empresa com muita fidelidade. Clientes externos: São os clientes propriamente ditos, fora da organização.
	
Gabarito: - clientes internos - seus colaboradores, que, quando preparados e motivados estarão em condições de produzir produtos e oferecer serviços de qualidade, capazes de atender e até encantar os clientes externos; ¿ clientes externos - os já consumidores, buscando fidelizá-los e a busca dos potenciais consumidores de seus produtos ou serviços.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 578265)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para se tornarem competitivas ou se manterem competitivas, cada vez mais as organizações estão adotando o Modelo de Gestão por Competências, expresso na sigla conhecida como CHA.
Apresente uma definição dessa sigla, expressando o significado e em que consiste cada uma das letras da mesma.
		
	
Resposta: As empresas estão apostando na Gestão por Competêntia por melhorias no Conhecimento, aumento de habilidades e melhoramento das atitudes de seus colaboradores, pois sabem que o sucesso do futura de suas organizações estam no Capital Humano. (C)Conhecimento: Aumentar o conhecimento de seus colaboradores em relação aos objetivos que as empresas desejam. (H) Habilidades: para lidar com diversas situação dentro a organização. (A) Atitude: ação para um resultado desejado.
	
Gabarito:
Conhecimento: é o saber.  É incorporado por meio da aprendizagem.  Assim, o segredo está em aprender a aprender e a aprender continuamente. O conhecimento constitui a maneira pela qual a pessoa armazena, organiza, estrutura e utiliza informações a respeito de determinada área ou campo de atividade.
Habilidade: é o saber fazer. Em outros termos, o conhecimento deve proporcionar à pessoa as habilidades para fazer, realizar, solucionar problemas e criar inovação. Habilidade significa a capacidade de fazer e fazer bem determinada atividade. Se as pessoas não sabem como fazer, elas simplesmente não podem fazer.
Atitude: é o saber fazer acontecer. É o tipo de comportamento ativo, proativo e empreendedor, que enfrenta desafios, obstáculos, dificuldades, resistências e faz as coisas acontecerem por meio de seu conhecimento, habilidade e julgamento. Atitude quase sempre significa garra, ânimo, vontade, perseverança e insistência no alcance de objetivos até que eles sejam alcançados (CHIAVENATO, 2010, p. 130-131).
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 750032)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Administração de Recursos Humanos (ARH) deve ser abordada como um sistema integrado. Nessa abordagem sistêmica, a ARH é um sistema composto de cinco subsistemas básicos. Qual atividade deste subsistema que não está correta? Assinale a alternativa ERRADA.
		
	
	Manutenção: Benefícios e serviços sociais, higiene e segurança do trabalho.
	
	Aplicação: Integração de pessoas e desenho de cargos.
	 
	Monitoração: Remuneração fixa e compensação.
	
	Provisão: Pesquisa de mercado de RH e Recrutamento e seleção de pessoal.
	
	Desenvolvimento: Treinamento e Desenvolvimento organizacional.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 43034)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Subsistema Treinamento e Desenvolvimento possui algumas atribuições que podem ser consideradas de maior importância, as quais chamamos de ¿responsabilidade macro¿. Nas alternativas a seguir, assinale aquela que descreve, de maneira plena e correta, estas atribuições deste subsistema em RH.
		
	
	Cuidar dos processos de atualização do quadro funcional para o desempenho de suas atividades profissionais.
	
	Cuidar dos processos de aperfeiçoamento.
	
	Cuidar dos processos que envolvam a qualificação.
	 
	Cuidar dos processos de qualificação, aperfeiçoamento/atualização do efetivo, com ações vinculadas à estratégia organizacional e aos objetivos esperados pela empresa.
	
	Cuidar dos processos de aperfeiçoamento e qualificação somente.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 625611)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Vivemos em um ambiente sistêmico, veloz e instável. Entretanto, ainda identificamos organizações que não perceberam esta realidade e não estão se movendo, ou seja, buscando se ajustar e se adaptar às novas exigências de ordem tecnológica, econômica, social, política e ecológica de seus respectivos mercados. Com isso as empresas correm riscos de perderem seu lugar no mercado para os concorrentes. Estamos falando do conceito de
		
	
	Sistema Capitalista
	
	Oportunidades e Ameaças
	
	Cenário Organizacional
	 
	Competitividade
	
	Riscos da Globalização
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 572095)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marcos Felipe Magalhães (in BOOG e BOOG, 2006, p. 92) menciona os cinco eixos nas quais a competitividade se desenvolve de forma interligada no ambiente do mundo corporativo. Baseado nesta afirmativa, assinale a resposta que indica corretamente quais são estes elementos componentes deste eixo.
		
	
	Processos, Pessoas, Tecnologia, Mercado e Competições
	 
	Processos, Pessoas, Tecnologia, Mercado e Conexões
	
	Pesquisa, Pessoas, Processos, Tecnologia e Conexões
	
	Competições, Conexões, Pesquisa, Mercado e Tecnologia
	
	Pessoas, Tecnologia, Conexões e Pesquisa
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 31724)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando do ingresso de um novo colaborador, cabe ao RH realizar o que chamamos de "ambientação". Esse processo de ambientação acontece através de :
		
	 
	integração de novos empregados.
	
	integração assistencial
	
	integração social
	
	integração funcional
	
	integração dos gestores
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 42010)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um treinamento que desenvolva as competências dos treinandos para a melhoria dos relacionamentos grupais é denominado de:
		
	 
	Comportamental
	
	Operacional
	
	Focal
	
	Grupal
	
	Temperamental
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 663277)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Chiavenato (2010) detalha todas as etapas do processo de treinamento. Aquela que se refere a "determinação dos requisitos básicos do trabalho; análise de problemas de pessoal; resultados da avaliação do desempenho; dentre outras", é denominada:
		
	
	Avaliação dos resultados do treinamento.
	
	Execução do treinamento.
	
	Programação de treinamento.
	
	Levantamento dos resultados do treinamento.
	 
	Levantamento de necessidades de treinamento.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 242308)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo Chiavenato (2010), "o conteúdo do treinamento pode envolver quatro tipos de mudança de comportamento", dependendo do seu propósito. Dos propósitos de treinamento relacionados abaixo, qual aquele que NÃO é apresentado por Chiavenato?
		
	
	Desenvolvimento ou modificação de atitudes - visa sensibilizar e proporcionar mudança de atitudes mais saudáveis das pessoas, frente à diversidade de desafios da convivência organizacional;
	 
	Desenvolvimento psicológico - objetiva proporcionar condições para que haja um amadurecimento psicológico do treinando por meio de técnicas interativase simulações de situações empresariais reais.
	
	Desenvolvimento de habilidades - quando visa suprir carências em habilidades e conhecimentos essenciais ao pleno desempenho do cargo que ocupa ou no cargo que poderá vir a ocupar futuramente;
	
	Desenvolvimento de conceitos - objetiva proporcionar uma ampliação do pensamento e da visão de mundo, através da ampliação do nível de abstração e conceituação de ideias e filosofias, aperfeiçoando a capacidade de percepção e compreensão dos fatos.
	
	Transmissão de informações - quando o conteúdo do treinamento contempla informações sobre a empresa, suas práticas, suas políticas, seus produtos e/ou seus serviços etc.;

Continue navegando