Buscar

Campos e Ondas AV2 2010 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Campos e Ondas
AV2 – 2010 / 2
Prof.: Manoel Gibson
�
1ª Questão (3,0 pontos)
Uma onda plana uniforme de 100 mV/m (valor de pico) na frequência de 100 MHz está se propagando no vácuo e tem um incidência normal à superfície de uma material dielétrico com constante dielétrica igual a 9. O material pode ser considerado sem perdas. Determine os campos refletidos, elétrico e magnético. 
2ª Questão (3,0 pontos)
Uma onda plana uniforme de 100 mV/m (valor de pico), na frequência de 2,4 GHz, oriunda do ar (considerar vácuo) incide em uma placa de cobre cuja área pode ser considerada infinita. Determine o campo elétrico transmitido, à distância de 2 mm da interface.
3ª Questão (2,0 pontos)
Uma onda plana uniforme de 100 mV/m (valor de pico), na frequência de 5,2 GHz, está se propagando no ar (considerar como vácuo). Determine a densidade de potência nesta região.
4ª Questão (2,0 pontos)
Você foi contratado como engenheiro em uma empresa que opera equipamentos de comunicações submarinas. Ao chegar para mais um dia de trabalho você encontra sua equipe envolvida em uma grande altercação. As opiniões são conflitantes e defendidas ardorosamente. Antes que sua equipe chegue às vias de fato você pergunta qual é o problema. “É o seguinte”, diz um dos altercantes, “estamos trabalhando no projeto de um novo equipamento de comunicações submarinas, para operar submerso no oceano. O equipamento destina-se ao controle, e recepção de dados de um robô submerso, para operar até a distância de 500 metros da superfície, onde encontram-se os equipamentos transmissores e receptores. O robô opera sem cabos de comunicação ou de energia. Temos duas opções, utilizar a frequência de 1 MHz ou 100 kHz. Sou de opinião que a frequência de 1 MHz é mais adequada!” Neste momento um dos membros do outro grupo dispara. “Absolutamente, a frequência de 100 kHz é a mais indicada nesta situação!” Nesse instante todos os olhares se viram para você, o engenheiro chefe, à espera de uma resposta. O silencio é constrangedor. Considerando seus conhecimentos de Campos e Ondas, Propagação e Antenas, Teoria das Comunicações e Comunicações Digitais, apresente duas vantagens e duas desvantagens para cada uma das frequências para a presente situação. Indique qual é, no seu julgamento, a frequência mais adequada. Justifique. 
Se o sistema pudesse ser trocado para um sistema via cabo qual seria a sua preferência, wireless ou via cabo? Justifique sua resposta. Boa sorte com a equipe.

Outros materiais