Buscar

Campos e Ondas AV3 2011 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Engenharia de Telecomunicações - Campos e Ondas
AV3 – 2011 / 1
Prof.: Manoel Gibson
�
1ª Questão (3,0 pontos)
Uma onda plana uniforme oriunda do vácuo com densidade de potência igual a 1,2 μW/m2 incide normalmente em uma interface com um meio cuja constante dielétrica é igual a 4. Determine a potência disponível em uma antena com 12 cm2 de área efetiva de captação no dielétrico. Considere a antena orientada de modo a captar o máximo de potência disponível.
2ª Questão (3,0 pontos)
Analise os valores limites e críticos obtidos na entrada de uma linha de transmissão quando terminada em uma carga qualquer, um curto circuito e um circuito aberto. Aborde a variação da impedância refletida em função do comprimento da linha.
3ª Questão (2,0 pontos)
A tangente de perdas é uma medida da perda do material. Considere o óxido de alumínio. Determine a frequência para a qual este material apresenta um ângulo da tangente de perdas igual a π/4 radianos. Comente o resultado obtido segundo a óptica da aplicação em sistemas comerciais de telecomunicações.
4ª Questão (2,0 pontos)
Um determinado sistema de transmissão sem fio opera na frequência de 5,5 GHz. O campo incide com incidência normal em uma coluna de água. Considerando um campo de 1,2 μV/m na região imediatamente dentro da água, determine o valor do campo elétrico em dBμV/m após 20 cm no interior da água.
Boa sorte!

Outros materiais