Buscar

terapia familiar sistemica

Prévia do material em texto

O que aprendi na aula de terapia familiar
Aprendi que as famílias funcionam como as organizações cada uma com sua rotina, padronizada de comportamentos que permite um mínimo de previsibilidade sobre a forma de agir de seus membros existem.
Existem modelos familiares um exemplo é o nuclear tem subsistemas pai, mãe, filho cada um tem uma tarefa especifica dentro da família. Este modelo nem sempre foi o que predominou a organização familiar é transforma com o tempo é construída socialmente para atender às necessidades de uma época dentro de um contexto cultural.
Toda a família não importa o modelo tem seus problemas, membros de uma família se movimentam dentro e fora levando suas experiências familiares e trazendo suas experiências para dentro de sua família sua interação influencia, e recebe influencias o tempo todo quando um membro muda todos sofrem mudanças funciona como um todo coeso, inseparável e interdependente.
Estes sistemas familiares têm um tipo de limite quando se trata de mudanças e quando esses limites são ultrapassados aciona mecanismos que restabelecem o padrão usual. Terapias familiares são breves voltadas a soluções analises de intervenção do sistema familiar. Essa terapia inicia no momento em que um membro da família liga para marcar a consulta ali o terapeuta já tem as suas primeiras informações a respeito da família nos primeiros encontros o profissional já pode identificar os problemas até mesmo os subliminares, os quais nem a própria família sabe que existe e partindo daí ele pode montar a estratégia mais adequada ao perfil da família e em breves terapias ajudar na resolução.
O terapeuta não pode transferir responsabilidade para onde o problema iniciou por que assim ele estaria contribuindo para culpar e isso seria irresponsabilidade por que estaria considerando um membro o responsável por o problema que é de todos.

Outros materiais