Buscar

Estudo Dirigido ASSISTENCIA FARMACEUTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido 03 – Política de Medicamentos no Brasil e o papel do Estado na produção de medicamentos. 
1 - Qual o principal objetivo da Política Nacional de Medicamentos (PNM) e de que forma isso consolida o Sistema Único de Saúde?
 Gabarito: O seu propósito é o de garantir a necessária segurança, eficácia e qualidade dos medicamentos, a promoção do uso racional e o acesso da população àqueles considerados essenciais. A PNM vem ao encontro do SUS uma vez em que a Lei n.º 8.080/90, em seu artigo 6.º, estabelece como campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) a “formulação da política de medicamentos (...) de interesse para a saúde (...)”. 
2 – Dentre as ações governamentais da PNM, pode-se destacar a regulação econômica e a regulação sanitária. Quais são os objetivos dessas regulações?! 
Gabarito: A regulação sanitária objetiva proteger o usuário de medicamentos a partir de padrões de qualidade, segurança, eficácia em relação aos produtos e aos métodos de fabricação, armazenamento, transporte e dispensação, dentre outros aspectos. A regulação econômica tem como um dos principais objetivos contrabalancear o poder de mercado das empresas e reduzir os custos de aquisição, seja do ponto de vista do setor público, da saúde suplementar (seguros privados) ou do ponto de vista do consumo direto das famílias. Abrange a proteção e defesa do consumidor nas relações de consumo, ações pró-competitivas que procurem estimular a dinâmica de mercado e ações que coíbam as falhas de mercado (assimetria de informações e poder de mercado). 
3 – Algumas diretrizes foram adotadas pela PNM, dentre essas diretrizes, pode-se destacar a adoção de relação de medicamentos essenciais. O que se entende por medicamentos essenciais e qual a aplicação prevista para essa relação? 
Gabarito: Integram o elenco dos medicamentos essenciais aqueles produtos considerados básicos e indispensáveis para atender a maioria dos problemas de saúde da população. Esses produtos devem estar continuamente disponíveis aos segmentos da sociedade que deles necessitem, nas formas farmacêuticas apropriadas, e compõem uma relação nacional de referência que servirá de base para o direcionamento da produção farmacêutica e para o desenvolvimento científico e tecnológico, bem como para a definição de listas de medicamentos essenciais nos âmbitos estadual e municipal, que deverão ser estabelecidas com o apoio do gestor federal e segundo a situação epidemiológica respectiva.
 4 – A elaboração de um Formulário Terapêutico Nacional é uma das prioridades da PNM e vem a atender uma das suas diretrizes que é a Promoção do Uso Racional de Medicamentos (URM), explique o que é esse formulário e como ele pode promover o URM.
 Gabarito: O Formulário contém todas as informações relativas aos medicamentos, inclusive quanto a sua absorção e ação no organismo. É, portanto, um instrumento importante para a orientação da prescrição e dispensação dos medicamentos, por parte dos profissionais de saúde, e para a racionalização do uso destes produtos.

Outros materiais

Outros materiais