Buscar

Campos e Ondas AV1 2011 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
Campos e Ondas											 AV−1
Prof.: Manoel Gibson								 22/9/2011
�
1ª Questão (2,0 pontos)
O modelo RLCG para linhas de transmissão é utilizado no projeto e análise de sistemas de telecomunicações para determinar-se, entre outras características, a atenuação e o retardo das linhas de transmissão. Explique a origem e o efeito de cada parâmetro citado. Considere em sua análise a variação com o comprimento da linha e a frequência de operação.
2ª Questão (3,0 pontos)
Um cabo coaxial de 50 ohms com velocidade de fase igual a 66%, com 25 metros de comprimento é ligado a uma carga de 47 ohms. A impedância do gerador é de 50 ohms, com 100 watts de potência máxima disponível. Determine a tensão eficaz sobre a carga nesta condição. Considere a linha sem perdas.
3ª Questão (2,0 pontos)
Ao estudarmos linhas de transmissão é comum nos referirmos ao comprimento elétrico em graus, em metros, em comprimentos de onda ou em atraso em segundos. Explique cada um destes parâmetros, e como são utilizados na especificação das linhas de transmissão em sistemas de telecomunicações.
4ª Questão (3,0 pontos)
Analise o comportamento da impedância refletida em uma linha de transmissão cuja extremidade oposta está curto – circuitada. Faça um esboço do comportamento dessa impedância refletida em uma carta de Smith, indicando os pontos (regiões) de impedâncias puramente resistivas e puramente reativas.
Boa sorte!

Outros materiais