Buscar

APOL ATIVIDADE PEDAGÓGICA ON LINE UTA APRENDIZAGEM E COGNIÇÃO UTA B 2017 FASE I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nota 100
Questão 1/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição do Conhecimento Lógico
Considere as informações do fragmento de texto a seguir:
“[...]a forma como vemos/entendemos a Matemática tem fortes implicações no modo como entendemos e praticamos o ensino da Matemática e vice-versa. ”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente ele está disponível em: FIORENTINI, D. Alguns Modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. In: FIORENTINI, D. Revista Zetetikê, ano 3, n.4, Campinas/SP: Unicamp, 1995, p. 1-35.p. 4. 
Levando em consideração o fragmento do texto acima e o conteúdo do texto base Aulas investigativas e a construção de conceitos de matemática: um estudo a partir da teoria de Piaget  a autora menciona a comparação de Piaget entre uma criança e um matemático, afirmando que nada há de absurdo nisso, pois o conceito de investigação se enquadra perfeitamente nesta ideia, pois:
	
	A
	Comparar um matemático com uma criança diz respeito aos processos investigativos que os dois percorrem e que necessariamente não tem de ser uma grande pesquisa cientifica aos dois, mas certamente uma construção cognitiva mediante a abstração Reflexionante.
	
	B
	Comparar um matemático com uma criança relaciona-se a necessidade de tornar a criança um futuro matemático, baseado em ações investigativas científicas.
	
	C
	Comparar um matemático com uma criança diz respeito a tentativa que as escolas têm de formar o aluno Matemático e a sua busca incessante nesta linha de formação.
	
	D
	Comparar um matemático com uma criança direciona-se ao fato de compreender que a criança nunca chegará ao conhecimento cientifico matemático, sendo ele pertinente somente ao adulto.
	
	E
	Comparar um matemático com uma criança relaciona-se com o fato de os estudantes não poderem participar dos processos de resoluções de atividades, desde a mais simples até a sua generalização, devendo permanecer como simplesmente expectadores de resultados.
Questão 2/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição do Conhecimento Lógico
Leia a seguinte afirmativa:
“A teoria dos números é o estudo dos números naturais ou inteiros positivos 1, 2, 3, 4,... e suas propriedades. O matemático Leopold Kronecker certa vez observou que, ao se tratar de matemática, Deus criou os números naturais e o resto é obra da humanidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Teoria dos números: a rainha da matemática. O seu portal matemático- Só matemática. <http://www.somatematica.com.br/coluna/gisele/25052001.php>. Acesso em 04 abr. 2017.
Considerando o excerto de texto e o conteúdo do texto-base A Abstração Reflexionante e a Produção do Conhecimento Matemático sobre o caminho da analise epistemológica da matemática, assinale a afirmativa correta:
	
	A
	Na matemática, nada é real.
	
	B
	A matemática é uma ciência exata, porém, não rigorosa.
	
	C
	Não há novos conhecimentos matemáticos sendo produzidos no mundo hoje.
	
	D
	A matemática tem acordo com o real e permanece rigorosa apesar do seu caráter construtivo e de toda a sua fecundidade.
	
	E
	Tudo é concreto, baseado no raciocínio matemático.
Questão 3/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição do Conhecimento Lógico
Leia o fragmento de texto a seguir:
A matemática sempre foi a ciência de números e de cálculos. Desde a antiguidade, o homem utiliza a matemática para facilitar a vida na sociedade. A matemática foi usada pelos egípcios nas construções da pirâmides, diques, canais de irrigação e estudos de astronomia. Os gregos antigos também desenvolveram vários conceitos matemáticos. Podemos dizer, que a matemática está presente em tudo que olhamos.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente ele está disponível em: CAETANO, Thamyres. A Origem da Matemática: A Evolução da Matemática. <http://thamycaytano.blogspot.com.br/>. Acesso em 19 abr. 2017. 
Levando em consideração o dado fragmento de texto e o texto-base Matemática Concreta X Matemática Abstrata: Mito ou Realidade? Assinale a alternativa correta em relação à função original da matemática:
	
	A
	A função inicial da matemática era somente a leitura.
	
	B
	A função original da matemática era analisar as probabilidades da seca.
	
	C
	A função de origem da matemática era contar, calcular e resolver problemas.
	
	D
	A matemática era totalmente dispensável nas escolas na década de 1920.
	
	E
	A matemática se originou com a raiz quadrada e com a matemática quântica.
	
	
	
Questão 4/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição do Conhecimento Lógico
Leia o fragmento de texto:
“A preocupação com o conhecimento humano não é nova. Praticamente todos os povos da antiguidade desenvolveram formas diversas de saber. Ao se depararem com um mundo extremamente complexo, os gregos tiveram uma preocupação mais sistemática e filosófica com as condições de formação do conhecimento: Foi então que surgiu o primeiro tipo de conhecimento humano “elaborado": o conhecimento mítico. A palavra mito vem de mythos, origem grega, que quer dizer: palavra que simboliza o mundo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NOVASKI,  L. Karina. A Origem e a Construção do conhecimento humano: Uma Perspectiva Filosófica. Biblioteca Digital da Unicamp.
< http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000296908>. Acesso em: 19 abr. 2017
Tendo em vista a dada citação e o conteúdo do texto-base Matemática Concreta X Matemática Abstrata: Mito ou Realidade sobre  a origem do conhecimento, segundo Piaget, analise as seguinte asserções:
I. O conhecimento tem sua origem na atividade do sujeito sobre o meio e, não apenas, nas propriedades objetivas da realidade.
PARA PIAGET
II. A origem do conhecimento humano pode ser explicada a partir da interação entre o indivíduo e a realidade através da atividade humana.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
	
	A
	As asserções I e II são verdadeiras.
	
	B
	As asserções I e II são falsas.
	
	C
	A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.
	
	D
	A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.
	
	E
	A asserção I não trata do mesmo conteúdo da asserção II.
	
	
	
Questão 5/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição do Conhecimento Lógico
Leia o excerto de texto a seguir: 
A necessidade de contar começou com as primeiras formas de agricultura.
Pela manhã para cada animal que saia para o rebanho, era inserida uma pedrinha em um saco. No final da tarde a operação era inversa, onde, para cada animal que retornava era retirada uma pedra do saco. Se a quantidade de pedras fosse maior que número de animais, é porque faltavam animais, na comparação inversa, significava que voltaram mais animais, onde nesse caso, acrescentaria a pedra no saco referente aquele animal. Isso sempre feito de um a um.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ASSIS, R. O. Jessica. A Origem dos números. Campinas, 2014.http://www.ime.unicamp.br/~ftorres/ENSINO/MONOGRAFIAS/JR_M1_FM_2014.pdf. Acesso em 24 abr. 2017.
Considerando o fragmento de texto dado e o conteúdo do texto-base A Definição de Número: Uma hipótese sobre a hipótese de Piaget, sobre a história do número até o século 18, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A matemática e seus fundamentos era uma preocupação constante até o século 18.
	
	B
	Até o século 18, a matemática não era dedutiva.
	
	C
	A matemática até o século 18 não estava ligada aos algoritmos.
	
	D
	De uma maneira em geral, à exceção do período clássico, na Grécia Antiga, não houve evolução das ideias matemáticas.
	
	E
	Até o século 18, a matemática estava ligada aos algoritmos e pouca ou nenhuma preocupação existia quanto à natureza dos seus elementos ou à seus fundamentos.

Outros materiais