Buscar

Visão Organicista de Sociedade e Empreendedorismo

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Instituições e Organização do Estado
É interessante perceber como conceitos aparentemente ingênuos podem ter reflexos importantes sobre as nossas vidas.  Vimos que o conceito de sociedade, além de não ser de simples formulação, já serviu de argumento para justificar posições ideológicas bastante diversas. Para os organicistas a sociedade é a “reunião de várias partes, que preenchem funções distintas e que, por sua ação combinada, concorrem para manter a vida do todo” (Georgio Del Vecchio). Dito isto, examine as opções abaixo e assinale a única opção verdadeira sobre a visão organicista de sociedade:
Nota: 20.0
	
	A
	A visão organicista serve de justificativa para o fortalecimento da liberdade individual.
	
	B
	A visão organicista é a mais compatível com os países democráticos.
	
	C
	O organicismo privilegia aquelas pessoas que tentam viver apartadas da sociedade.
	
	D
	O organicismo coloca a sociedade acima do homem, como uma espécie de mãe protetora que tem o dever de guiar nossas vidas.
Você acertou!
A opção “d” é a correta pois, para os organicistas, o indivíduo deve viver de acordo com as regras da “vontade geral” da sociedade. A sociedade sabe o que é melhor para nós e não podemos enfraquece-la divulgando ideias incompatíveis com as suas instituições, os seus valores.
Questão 2/5 - Corporações e Contexto Empreendedor
Leia a situação descrita abaixo, extraída do Livro Caminhada Empreendedora e a seguir assinale a opção correta em relação a moral da história que podemos retirar/aprender:
História
Miguel sempre foi um aficionado por música. Gostava não somente de tocar guitarra, piano e bateria,, como também de efetuar gravações de suas perfomances. Em conjunto com dois amigos, teve a ideia de produzir CDs com aulas de música. Porém, em 2000, a tecnologia de produção de CDs ainda era algo restrito e os equipamentos e softwares necessários eram caros. A opção que tinham era produzir as aulas em estúdio próprio e terceirizar a produção dos CDs, ou usar um estúdio alugado. Não havia dinheiro para mobilizar as duas ações e muito menos se mostrava interessante terceirizar tudo, visto que ficariam à mercê dos terceirizados em toda a linha de produção.
Resolveram estudar mais o método de ensino de música que pretendiam desenvolver para inserção nos cursos por CDs e aproveitaram o amplo poder de pesquisa da internet, com o apoio do recém surgido Google. Quanto mais pesquisavam métodos, mas queriam aprimorar o método que desejavam implementar. Em paralelo, pesquisavam o maquinário necessário para produção dos CDs e os estúdios disponíveis para locação. Avançaram nas pesquisas, evoluíram bastante no método que iriam adotar e estavam praticamente prontos para a ação. Porém, havia passado dois anos desde a ideia original. A realidade de 2002 era outra e bem menos amigável ao projeto que haviam amadurecido no decorrer dos últimos 24 meses.
Havia estourado de forma ampla a tecnologia MP3, os programas P2P (pessoa a pessoa) estavam sendo amplamente utilizados e a mídia CD estava entrando em decadência. Seria imprevidência abrir um negócio para a produção de CDs em um mundo que estava focando trânsito de mídia pela internet, em formato MP3 e independente de mídias físicas. A pergunta que fizeram era: valeria a pena desenvolver CDs com um mundo em que circulariam dezenas de cópias de seu curso pela internet sem que as pessoas precisassem pagar por ele?
A resposta era óbvia: o modelo de negócio que haviam desenvolvido não teria viabilidade no mundo de P2P que ganhava corpo e iria dominar o mundo fonográfico em poucos anos.
Fonte: Schneider, E, I; Castelo Branco, H. J. Caminhada Empreendedora, Curitiba, Intersaberes, 2012, p. 72-73
 
Assinale abaixo a moral da história que seja a correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Nem sempre algo que está sendo ultrapassando, em termos de tecnologia, será necessariamente um mau empreendimento.
	
	B
	Não basta identificar uma oportunidade de negócio se não houver capital suficiente para iniciá-lo de forma a superar a concorrência.
	
	C
	Todo negócio que leva 2 anos para ser iniciado/inaugurado estará ultrapassado.
	
	D
	Somente através de muita pesquisa, estudos e dedicação para conhecer todos os aspectos do futuro empreendimento é que o empresário saberá se vale a pena ou não fazer o investimento financeiro para concretizar sua ideia.
Você acertou!
Opção correta é a letra D, pois foi somente através de estudos e pesquisas é que os empreendedores chegaram à conclusão de que não era viável mais implementar o projeto idealizado há 2 anos atrás. Pois, lançar um produto ou serviço que tem concorrentes mais atualizados e atraentes é com certeza um fator que contribuirá para o insucesso do mesmo.
	
	E
	Todo negócio dará certo, basta definir um bom produto para determinado público, independente se já está se tornando ultrapassado ou não.
Questão 3/5 - Corporações e Contexto Empreendedor
Leia o fragmento de texto a seguir:
E os empreendedores possuem características em comum? Esse é um questionamento válido e oportuno. A resposta é: claro que sim, há uma linha de semelhança nas características e comportamento empreendedor. O Sebrae, maior instituição Brasileira que apoia pequenas e médias empresas possui um treinamento intensivo de uma semana, denominado, Empretec, que trabalha para que os participantes analisem se possuem e em que grau as essas características.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) Busca de Oportunidade: Não se limita à sua realidade, mas age para encontrar situações que demandem novos negócios.
( ) Corre riscos calculados: a capacidade do empreendedor lançar a projetos arriscados, sem medir as consequências.
( ) Comprometimento: Suas ações denotam seu grau de integração com qualidade e eficiência.
( ) Estabelece metas: Não se limita a sonhar, mas gasta tempo e energia para desenhar os caminhos que tem que seguir para alcançar o que pretende.
( ) Autoconfiança: acredita em seus projetos a partir do momento que estes apresentam resultados positivos, até então fica sempre com um pé atrás.
Agora marque a sequencia correta:
 
Nota: 20.0
	
	A
	V, V, V, V, V
	
	B
	V, V, V, V, F
	
	C
	F, V, V, F, F
	
	D
	V, F, V, V, F
Você acertou!
São verdadeiras, conforme descrito na Rota 1:
Busca de Oportunidade: Não se limita à sua realidade, mas age para encontrar situações que demandem novos negócios.
Comprometimento: Suas ações denotam seu grau de integração com qualidade e eficiência.
Estabelece metas: Não se limita a sonhar, mas gasta tempo e energia para desenhar os caminhos que tem que seguir para alcançar o que pretende.
São falsas as características: Corre riscos calculados e Autoconfiança, pois as descrições não correspondem ao que se encontra na Rota 1.
	
	E
	F, F, V, V, F
Questão 4/5 - Instituições e Organização do Estado
Vimos que, na Idade Média, os Estados eram entidades sem grande poder, pois os reis dividiam seu poder com os senhores feudais, tendo ainda que respeitar a autonomia de algumas cidades e a influência da Igreja. Dito isto, busque identificar dentre as afirmativas abaixo aquelas que apontam corretamente como estas características prejudicavam os empreendedores de então. Depois, assinale a letra correspondente.
I- Na sociedade medieval havia uma crise de autoridade, de modo que o empreendedor muitas vezes não sabia a quem pedir autorização para desenvolver uma determinada atividade.
II- Na sociedade medieval a formulação das regras de conduta era de exclusividade do rei que, agindo isoladamente, nem sempre tinha capacidade para regular sabiamente as atividades lucrativas.
III- A divisão dos reinos em feudos, cada um com grande autonomia, dificultava o comércio pelas rotas terrestres.
IV- A influência da Igreja, sobre os mais variados aspectos da vida, por vezes levava à proibição de certas práticas comerciais, como o seguro e a cobrança de juros.
Das afirmativasacima somente são VERDADEIRAS:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II e IV
	
	B
	I e III
	
	C
	I, III e IV
Você acertou!
A resposta correta é a letra “c”. A afirmativa II ignora o fato de que os reis tinham suas atribuições limitadas pela influência da Igreja e o poder local dos senhores feudais.
	
	D
	I, II e III
	
	E
	II, III e IV
Questão 5/5 - Corporações e Contexto Empreendedor
Leia o fragmento de texto a seguir e posteriormente responda:
Empreendedorismo Corporativo 
Da mesma forma que um indivíduo possui características próprias que o torna empreendedor, as empresas também possuem características que as tornam empreendedoras.
Antes de descobrirmos quais as características de uma empresa empreendedora, discutiremos o que torna a empresa empreendedora.
Características da empresa empreendedora
O empreendedorismo corporativo tem início no cerne da cultura organizacional, pois depende do ambiente corporativo propício para se empreender. Para isso é necessário criar um ambiente que seja criativo, que dê autonomia e incentive a iniciativa dos colaboradores em criar, desenvolver e buscar soluções.
A empresa empreendedora é aquela que busca soluções, incentiva o aprendizado constante, que aprende com as novas e melhores práticas existentes no mercado.
Além de a empresa empreendedora ser uma empresa voltada para o desenvolvimento constante de novas soluções, é também o local ideal para que o envolvimento faça com que a empresa encontre soluções e novas oportunidades.
 
Fonte: http://www.novonegocio.com.br/empreendedorismo/o-que-e-empreendedorismo/ acesso em 10/11/14 as 14h55min
 
Com base na matéria acima podemos afirmar que a Empresa Empreendedora:
I. Paga maior salário do mercado e por isso atrai profissionais mais qualificados.
II. Valoriza o lado criativo dos seus colaboradores e por isso apresenta inovações e atualizações diferentes das demais.
III. Investe na qualificação dos colaboradores e com isso aumenta as chances da empresa tornar-se mais empreendedora;
IV. A liderança não participativa propicia o desenvolvimento do ambiente empresarial empreendedor.
V. Em tempos de crise na economia somente o ambiente empreendedor pode fidelizar os colaboradores.
 
Estão corretas apenas as alternativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I e V
	
	B
	I, II e III
	
	C
	II e III
Você acertou!
Está correta a alternativa de letra C, pois ela contém os itens corretos que são os de número II e III. Tendo em vista que salário não é o único fator motivador e que leva a permanência de profissionais qualificados na empresa. A liderança participativa, e não ao contrário é que leva o desenvolvimento do ambiente empresarial empreendedor. E por fim, não é só o ambiente empreendedor que pode levar a fidelização dos colaboradores e sim um conjunto de fatores como salário e benefícios adequados, ambiente de trabalho adequado, liderança participativa, oportunidade de crescimento e valorização da pessoa e profissional.
	
	D
	III, IV e V
	
	E
	Todas as alternativas

Outros materiais