Buscar

Campos e Ondas AV3 2010 2

Prévia do material em texto

Campos e Ondas
AV3 – 2010 / 2
Prof.: Manoel Gibson
�
1ª Questão (3,0 pontos)
Um guia de ondas retangular apresenta as seguintes dimensões: a = 3,0 cm e b = 1,5 cm. A fim de otimizar-se o desempenho do guia decidiu-se operá-lo na faixa de frequências limitada entre 10% acima frequência de corte do modo TE10 e 15% abaixo da frequência de corte do próximo modo imediatamente superior. Determine a faixa de operação do guia.
2ª Questão (3,0 pontos)
Um transmissor cuja potência de saída é de 10 watts com impedância de saída igual a 50 ohms, é ligado a um trecho curto de cabo coaxial cuja impedância característica é igual a 50 ohms. Na extremidade oposta do cabo é ligada uma carga puramente resistiva de 47 ohms. Determine a potência efetivamente dissipada pela carga. Despreze a perda da linha de transmissão.
3ª Questão (2,0 pontos)
Imediatamente abaixo da interface ar – água salgada, dentro da água, a intensidade de campo elétrico de pico uma onda eletromagnética na frequência de 1,0 (um) MHz é de 100 mV. Determine a intensidade de campo elétrico 5 (cinco) metros abaixo da interface (dentro da água salgada).
4ª Questão (2,0 pontos)
Uma onda eletromagnética na frequência de 12 GHz, com 1,5 mV/m de intensidade de pico de campo elétrico, oriunda do ar incide perpendicularmente em uma placa de cobre cujas dimensões são muito maiores do que o comprimento de onda de operação. Determine a intensidade de campo elétrico refletido. 
Boa sorte!

Outros materiais