Buscar

biologiacelular bacteriana

Prévia do material em texto

Bacteriologia clínica – aula 03-03
BIOLOGIA CELULAR BACTERIANA
Propriedades das células microbianas: importante lembrar que estamos trabalhando com uma estrutura que é viva. Altamente dinâmica. Conceito antigamente era que era considerada uma bactéria um saco de enzimas. E hoje não tem nada vê. Respondem rapidamente as variações do meio ambiente. Metabolismo extremamente variado. Em uma célula microbiana podemos encontrar vias metabólicas variadas, varias exoenzimas, pra já ir clivando polissacarídeo. O metabolismo bacteriano é que esta nossa principal ferramenta de identificação de gênero e espécie. O ponto de partida é o gram. Coloração de gram, pq? Permite que agt veja a morfologia. Mas o que identifica é o metabolismo. Os microorganismos são capazes de se reproduzir, se dividem por divisão simples. Há bactérias que tem processos diferentes, algumas bactérias tem a capacidade de formar esporos. A formação de esporos não faz parte do ciclo normal de vida delas. Uma bactéria que vai esporular, isso só ocorre quando está em uma situação que é desfavorável para sua sobrevivência, então só acontece eventualmente, ela sempre prefere estar na sua forma vegetativa. Então essa capacidade de esporular se manifesta em condições ambientais desfavoráveis. Entre as bactérias que esporulam: Clostridium (anaeróbia obrigatória), Bacillus (aeróbio obrigatório). Como que acontece esse processo de esporulação? A bactéria começa com o ciclo normal de divisão, num dado momento o DNA é puxado para um canto, e ele é recoberto por uma membrana tem basicamente poucos ribossomos. Essa conservação que só se ... só em contato com a água que tornam esses esporos altamente resistentes?
Como uma estrutura unicelular é capaz de se comunicar? Usam estratégias para se comunicar, sinais químicos, então essa é uma descoberta recente. Processo chamado de quorum sensing algo mais ou menos como um senso democrático no Brasil, como que elas fazem? A medida que elas tão num meio e começam se multiplicar elas vão excretando determinadas moléculas ate que num determinado momento essa concentração de molécula vai mudando e ai esses receptores bacterianos começam a internalizar então assim que ela sabe que a concentração de bac é grande. Mtas bactérias usam esse sistema para começar a expressar determinadas características, e uma delas a virulência. 
As bac são capazes de se mover, algumas, se tiverem flagelos. Teste de motilidade, como faz? Inocula a bac num meio semi sólido com uma agulha e verifica se ela se espalhou alem do ponto de inoculação. Agora, algumas bac podem ter um tipo de motilidade diferente. Por deslizamento em superfícies solidas, independente de flagelo, restrito a um numero de bac descritas, ex: Caprocytopraga. Oq não consegue observar nesse teste de motilidade normal. 
Como qualquer outro ser do planeta elas continuam evoluindo.
É unicelular, e muito mais simples que uma célula eucariótica. Não tem uma membrana nuclear. Material nuclear em contato direto com o citoplasma. Também não tem CG, mitocôndria, praticamente oq tem são os ribossomos. Que faz oq? Síntese protéica e é constituído por rna ribossomal e proteína. 
Estrutura relativamente simples. No citoplasma é onde ocorrem a maioria das reações metabólicas. 
Flagelos. Parece celular, membrana, citoplasma, será que toda bac tem todas essas estruturas? Flagelo, nem toda bac é móvel. Toda bac tem nucleoide. Ribossomos tbm todas tem, citoplasma, membrana celular. Agora parede celular nem toda bac tem, como exemplo: Mycoplasma. Tem na sua membrana substancias do tipo colesterol que torna a membrana mais rígida e confere proteção, não cora pelo gram e não consegue ver a forma.
A parede celular pode ser característica de gram + dos gram – ou ainda a estrutura da PC das mycobacterias tem estrutura diferente rica em ácidos micólicos... aqui o gram é essencial para diferenciar um grupo do outro. Aqui nao consegue corar. Pq? Pq não tem parede celular.
Outras tem a PC celular rica em ácidos micólicos (micobacterias) que tornam essa parede altamente impermeável e com isso, embora elas sejam classificadas como gram positivas elas não se coram por gram.
Composição química: ela tem água, outras moléculas, proteínas, polissacarídeos, lipidos, DNA, RNA, muitos íons, tem elementos que tbm são comuns nas nossas células. Mas tem estruturas especificas que tem na PC, como peptídeo glicano, não tem nas nossas, só nas bac. 
Agora nosso objetivo na disciplina: oq faz a bac clinica?
Diagnostico de doença infecciosa. Ou seja agt vai a partir de uma determinada amostra biológica. Identificar a presença do possível patógeno. Primeiro que amostra coletar, uma vez com a amostra como vou cultivar. Oq precisa ter no meio de cultura. Em cultivo, composição, temperatura, conjunto de elementos. Feito? Lembrar tbm se vcs querem fazer uma cultura de clostridium, prepara se o meio plaqueia a amostra. O meio se for colocado na estufa convencional é temperatura. E no ar tem oxigênio em 21% e não cresce, só no ambiente não é suficiente, o oxigênio é tóxico pra elas. Tem que saber o grupo das bac, certo?
Bem, a bac pode ter um só flagelo, ou ter vários flagelos em todo corpo, célula são as peritriquias. 
Estrutura da célula bac: o ponto de partida num laboratorio bacteriano é coloração de gram. Primeiro preparo da lamina, esfregaço, que é crítico. Material de viscosidade diferente, tem que deixar o mais uniforme possível, e afeta a coloração, não pode ser mto espesso. Não pode fixar na chama, pq gera aerossóis. Coloca na estufa antes. Não pode por material em baixo, é mais quente, é pra por nas bandejas em cima. Feito? Então fixo a lamina, corar na primeira etapa, violeta de genciana, ou cristal violeta, por um minuto escorre e lava, ai cobre com iodo gram, NÃO É LUGOL, é iodo gram. Deixa um minuto. Tem uma etapa que é critica, descoloração. Certo? Pq? Com o violeta cora tudo e fica roxo, coloca o iodo vão permanecer coradas em roxo e pq por ele? Pq o violeta genciana ele é um cloreto de paraiodo, e coloca o iodo e tem reação de substituição, pq o iodo é uma molécula maior. Dificulta a saída. A estrutura dos gram + e – é diferente. As gram + tem uma malha de peptídeo glicano e os – tem uma ou poucas camadas de peptídeo glicano, isso faz uma diferença na etapa de descoloração. Tem que aprender certinho como descorar, isso, é só fazendo. Controle de qualidade gram.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes