Buscar

av2 de top espec

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 725277)
	Pontos: 0,3  / 1,0
	Em um estudo de Furtado et al. (Rev. Bras. Reumatol. vol.54 no.5 São Paulo Sep./Oct. 2014), foi objetivado avaliar fatores de risco potenciais para dor lombar na rotina diária de dois grupos de jovens: indivíduos com queixa de dor lombar e um grupo de controle. Nessa pesquisa, algumas das variáveis coletadas foram: (1) estilo de vida e hábitos: tabagismo, uso de álcool ou drogas ilícitas, exercício físico; (2) escala visual analógica para avaliação da saúde em geral, com pontuações de 0 a 10 (podendo assumir qualquer valor dentro do intervalo); (3) teste de Schober: para testar a capacidade de flexionar a região lombar (dando como resultado positivo ou negativo). Classifique as variáveis (1), (2) e (3) quanto ao tipo de variável (qualitativa nominal, qualitativa ordinal, quantitativa discreta ou quantitativa contínua).
		
	
Resposta: 1 é qualitativa nominal 2 é qualitativa ordinal 3 e quantitativa discreta
	
Fundamentação do Professor: (1) qualitativa nominal; (2) quantitativa contínua; (3) qualitativa nominal.
	
Gabarito: (1) qualitativa nominal; (2) quantitativa contínua; (3) qualitativa nominal.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 172933)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Seu professor lhe convida para desenvolver um estudo coorte sobre o efeito da Fisioterapia em pacientes com fibromialgia. Você convida seus colegas de grupo para iniciarem os trabalhos. Tendo como base esse contexto, responda: a) Resuma uma metodologia que poderia ser aplicada (atentar para o aspecto viabilidade da pesquisa - você é um aluno de graduação). b) Você teria que usar análise estatística? Por quê?
		
	
Resposta: A) pacientes com fibrromialgia sendo testados com fisioterapia e o segundo grupo de pacientes com fibromialgia apenas fazendo corridas B) sim, por que preciso confirmar a minha hiptese
	
Gabarito: a) O aluno pode desenvolver qualquer metodologia, tendo como base o acompanhamento de um grupo de pacientes com fibromialgia durante um período de tempo, fazendo Fisioterapia, e um grupo controle de doentes, sem realizar o tratamento. b) Sim, porque a análise estatística nos dirá se o resultado foi significativo ou não; resumo de dados.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 172537)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um aluno trouxe um artigo encontrado na Internet, sem referências sobre o nome da revista, volume, número, ou mesmo ISSN, e começou a questionar o professor com base nesse texto. Sobre essa situação, é correto afirmar que:
		
	
	O professor deveria aceitar o questionamento do aluno, pois o mesmo está pesquisando artigos.
	
	O professor não deveria aceitar o questionamento do aluno, pois o mesmo usa artigo confiável.
	 
	O aluno não pode se embasar em um texto na Internet, sem referência sobre sua fonte (origem).
	
	O aluno esta corretíssimo. Todo texto na Internet tem validade científica.
	
	O aluno está um pouco com a razão. Todo texto na Internet tem validade científica.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 241192)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em Pesquisa Clínica, a Análise Instrumental está subdividida em: FASE I - preocupa-se mais com a segurança do medicamento do que a eficácia propriamente dita. FASE II - É um estudo-piloto da eficácia do medicamento. FASE III ¿ É realizada em um paciente controle. FASE IV ¿ é feito um grupo randomizado, com intervenção em larga escala.
		
	
	A FASE I é a única correta.
	 
	A FASE I E II estão corretas.
	
	As FASE IV e II estão incorretas.
	
	Apenas a FASE II está correta.
	
