Buscar

AV CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação:  » CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	ANGELA CRISTINA DE SOUZA REGO
ANGELA MARIA THEREZA LOPES
	Turma: 
	Nota da Prova: 6,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 07/06/2017 10:05:47
	
	 1a Questão (Ref.: 201508457878)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Clara, a professora da primeira série, pediu aos alunos que escrevessem o nome de sua mãe em linha vertical e procurassem gravuras de objetos que começassem com cada letra desse nome para elaborar o cartão Dia da Mães. Surgiram palavras como jangada, canoa, arara, lago, avenida, rua, rio, índio, moto, praia, areia, carro, cavalo, carroça, peixe, favela, ... Já Maria, também professora da primeira série, para trabalhar a escrita, escreve palavras que se iniciam por cada letra do alfabeto para que os alunos as copiem : mar , neve, uva, alface, cidade, avenida... Considerando as palavras de Paulo Freire , quando diz que a leitura da palavra é precedida da leitura do mundo , comente a prática pedagógica de cada professora ao desenvolver essas atividades
		
	
Resposta: clara trouxe o paralelo com o nome da mãe as figuras que as crianças mais se identificaram e assim trouxe uma dinamica de assimilação ja Maria trouxe a alfabetização por imagem fazendo a assimilação por imagim .
	
Gabarito: A atividade desenvolvida por Clara visa a aproveitar a bagagem de conhecimento trazida pelo aluno em situação concreta de interação social Maria usa atividades mecânicas e desvinculadas do interesse do aluno
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201508443815)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Visando à produção escrita, o professor de uma turma do quarto ano de uma escola situada em uma cidade do interior solicita aos alunos, todos os bimestres, a elaboração de um texto. No terceiro bimestre, por exemplo, apresentou-lhes o tema para dissertação: A violência urbana.
 
Os resultados não têm sido positivos e o professor não compreende por que seus alunos não conseguem produzir textos significativos, apesar das aulas sistemáticas de gramática normativa e da leitura de um livro indicado para leitura a cada bimestre.
 
Considerando as orientações do PCN sobre escrita e leitura, reflita sobre na proposta do professor e aponte as possíveis causas do fracasso desses alunos na produção de textos citando três atividades que justifiquem a sua reflexão crítica.
 
		
	
Resposta: a leitura oferecida aos alunos é mecanica, sem significação.É preciso que o professor ofereça diversos tipos de textos aos alunos e que aja um dialogo sobre o texto lido , antes da produção do texto em si. conhecendo os diversos tipos de textos, os alunos aprenderão a construir textos com significação . É preciso tambem que o professor tambem leve em consideração o conhecimento de mundo que o aluno ja possui e o estimule a escrever de acordo com este conhecimento
	
Gabarito:
 
 É preciso fazer um diagnóstico da turma para saber seus interesses antes de indicar livros para leitura.  Podem-se apresentar leituras de gêneros diversos  sobre um tema de interesse da turma e explorar suas ideias e interpretação.
 
A  aprendizagem deve se dar em situações reais, o professor deve propor  atividades que coloquem o  aluno diante de uma situação-problema em que sejam claros os usos e funções sociaais concretas da língua.
 
O ensino de normas gramaticais isoladas não favorece o processo de elaboração de textos. Fazer a revisão com o aluno observando se as ideias estão de acordo com o tema, se o texto tem sequências de ideias ou fatos, paragrafação, apresentação de letras legíveis, ortografia, concordância, argumentação e coesão.
 
 
 
O professor deve expor aos alunos os mais variados gêneros usados socialmente  para que compreendam o usos e funções da escrita.
O conhecimento prévio e compartilhado não foi explorado. É preciso criar situações para que as crianças elaborem seus conhecimentos em conjunto, por exemplo, debate sobre o tema, fundamentado em leituras de diferentes gêneros que circulam no meio social e que sejam de interesse da turma. Orientar uma pesquisa sobre o tema em jornais, revistas e pela internet, buscando dados e fatos que ampliem seu conhecimento sobre o tema.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201508289458)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A respeito do papel do professor no ensino da língua materna dentro dos atuais objetivos que recomendam os PCN´s, a única opção INCORRETA é:
		
	
	Levar o aluno à participação integral no mundo letrado como exercício de cidadania no mundo contemporâneo.
	 
	Formar o cidadão com plena competência linguística na comunicação oral, na compreensão da leitura e na produção textual, levando em consideração somente os princípios que regem a gramática normativa do registro considerado padrão.
	
	Formar o cidadão com plena competência linguística na comunicação oral, na compreensão da leitura e na produção textual em várias modalidades de gêneros discursivos, levando em consideração as variantes dos dialetos .
	
	Compreender o papel fundamental do domínio da Língua Portuguesa, oral e escrita, como instrumento de interação social, nas mais diversas situações da vida.
	
	Formar o cidadão com plena competência linguística na comunicação oral, na compreensão da leitura e na produção textual em várias modalidades de gêneros discursivos, levando em consideração os aspectos psicolinguísticos e sociolinguísticos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201508442566)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O homem tem necessidade expressar suas ideias e de se fazer entender e transmitir ideias. Essa característica fez com que ele se distanciasse dos outros animais por ser capaz de se comunicar, de expressar sensações, emoções, sentimentos e ideias de modo organizado e, cada vez mais, coerente na interação com o outro. Considerando os conceitos de LÍNGUA e de LINGUAGEM, qual das alternativas a seguir é INCORRETA?
		
	
	Linguagem é um conjunto de representações que a atividade humana construiu através de uma organização de símbolos verbais ou não verbais.
	 
	Através da linguagem, os homens criam valores e dão sentido a todas as coisas.
	
	A língua é uma criação social, parte social da linguagem e representa um conjunto de palavras usadas por um grupo social.
	
	A linguagem é construída através de símbolos e de signos que se organizaram dando sentido à comunicação humana.
	 
	Linguagem é a capacidade que todos os indivíduos possuem de pensar de modo único para que a comunicação oral possa acontecer e fazer sentido.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201508289492)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia a afirmativa : "Ser comunicativamente bem sucedido é mais que uma questão de saber gramática" (ANTUNES, 2007).
Considerando-se a metodologia de ensino de gramática, marque a única opção falsa:
		
	
	A exigência da leitura, por parte da escola, é uma forma de facilitar a experiência da troca verbal entre os alunos.
	
	O conhecimento de mundo do leitor permite a ele interpretar coerentemente um enunciado.
	
	A interação verbal (oral ou escrita) completa entre os interlocutores exige não só o conhecimento do mundo, como o uso de estratégias específicas.
	
	O uso de determinadas categorias gramaticais torna-se fator decisivo no que diz respeito à boa compreensão da seqüência do texto.
	 
	Só o conhecimento das estruturas sintáticas do texto garantem uma comunicação perfeita.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201508461960)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O estudo da diversidade linguística começou a ser utilizada pelo professor Mattoso Camara com a finalidade de:
		
	
	observar o uso da língua padrão, correta que deve ser usada em todas as regiões do Brasil.
	 
	fazer com que os professores começassem a se interessar pela diversidade linguística da língua em nosso país em razão de suas dimensões geográficas e práticas sociais e culturais tãoparticulares.
	
	não identificar os erros e desvios sofridos pelos alunos em sala de aula.
	
	pensar que os erros cometidos pelos alunos, na verdade se traduz na incapacidade do uso da língua pelos falantes.
	
	não levar em conta a noção de erro presente na fala dos alunos em sala de aula.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201508288838)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considere o texto a seguir:
Norma culta?
É preciso repensar o ensino de português no Brasil. Nas escolas obviamente se enaltece o ensino da norma culta por se achar que ela é a única representação correta de uma língua. Ora, sabemos atualmente que o conceito de certo e errado em língua não é mais que meramente uma questão social. Demonstramos nosso preconceito lingüístico ao dizermos que em tal lugar se fala melhor que em outro. No fundo, estamos expressando um preconceito social e discriminando aqueles que não falam a língua culta por considerá-los pessoas ignorantes, provenientes de classes subalternas, que provavelmente jamais aprenderão a falar e escrever corretamente. Pensamos sempre que o diferente é pior. A verdade é que o modo de falar revela a origem das pessoas. Costumeiramente rejeitamos um falante da modalidade não-padrão porque o associamos à sua origem, e não porque fala de maneira diferente. E falar de maneira diferente não significa não ser capaz de aprender a modalidade culta. Todos nós usamos diferentes níveis de linguagem o tempo todo, de acordo com a situação em que usamos a língua e/ou para nos adequarmos a nossos interlocutores. O fato é que a língua culta, o português padrão é uma abstração. O nosso português, a língua que verdadeiramente falamos não está nas gramáticas, está na boca do povo. Por que aqueles que falam a língua padrão seriam melhores? Apenas por pertencerem à elite ou por possuírem uma educação formal? Já é hora de a escola ensinar a norma culta, sim, mas como uma opção a mais, e não como a única opção lingüística, respeitando os falares de todos nós, falantes nativos do português brasileiro. Sandra Kezen (professora e coordenadora do Laboratório de Línguas da Faculdade de Direito de Campos e da Faculdade de Odontologia de Campos).
Segundo a professora Sandra Kesen:
I. como hoje o registro formal (a norma culta) não é mais usado, a escola não deve ensinar essa variedade lingüística.
II. todas as variedades lingüísticas, inclusive a norma padrão, devem contempladas pelos professores de Língua Portuguesa em sua prática docente.
III. as variedades lingüísticas usadas pelo povo são tão importantes quanto a norma culta.
IV. já que devem ser concebidos como erros lingüísticos, os falares populares e regionais não devem ser valorizados pela escola.
Estão corretas apenas as proposições:
		
	
	II e IV.
	
	I e II.
	
	I, II e III.
	 
	II e III.
	
	I e III.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201508282343)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia o fragmento abaixo:
"Todo falante nativo usa a língua conforme as regras próprias de seu dialeto, espelho da comunidade lingüística a que está ligado". CAGLIARI, Alfabetização e Linguística.São Paulo: Editora Scipione, 1998 p. 19).
Neste sentido, cabe à Escola:
		
	 
	criar atividades que valorizarem os diferentes dialetos das comunidades lingüísticas nas quais os alunos estão ligados.
	
	valorizar a escrita ortográfica dos alunos, através de exercícios que possibilitem o domínio das regras sobre o seu funcionamento.
	
	interpretar a realidade das crianças e ensinar o dialeto padrão, como o único meio de serem alfabetizadas.
	
	fazer uso de exercícios de fixação para ensinar o dialeto padrão, por acreditar que já deveria ser de domínio das crianças.
	
	partir do abecedário para motivar as crianças a descobrirem o mistério do aprender a escrever.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201508442673)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O Ministério da Educação considera que o ensino de Língua Portuguesa deve voltar-se para a função social da língua como requisito básico para que o indivíduo ingresse no mundo letrado e possa construir seu processo de cidadania e integrar-se à sociedade como ser participante e atuante. Assim, conforme temos nos PCNs, "O trabalho com leitura tem como finalidade a formação de leitores competentes e, consequentemente, a formação de escritores". Considerando-se essa visão acerca do trabalho com a leitura e a escrita, qual das alternativas a seguir está INCORRETA?
		
	
	A leitura, por um lado, fornece a matéria-prima para a escrita: o que escrever. Por outro, contribui para a constituição de modelos: como escrever.
	
	A prática da leitura deve tornar-se uma presença constante na vida de todo e qualquer indivíduo, pois a leitura não é um processo apenas escolar.
	
	Dentro do espaço escolar, a figura do professor será de fundamental relevância na construção de práticas de leitura, pois não se pode imaginar que os procedimentos de leitura sejam apenas uma mera didatização.
	 
	Formar um leitor competente supõe formar alguém que compreenda o que lê; que possa aprender a ler também o que não está escrito, identificando elementos implícitos.
	 
	Expor o aluno a diversos tipos de textos é irrelevante para que se amplie a competência textual desse indivíduo.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201508284651)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia o fragmento a seguir: "...lembremos que um texto é um produto de uma atividade discursiva onde alguém diz algo a alguém." (João Wanderley Geraldi, 1993)
Levando-se em conta a definição acima, pode-se afirmar que o professor, ao propor a produção de um texto, deve considerar que:
		
	
	um texto é uma mera justaposição de seqüências verbais escritas.
	 
	é fundamental a existência de um destinatário, real ou imaginário.
	
	as seqüências verbais orais não são textos.
	
	o importante na produção textual é a produção de sentidos.
	
	é necessária a utilização de textos artificiais para ensinar a ler e escrever.

Outros materiais