Buscar

Controle químico do biofilme.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

01/06/2017
CONTROLE QUÍMICO DO BIOFILME
- Existem duas razões que justificam a utilização deste método, a primeira diz respeito que tanto a cárie quanto a doença periodontal são de origem bacteriana, e deste modo substâncias antibacterianas poderiam ser utilizadas para combatê-las; e a segunda é pela existência de indivíduos que possuem dificuldades no controle mecânico de placa, e assim as substâncias antibacterianas poderiam tentar compensar a desmotivação para uma boa limpeza dos dentes.
Agentes químicos no controle da placa supragengival:
Dentifrícios: são ineficazes para a remoção de placa, porém são muito usados na veiculação de flúor e outras substâncias que eliminam ou reduzem a placa e a cárie.
Clorexidina: é considerada um antisséptico de amplo espectro sobre as bactérias gram positivas, negativas, fungos e leveduras. Atua na formação da película adquirida e sobre microrganismos gram positivos e negativos, levando à diminuição significativa de placa, pois há alterações na aderência microbiana, aumento da permeabilidade celular com rompimento da bactéria. Pode ser utilizada como dentifrícios de 0,12 a 0,2%, géis de 1 a 2%, dispositivos de ação lenta e vernizes. Deve ser usada somente 30 segundos após a escovação, pois os íons livres, monofosfato de sódio e detergentes dos dentifrícios diminuem sua retenção.
Fluoretos: amplamente usados na prevenção da cárie dental. Além de atuar como redutor do índice de cárie, destaca-se sua ação antimicrobiana que parece estar relacionada ao acúmulo e metabolismo das bactérias e à presença do íon estanho na composição (fluoreto estanhoso). Não é efetivo como redutor de placa bacteriana.
Óleos essenciais: agem inespecificamente sobre bactérias, não havendo desequilíbrio nem proliferação de microrganismos oportunistas. O único agente nesta categoria é o Listerine. Utilizados como desinfetantes, antifúngicos e antissépticos, pois agem nos microrganismos rompendo a parede bacteriana, inibindo os sistemas enzimáticos e diminuindo os lipopolissacarídeo e o conteúdo proteico da placa bacteriana. Possuem efeitos benéficos para a gengivite por diminuir a síntese de prostaglandinas e quimiotaxia para neutrófilos, reduzindo sinais clínicos de inflamação. O Listerine não é capaz de diminuir a frequência de periodontopatógenos, apesar de possuir moderada atividade antimicrobiana.
Agentes oxidantes: o peróxido de hidrogênio e o peróxido de sódio são agentes oxidantes na forma de solução oral. Atuam sobre microrganismos anaeróbicos, afetando a membrana lipídica e DNA, levando à morte. Possui como principais indições: GUN, periodontite por tempo limitado, pois seu uso desordenado pode causar desequilíbrio na microbiota oral. Estes agentes tem trazido resultados contraditórios. Um exemplo desses agentes é o Amonsan da Oral-B.
Compostos quaternários de amônia: são atraídos pelas superfícies dos dentes e da placa, alterando a tensão superficial. Estão incluídos o cloreto de cetilpiridino (Cepacol e Scope), o cloreto benzalcônico e o cloreto benzetônico. O cloreto de cetilpiridino é efetivo contra gram positivas, provocando rompimento da parede celular bacteriana. 
- Triclosan e sais minerais: antisséptico não iônico de baixa toxicidade e largo espectro de ação, não provocando desequilíbrios na cavidade bucal. Deve ser combinado com produtos que aumentem sua permanência. O triclosan pode se apresentar como constituinte de dentifrícios à concentração de 0,2 a 0,5% e como solução para bochecho 0,03%. O uso do dentifrício com triclosan gera maior redução de placa do que os sem triclosan.
Agentes químicos no controle da placa subgengival:
- Atualmente tem sido utilizados dispositivos de liberação lenta que tem o objetivo de levar antibióticos (betalactâmicos associados ao metronidazol – selecionam colônias responsáveis por patologias periodontais) e antissépticos para o interior das bolsas mais profundas para tratar sítios ativos da doença periodontal localizado. Fazer controle de placa através de antibióticos é radical, já que, induz a formação de cepas bacterianas resistentes. A melhor opção é a raspagem subgengival e manutenção da saúde gengival.

Outros materiais