	Apenas a FASE III está incorreta.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 112316)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dado Um Conjunto de dados A ( 5.4 , 5.1 , 4.9 , 5.1 , 5.3 , 5.1 , 4.7 , 5.2 ) temos que a média, a mediana e a moda são respectivamente:
		
	 
	5.1 , 5.1 , 5.1
	
	5.1 , 5.2, 4.9
	
	5.2, 5.1 , 4.9
	
	4.9 , 5.1 , 5.2
	
	5.3 , 4.8 , 5.0
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 237041)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	         É  o ramo da estatística que objetiva encontrar relações entre as variáveis estudadas. Nela, os métodos estatísticos são usados para se elaborar conclusões, predições e/ou generalizações sobre um conjunto de dados. Estamos conceituando:
		
	
	Estatística descritiva
	
	Bioestatística
	
	Ciência
	 
	Estatística inferencial
	
	Epidemiologia
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 172631)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dr. Jones Smith é um fisioterapeuta que deseja realizar um estudo coorte para verificar a influência do estresse no desenvolvimento de distúrbios osteomioarticulares. Ele sabe que nesse tipo de estudo podemos encontrar desvantagens, dentre as quais podemos citar:
		
	
	Não há problemas éticos
	
	Perda de seguimento quase não existe
	 
	Perda de seguimento pode ser grande (voluntários que abandonam a pesquisa)
	
	Difícil planejamento
	
	Ausência de vieses
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 172536)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Setenta por cento dos trabalhadores da empresa Embelizi, que fabrica cosméticos, desenvolveram dores lombares nos últimos 2 anos. Podemos afirmar que:
		
	
	Não há associação entre a dor lombar e o fato de trabalhar na empresa.
	
	Existe causalidade entre o fato de trabalhar na empresa e desenvolver dor lombar.
	 
	Pode haver associação entre a dor lombar e o fato de trabalhar na empresa, porém não necessariamente por haver uma relação de causalidade.
	
	Existe causalidade entre o fato de desenvolver dor lombar e o uso de cosméticos.
	
	Com certeza existe associação entre a dor lombar e o fato de trabalhar na empresa, porém não necessariamente por haver uma relação de causalidade.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 171900)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Você terminou um trabalho de pesquisa, e pretende publicar em uma revista científica. Para escolher a revista mais adequada para a publicação, o correto é você:
		
	
	Buscar as revistas com temáticas distantes ao tema do seu trabalho
	 
	Verificar o corpo editorial da revista, para saber se os revisores são capacitados para uma revisão científica
	
	Se preocupar com o design da revista, qualidade da folha e da capa
	
	Buscar revistas que não possuem número de ISSN (indexação)
	
	Buscar revistas que não são conceituadas na sua área de pesquisa
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 171902)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Você definiu seu tema de TCC sobre "Intervenção fisioterapêutica em pacientes com fibromialgia na cidade de São João das Neves". Existe uma clínica com piscina aquecida no local, mas você não tem muitos recursos financeiros. Agora, vamos pensar na metodologia. Assinale a alternativa que corresponde a uma real viabilidade para se realizar seu estudo:
		
	
	Pode-se recrutar pacientes com fibromialgia na cidade de São João das Neves e realizar um tratamento em 3 meses, observando a melhora na dor com uma escala analógica visual, em uma clínica com piscina aquecida, laboratório de Biomecânica e Fisiologia do Exercício.
	 
	Pode-se recrutar pacientes com fibromialgia na cidade de São João das Neves e realizar um tratamento em 3 meses, observando a melhora na dor com uma escala analógica visual, em uma clínica com piscina aquecida.
	
	Pode-se recrutar pacientes com fibromialgia na cidade de São João das Neves e realizar um tratamento em 2 anos, observando a melhora na dor com uma escala analógica visual, em uma clínica com piscina aquecida.
	
	Pode-se recrutar pacientes com fibromialgia na cidade de São João das Neves e realizar um tratamentoem 3 meses, observando a melhora na dor, com um algômetro eletrônico importado, em uma clínica com piscina aquecida.
	
	Pode-se recrutar pacientes com fibromialgia no Brasil, e realizar um tratamento em 3 meses, observando a melhora na dor com uma escala analógica visual, em uma clínica com piscina aquecida.
		 Gabarito Comentado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes