Buscar

AV1

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: COF0452_AV_201001005503 » ORÇAMENTO E FINANÇAS PÚBLICAS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201001005503 - ANMIELLE SIQUEIRA DE CARVALHO
	Professor:
	JULIO CEZAR DE MELLO CIDADE
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 7,6        Nota de Partic.: 2        Data: 16/11/2013 10:30:54
	
	 1a Questão (Ref.: 201001189622)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Na Lei 4.320/64 são elencados diversos princípios Orçamentários. Em relação ao princípio da Anualidade podemos afirmar que:
		
	
	Evidencia que o total das despesas igual ao total das receitas;
	
	Constitui-se em uma peça para cada esfera de governo, devendo consolidar todas as propostas orçamentárias;
	
	A vigência do orçamento deve ser quadrienal, normalmente coincidindo com o ano de mudança do mandato do governante;
	
	Lei orçamentária deve ser divulgada por meio de mecanismos oficiais de comunicação;
	 
	A vigência do orçamento deve ser de um ano, normalmente coincidindo com o ano civil;
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201001190213)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Podemos definir a execução orçamentária como sendo um conjunto de procedimentos adotados pela administração governamental para que sejam alcançadas as metas estabelecidas, uma vez que é nesse estágio do ciclo orçamentário que se realiza efetivamente a atividade financeira do estado. Os créditos adicionais são subdivididos em 3 tipos. Os que são destinados para realização de despesas urgentes e imprevisíveis, em caso de guerra, calamidade pública são denominados:
		
	
	suplementares
	
	complementares
	 
	extraordinários
	
	especiais
	
	derivados
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201001190514)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Considerando as demonstrações contábeis elaboradas segundo a Lei 4.320/64 e os sistemas contábeis utilizados na Administração Pública, assinale a alternativa correta:
		
	
	O Sistema Financeiro tem dupla finalidade, ele produz o Balanço Financeiro e alimenta o sistema patrimonial para que este dê origem ao Balanço Patrimonial e à Demonstração das Variações Patrimoniais;
	 
	O Sistema Patrimonial tem dupla finalidade, ele produz o Balanço Patrimonial e à Demonstração das Variações Patrimoniais;
	
	O Sistema de Compensação tem dupla finalidade, ele produz à Demonstração das Variações Patrimoniais e alimenta o sistema patrimonial para que este dê origem ao Balanço Patrimonial.
	
	O Sistema Orçamentário tem dupla finalidade, ele produz o Balanço Orçamentário e alimenta o sistema patrimonial para que este dê origem ao balanço Patrimonial;
	
	Os sistemas orçamentário e financeiro operam exclusivamente no regime de caixa e o sistema patrimonial opera no regime de competência para as transações com o sistema financeiro e por regime de caixa para as transações com o sistema orçamentário.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201001190211)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Podemos definir a execução orçamentária como sendo um conjunto de procedimentos adotados pela administração governamental para que sejam alcançadas as metas estabelecidas, uma vez que é nesse estágio do ciclo orçamentário que se realiza efetivamente a atividade financeira do estado. Os créditos adicionais são subdivididos em 3 tipos. Os que são destinados a reforço de dotação (ex. pagamento de pessoal - despesa de custeio) são denominados:
		
	
	derivados
	
	especiais
	 
	suplementares
	
	complementares
	
	extraordinários
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201001189655)
	Pontos: 0,4  / 0,8
	A Proposta Orçamentária contém a formalização de um documento onde fique demonstrada a fixação dos níveis das atividades governamentais, através da formulação dos programas de trabalho das unidades administrativas. Ela é composta de varias etapas. Dentre os diversos conceitos estudados, conceitue promulgação:
		
	
Resposta: Em cada esfera de governo (Municipal, Estadual e Federal) a Proposta Orçamentária passa por discussão do Legislativo, a Promulgação nada mais é que a sua aprovação, tornando-se Lei vigente a partir da Sanção do Chefe do Poder Executivo e consequente publicação.
	
Gabarito: É o ato que sucede à decretação ou a sanção como elemento indispensável ao início da exigibilidade das regras e princípios contidos na lei que se divulga. E a própria divulgação ou publicação do texto legal, de modo solene.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201001130521)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	De acordo com o artigo décimo primeiro, parágrafo segundo, da lei 4.320/64, as receitas provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas; da conversão em espécie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito público ou privado destinados a atender despesas classificáveis em Despesas de Capital, e ainda, o superávit do Orçamento Corrente, são definidas como receitas;
		
	
	de resultado
	
	patrimoniais
	 
	de capital
	
	correntes
	
	de transferências diversas
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201001189778)
	DESCARTADA
	O Instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto necessário à manutenção da ação de governo é conhecido como:
		
	
	programa
	
	operações especiais
	 
	projeto
	 
	atividade
	
	investimento
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201001131736)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Faz parte integrante da Lei das Diretrizes Orçamentárias:
		
	
	o montante estimado das despesas de pessoal do Banco Central do Brasil.
	
	o montante de despesas correntes para o exercício seguinte.
	
	o orçamento da seguridade social.
	 
	o anexo das metas fiscais.
	
	a autorização para contratação de operações de crédito.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201001189626)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Na Lei 4.320/64 temos indicados vários princípios que constituem base para o orçamento público. O principio que indica que o orçamento é um plano financeiro global, também chamado de orçamento bruto, pois mantém as receitas e as despesas pelos seus totais é conhecido como princípio:
		
	
	da clareza
	
	do equilíbrio
	 
	da Universalidade
	
	da unidade
	
	da uniformidade
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201001189657)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	A Proposta Orçamentária contém a formalização de um documento onde fique demonstrada a fixação dos níveis das atividades governamentais, através da formulação dos programas de trabalho das unidades administrativas. Ela é composta de varias etapas. Dentre os diversos conceitos estudados, conceitue sanção:
		
	
Resposta: Após a aprovação da Proposta Orçamentária pelo Legislativo, há o encaminhamento ao Chefe do Poder Executivo para sanção ou veto. A sanção seria a anuência do Chefe do Poder Executivo ao texto aprovado pelo Legislativo.
	
Gabarito: Representa a concordância do chefe do Executivo com os termos da lei decretada pelo Legislativo.
	
	
	 11a Questão (Ref.: 201001190207)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Podemos definir a execução orçamentária como sendo um conjunto de procedimentos adotados pela administração governamental para que sejam alcançadas as metas estabelecidas, uma vez que é nesse estágio do ciclo orçamentário que se realiza efetivamente a atividade financeira do estado. Os créditos aprovados pelo Legislativo na lei do orçamento e provêm de recursos do tesouro nacional e de outras fontes são denominados:
		
	
	adicionais
	
	diferidos
	
	extra-orçamentários
	
	complementares
	 
	orçamentários

Outros materiais

Perguntas Recentes