Buscar

AV ORÇAMENTO PÚBLICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201403600918)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Conceitue Orçamento Público
		
	
Resposta: Orçamento Público é um instrumento que o governo utiliza para estimar receitas e fixar despesas, atendendo as necessidades do povo em busca do bem estar de todos.
	
Gabarito: O Orçamento público é um instrumento de planejamento e execução das Finanças públicas. Na atualidade o conceito está intimamente ligado à previsão das Receitas e fixação das Despesas públicas. No Brasil, sua natureza jurídica é considerada como sendo de lei em sentido formal, apenas. Isso guarda relação com o caráter meramente autorizativo das despesas públicas ali previstas. O orçamento contem estimativa das receitas e autorização para realização de despesas da administração pública direta e indireta em um determinado exercício, que, no Brasil, coincide como o ano civil.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): O Orçamento público é um instrumento de planejamento e execução das Finanças públicas. Na atualidade o conceito está intimamente ligado à previsão das Receitas e fixação das Despesas públicas. No Brasil, sua natureza jurídica é considerada como sendo de lei em sentido formal, apenas. Isso guarda relação com o caráter meramente autorizativo das despesas públicas ali previstas. O orçamento contem estimativa das receitas e autorização para realização de despesas da administração pública direta e indireta em um determinado exercício, que, no Brasil, coincide como o ano civil.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403600920)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Conceitue Receita Pública
		
	
Resposta: Receita Pública é todo recurso que o governo arrecada para atender suas atividades, como por exemplo, impostos, taxas e contribuições.
	
Gabarito: Receita Pública é a soma de ingressos, impostos, taxas, contribuições e outras fontes de recursos, arrecadados para atender às despesas públicas. A Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, representa o marco fundamental da Classificação da Receita Pública Orçamentária. No capítulo II da referida Lei, intitulado ¿DA RECEITA¿, o texto legal trata das entidades de Direito Público interno, ou seja, da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e respectivas autarquias, explicitando em seu próprio corpo, no art. 11, § 4º, a discriminação das fontes de receitas pelas duas categorias econômicas básicas, as receitas correntes e as receitas de capital. Ainda no próprio texto, o art. 8º, § 1º, estabelece que os itens da discriminação da receita mencionados no art. 11 serão identificados por números de código decimal, na forma do Anexo III da referida Lei. O conjunto de informações que formam o código é conhecido como classificação por natureza de receita.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403706105)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Como estudamos nas aulas, Richard Musgrave, citando Giacomoni (2000), propôs uma classificação das funções econômicas do Estado, que se tornaram clássicas no gênero, denominadas as "funções fiscais", considerando-as como as próprias "funções do orçamento", principal instrumento de ação estatal na economia. Quais são estas funções? Assinale a alternativa correta.
		
	 
	Alocativa, Distributiva, Estabilizadora
	
	Estabilizadora, Econômica, Alocativa.
	
	Econômica, Estabilizadora, Distributiva.
	
	Produtiva, Alocativa, Distributiva
	
	Distributiva, Produtiva, Econômica
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403591785)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No que concerne à Lei Orçamentária Anual, analise: I. Conterá reserva de contingência, cuja forma de utilização e montante, definidos com base na receita corrente líquida, serão estabelecidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias. II. Compreenderá o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto. III. Estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. IV. Incluirá as despesas relativas às fundações instituídas e mantidas pelo poder público. É verdadeiro anuir que:
		
	
	existem apenas duas afirmações verdadeiras.
	 
	estão corretas as assertivas I, II e IV.
	
	a única afirmação correta é a IV.
	
	existem três afirmações falsas.
	
	apenas a afirmação III está correta.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403649118)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O instrumento de planejamento de médio prazo que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da Administração Pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada é conhecido como:
		
	
	LOA
	
	PPO
	
	LDA
	
	LDO
	 
	PPA
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403593947)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A LRF não trouxe inovações quanto aos prazos para envio das peças orçamentárias. Sendo assim, qual das peças abaixo discriminadas terá necessariamente vigência até o final do exercício seguinte ao de sua aprovação?
		
	
	Relatório de Gestão Fiscal.
	
	Planos regionais
	
	Planos setoriais
	 
	Lei de Diretrizes Orçamentárias
	 
	Plano Plurianual
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201403649829)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O Instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concerne para a expansão ou aperfeiçoamento da ação de governo é conhecido como:
		
	 
	programa
	 
	projeto
	
	atividade
	
	operações especiais
	
	investimento
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201404168732)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O estágio da receita pública denominado RECOLHIMENTO consiste:
		
	
	no pagamento de impostos, taxas e contribuições
	 
	na entrega dos valores arrecadados ao tesouro público
	 
	no pagamento dos tributos ao agente arrecadador
	
	no pagamento de qualquer receita
	
	na emissão das guias de recolhimento dos tributos
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201403650261)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Podemos definir a execução orçamentária como sendo um conjunto de procedimentos adotados pela administração governamental para que sejam alcançadas as metas estabelecidas, uma vez que é nesse estágio do ciclo orçamentário que se realiza efetivamente a atividade financeira do estado. Os créditos concedidos quando durante a execução do orçamento houver necessidade de retificá-lo quer por insuficiência de recursos ou para atender a situações não previstas quando da sua elaboração (art. 40 da lei 4.320/64) são denominados:
		
	
	derivados
	 
	adicionais
	
	orçamentarios
	
	ordinarios
	
	diretos
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201404334117)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considere as três afirmativas seguir: I - O ingresso nos cofres públicos, dos recursos financeiros que o governo arrecada dos contribuintes, nem sempre coincide, no tempo, com as necessidades de realização de desembolso para pagamento das despesas públicas; II - A programação financeira do Governo federal é realiza em três níveis: Órgão Central; Órgãos Setoriais de Programação Financeira e Unidades Gestoras Executoras; III - O Limite de Saque com Vinculação de Pagamento consiste no processo pelo qual a STN limita e controla os pagamentos com o objetivo de assegurar a vinculação da liberação com a correspondente despesa, segundo os limites previamente autorizados para cada categoria de gasto. Assinale a opção verdadeira:
		
	
	apenas as afirmativas II e III estão corretas
	
	todas as alternativas estão erradas
	
	apenas as afirmativas I e III estão corretas
	 
	todas as afirmativas estão corretas .
	
	apenas as afirmativas I e II estão corretas

Outros materiais