Buscar

av2 farmacologia

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 110615)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	O gráfico abaixo expressa a concentração plasmática das drogas A, B e C, em relação ao tempo, após administração única da dose estabelecida para cada droga. Deve-se considerar que a concentração máxima tolerada de cada uma das drogas (nível limite de concentração plasmática, a partir do qual a droga passa a produzir efeitos colaterais importantes) é de 40 g/mL e o nível plasmático efetivo das mesmas (nível que deve ser alcançado para que a droga produza efeitos terapêuticos) é de 25 g/mL.
Baseando-se nas informações acima, qual droga seria a melhor escolha terapêutica? Justifique.
		
	
Resposta: Droga B, porque ela alcança seu nivel terapêutico apos 3hs e não trará danos a seu organismo. Chamado nivel efetivo.
	
Gabarito: A droga B seria a melhor escolha terapêutica, pois sua concentração plasmática está na faixa de produzir os efeitos desejáveis (25 g/mL) e não está acima da faixa que causa efeitos colaterais importantes (acima de 40 g/mL).
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 722048)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A retenção de muco, juntamente com o broncoespasmo, consiste em uma importante dificuldade respiratória para o paciente, sendo responsável pelas DPOC, por angústia respiratória e aumento da PCO2. A consequência é a geração de acidose respiratória. Este quadro clínico apresenta sintomas característicos. Quais? Cite-os.
		
	
Resposta: Muco espeso e em muita quantidade, dificuldade de respirar, vasoconstrição.
	
Gabarito: Os pacientes podem apresentar TOSSE PROGRESSIVA (com ou sem produção de escarro), DISPNEIA, SIBILOS e DOR NO PEITO. Normalmente, a dispneia progride com o avanço da doença.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 233155)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os fármacos para serem absorvidos para o sangue precisam transpor várias barreiras celulares. O nome desse processo é translocação e ele pode ser de vários tipos. Na difusão direta através da bicamanda lipídica é exigido que o fármaco seja:
		
	
	Hidrossolúvel
	 
	Lipossolúvel
	
	Íon
	
	Carboidrato
	
	Hidrofílico
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 233253)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Uma pessoa que possui uma doença chamada de xerostomia (significa boca seca), apresenta dificuldade de deglutir alimentos, cáries, e infecções recorrentes da boca e língua. A essa pessoa foi prescrito bochechos diários com pilocarpina. Esse fármaco estimula a produção de saliva - salivação. Então podemos concluir que a pilocarpina é um (a):
		
	
	Antagonista nicotínico
	
	Agonista nicotínico direto
	
	Agonista adrenérgico
	 
	Antagonista adrenérgico
	 
	Agonista muscarínico
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 627921)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O processo inflamatório inicia dentro das células com à ativação da enzima fosfolipase A2. Essa enzima por sua vez, atua sobre os lipídeos das membranas, quebrando-os e liberando um mensageiro químico que sofre à ação das cicloxigenases produzindo os eicosanoides prostagladinas, prostaciclinas e tromboxamos. Esse mensageiro químico é:
		
	
	Leucotrienos
	
	Ácido esteárico
	 
	Ácido aracdônico
	
	Ácido graxo
	
	Ácido retinóico
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 678325)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os corticoides sintéticos podem apresentar ação de mineralocorticoide, isto é, sobre o metabolismo do sódio. Por isso irão provocar alteração sobre qual função corporal?
		
	
	Produção de urina
	 
	Pressão arterial
	
	Frequência respiratória
	 
	Agregação plaquetária
	
	Frequência cardíaca
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 572437)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As metilxantinas ou inibidores da fosfodiesterase aumentam a produção de AMPc o que relaxa o músculo liso, são drogas potentes tanto em sua ação quanto nos efeitos adversos. Provocam taquicardia, anorexia e arritmias cardíacas, irritação e insônia.São empregadas no tratamento:
		
	
	Paralisia facial
	
	Parkinson
	
	Retenção urinária
	 
	Crise aguda de bronquite
	
	Doença cardíaca congestiva
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 829928)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A hiperplasia gengival é um efeito adverso causado por um fármaco utilizado para tratar angina e insuficiência cardíaca. Leia as alternativas abaixo e, depois, assinale a ÚNICA que apresenta o fármaco em questão.
		
	
	Alfametildopa.
	
	Digoxina.
	
	Clonidina.
	 
	Nifedipina.
	
	Hidralazina.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 735826)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os queratinócitos são células que produzem a queratina. Assinale a ÚNICA alternativa que apresenta a estrutura da epiderme onde estas células são encontradas.
		
	
	Camada basal.
	
	Camada granulosa.
	 
	Camada espinhosa.
	
	Camada córnea.
	 
	Derme.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 725417)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A tizanidina é um espasmolítico de ação central ele atua através do mecanismo de ação:
		
	
	Agonista dos receptores GABA A.
	
	Antagonista dos receptores Beta 2
	 
	Antagonista dos receptores GABA A.
	 
	Agonista dos receptores alfa 2 na medula espinhal
	
	Antagonista dos receptores GABA B.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes