Buscar

AV - 2017 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0241_AV_201602435669 » PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201602435669 - MAISA COSTA NOGUEIRA
	Professor:
	SIMONE BARRETO MAGALHAES
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 6,0    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 16/06/2017 09:11:27
	
	 1a Questão (Ref.: 201602528595)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Carla é uma professora da rede municipal de Macaé, município da costa litorânea do Estado do Rio de Janeiro, onde está sendo construído um importante polo petroquímico. Ao trabalhar sobre o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente como um dos conteúdos curriculares, Carla preferiu levar os alunos do sexto ano do Ensino Fundamental para conhecerem a proposta de uma empresa que ganhou vários prêmios pela qualidade da exploração dos seus recursos naturais sem prejudicar a natureza ou trazer impactos negativos ao meio ambiente. Para que a aprendizagem dos alunos de Carla seja realmente significativa, qual elemento precisa ser resgatado com os alunos durante o processo de aprendizagem?
		
	
Resposta: Precisa ser resgatado qualquer conhecimento prévio que os alunos tenham a respeito do assunto, para que partindo de suas memórias seus novos conhecimentos sejam significativos, ou seja, fiquem ancorados àquilo que já conhecem, gerando conhecimento que não será esquecido fácil.
	
Gabarito: Toda aprendizagem significativa deve ser iniciada com os conhecimentos prévios que os alunos já têm sobre o tema e a partir dele, trazer novos conhecimentos científicos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602528611)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Observem o relato verídico feito pelo Dr. Jairo Werner, da cidade de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, sobre o Caso Emília.
Emília nasceu de parto normal, com peso um pouco abaixo do ideal e passou por alguns períodos de internação hospitalar por sofrer de desnutrição e desidratação. Como sua família vivia em precárias condições de moradia e subsistência, o hospital considerou melhor hospitalizá-la até os quatro anos e meio de idade. Durante este período, Emília teve todas as suas necessidades orgânicas satisfeitas, mas o mesmo não pode ser falado em relação à socialização e afetividade. Ao final da internação, Emília foi entregue à mãe como deficiente e com o triste prognóstico de jamais falar e andar. A mãe acreditou na previsão e passou a deixar Emília numa esteira recebendo os cuidados básicos de alimentação e higiene, como se fosse um vegetal. Emília desenvolveu um tipo de nanismo, pois aos dezessete anos de idade media 97 cm, não se comunicava nem por palavras nem por gestos, ainda não andava. Ao voltar para o hospital para tratar de uma erisipela, os médicos pesquisaram seu nanismo e seu atraso generalizado no desenvolvimento, pois não encontravam causas orgânicas que desencadeassem tais comprometimentos. Desenvolveram um programa para proporcionar-lhe mais interações sociais e em menos de um ano, Emília já falava, andava e tinha crescido 23 cm.
Como você consegue explicar o atraso generalizado de desenvolvimento de Emília unindo as três categorias de análise: estágio sensório-motor, estimulação e aprendizagem.
		
	
Resposta: Por acreditar que Emília não se desenvolveria, a mãe prestava-lhe cuidados como a um bebê, em estágio sensório-motor, que tem somente suas necessidades fisiológicas sanadas. Ao ser internada e receber um novo prognóstico dos médicos que passaram a tratá-la com estímulos que desenvolveram seu biossocial, sua parte cognitiva e psicossocial, ou seja, o que faltava à Emília era que fosse estimulada corretamente, para que se desenvolvesse e assim pudesse aprender, no seu tempo mesmo com suas limitações. O diagnóstico errado no passado acarretou que sua mãe não buscasse novas formas de tratamento para que esses estímulos fossem prestados quando Emília ainda era criança. Atrasando seu desenvolvimento e sua aprendizagem.
	
Gabarito: Emília teve um significativo prejuízo em seu desenvolvimento sensório-motor por não ter recebido os estímulos necessários à sua aprendizagem. Apenas após ser estimulada por uma estagiária, Emília reuniu as condições ideias de desenvolvimento e aprendizagem.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603056793)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O desenvolvimento humano ocorre a partir da relação entre os fatores endógenos (biológicos) e exógenos (meio). Analisando cada ser humano em seu contexto, muitas vezes é difícil dizer qual dos fatores é preponderante em cada situação. As principais influências no desenvolvimento são:
		
	
	memória, afetividade e percepção.
	
	afetividade, memória e hereditariedade.
	
	afetividade, percepção e hereditariedade.
	 
	maturação, hereditariedade e ambiente.
	 
	pensamento, maturação e afetividade.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602509719)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Para compreender as concepções vygotskyanas sobre o funcionamento psicológico, é necessário ter claro um conceito central de sua teoria, a Mediação. Nesse sentido, Vygotsky define que:
		
	 
	a mediação consiste na ação do professor ao deixar que o aluno construa seu próprio conhecimento de maneira espontânea, não interferindo em seu processo para que a criatividade do aluno não seja tolhida.
	
	a mediação não se processa como forma de intervenção de um elemento intermediário numa relação, o aluno aprende sozinho.
	
	a mediação refere-se à diretividade do professor, de modo que o aluno possa ter a certeza que internalizou o conceito.
	
	a mediação consiste no processo estímulo-resposta, sem a intervenção de um elo a mais nas relações organismo/meio.
	 
	a mediação é o processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação; a relação deixa, então, de ser direta e passa a ser mediada por um professor ou colega mais experiente.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602509892)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A aprendizagem significativa depende de alguns pressupostos que envolvem a relação professor - aluno -conhecimento. Nesse sentido, NÃO é correto afirmar que:
		
	
	O professor necessita fazer uso de organizadores prévios que facilitem realmente a aprendizagem, principalmente quando o conteúdo não for familiar ao aluno.
	
	O professor precisa conhecer a estrutura cognitiva de seus alunos e propor desafios compatíveis com suas potencialidades.
	
	A aprendizagem significativa depende de uma motivação intrínseca, isto é, o aluno precisa tomar para si a necessidade e a vontade de aprender.
	 
	O professor precisa elaborar muitas atividades, de modo que sobrecarregue o aluno com informações excessivamente detalhadas e pormenorizadas para facilitar a aprendizagem.
	
	A disposição para a aprendizagem significativa não depende exclusivamente do aluno, demanda que a prática didática garanta condições para que essa atitude se manifeste e prevaleça.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201602510134)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para Chomsky há muitas observações corroborativas da existência de um mecanismo interno acoplado ao cérebro humano que facilita a aprendizagem da linguagem e a torna universal, mecanismo este que ele denomina Dispositivo de Aquisição da Linguagem (LDA). Dentre as observações abaixo, assinale aquela que NÃO se relaciona à existência deste dispositivo:
		
	
	A sensibilidade extremamente precoce do bebê para a língua indica que nascemos com capacidades especiais.
	
	Os esforços ativos da criança para dominar a língua.
	
	Surgimento de capacidades linguísticas básicas em bebês deficientes.
	 
	As crianças não são entusiásticas da língua e exercitam-na somente com incitação.
	
	As fases na aquisição da língua sugerem um mecanismo universal.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201602509711)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na teoria piagetiana, a criança, no primeiro ano de vida, aprende, principalmente, por meio de:estímulos e experiências proporcionados pelos adultos que a cercam, possibilitando o aprendizado de suas primeiras rotinas.
	
	maturação das capacidades inatas, a partir dos reflexos.
	
	desenvolvimento das informações de seu código genético
	 
	exploração e experimentação sobre os objetos, utilizando-se de esquemas sensórios-motores.
	
	satisfação de suas necessidades básicas (de alimentação, de sono, de higiene etc.).
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201602509934)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Rebeca é uma estagiária de Pedagogia que iniciou sua atividade de observação na creche com crianças de 3 anos de idade. Logo no primeiro dia, Rebeca percebeu que as crianças se comunicavam por algumas palavras, imitavam a atitude da professora e de outros colegas e, por fim, estavam profundamente interessadas em brincar com as fantasias do camarim. Estes comportamentos podem ser explicados pela vivência da criança num estágio do desenvolvimento que foi pesquisado por Jean Piaget. Qual estágio seria este?
		
	
	Estágio de acomodação, pois estão bastante acomodados numa atividade lúdica que durará anos na infância.
	
	Estágio Sensório-motor, pois já apresentam linguagem oral e representativa.
	 
	Estágio pré-operatório, pois apresentam linguagem oral e atividade simbólica no brincar.
	
	Estágio lógico-formal, pois já conseguem abstrair comportamentos que ainda não tinham sido vivenciados.
	
	Estágio senso-emocional, pois, nesta fase, o contato com o outro, via linguagem, é o mais interessante para o desenvolvimento da criança.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201602650272)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	4) Pedro tem 10 anos de idade e no curso do quarto ano do ensino fundamental não consegue aprender matemática. A escola solicitou uma avaliação psicopedagógica, mas recebeu a recusa da mãe que não aceitou o encaminhamento do filho para uma psicopedagoga por ele ter várias características de discalculia e apresentar prejuízo acadêmico. A mãe escreveu uma carta indagando a escola se ela estava considerando seu filho incapaz. Em resposta a essa mãe, qual seria o único argumento correto que a escola poderia usar para respondê-la?
		
	 
	Pedro já apresenta prejuízo acadêmico e em breve terá problemas de auto-estima por se perceber incapaz de compreender os conteúdos que parecem tão naturais para as demais crianças.
	
	Pedro não é incapaz, mas como não conseguirá nunca aprender matemática, deverá ser avaliado e encaminhado para uma instituição para crianças com necessidades educativas especiais.
	
	Seu filho é muito querido nesta escola, mas não poderemos aceitá-lo como aluno sem a devida avaliação, pois preparamos candidatos para os principais concursos vestibulares e não poderemos diminuir o nível de complexidade das aulas e avaliações com um aluno que porte deficiências.
	
	Pedro tem esse problema porque herdou a incapacidade da aprendizagem matemática dos pais e como são responsáveis, terão que buscar um profissional especializado para sanar as deficiências herdadas da família.
	
	Seu filho terá essa dificuldade ao longo da vida e temos até os 12 anos de idade para ensiná-lo as operações matemáticas, pois o cérebro pára de se desenvolver na adolescência.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201602509565)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Lamentavelmente o uso e experimentação de drogas ilícitas ocorre com a maioria dos adolescentes, e quase todos eles sabem como obter cigarro, bebida alcoólica. Pensando nesse aspecto, quais as atitudes preventivas que a sociedade e as famílias podem tomar?
		
	
	proibir os adolescentes de saírem com amigos que fumam ou que bebam impedirá o acesso às drogas.
	
	proibir a venda de cigarros ou bebidas alcoólicas.
	
	deixar os jovens experimentarem cigarros e bebidas alcoólicas vai ajudá-los a perceber as consequências negativas.
	
	pais e filhos devem viver a experiência de experimentar juntos quanto ao cigarro e bebida alcoólica, pois se algo acontecer, eles estão, ali, para ampará-los.
	 
	leis, diálogos em casa, informações a respeito das consequências ruins podem ajudar.

Outros materiais