Buscar

Toxicologia - Lista de Exercícios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO – CATOLICA DE SANTA CATARINA
CURSO DE BIOMEDICINA – DISCIPLINA DE TOXICOLOGIA 
Victoria Cunha Farah
LISTA DE EXERCÍCIOS 3 
Podem ser de 4 fontes principais. Em alguns casos a toxina pode pertencer a mais de uma categoria.
Natural: toxina do baiacu.
Intencional: formol na carne.
Acidental: formol.
Gerada pelo processo: acrilamida. 
Com exceção das espécies vibrio, L. monocytogenes e C. botulinium que são parte da flora endógena do peixe, todos os outros microorganismos que causam a maioria das outras doenças transmitidas pelo peixe são causadas por contaminação proveniente do ambiente, dos trabalhadores, ou da agua. Proteção do ambiente; Higiene pessoal; Educação dos trabalhadores; Tratamento da agua, são, portanto, essenciais no controle das doenças transmitidas pelo peixe.
Mercúrio, metais pesados, tetratoxinas.
Intoxicações: Doença causada pela ingestão de alimentos que contem organismos prejudiciais ao nosso corpo, como bactérias, parasitas e vírus. São encontrados principalmente na carne crua, frango, peixe e ovos. Ingestão de toxina.
Infecções: Ocorre ao consumir alimentos ou bebidas contaminadas com micróbios causadores de doenças, ou patogênicos, que incluem uma variedade de bactérias, vírus e parasitas. Ingestão de microorganismo.
Toxinfecções: Podem ocorrer de duas maneiras – forma direta e forma indireta. São causadoras por microorganismos que se instalam nos alimentos. Produção de toxina pelo organismo ingerido.
Inibidores de PTN tripsina e quimiotripsina
Oxalatos: oxalato de cálcio que reduz a absorção de nutrientes.
Taminas: atrapalha a ingestão de ptn.
Enterotoxina: produzido dentro do organismo.
Endotoxina: ingerir a toxina pronta, antes de metabolizar já existe a toxina. 
Bioacumulação
Suas presenças estão relacionadas à defesa natural da planta durante o seu desenvolvimento.
Esta substância liga-se aos poros dos canais de sódio existentes nas membranas das células nervosas, como resultado do bloqueio das bombas de sódio, há uma alteração da propagação dos impulsos nervosos, essa toxina é encontrada no peixe Baiacu, após os primeiros instantes da ingestão da toxina, lábios e dedos começam a amortecer e apresentar espasmos, em seguida começa a fraqueza muscular e surtos de diarreia. Muitas vítimas sofrem parada respiratória enquanto ainda estão conscientes e muitas vezes levando a óbito.
Essa substancia pode ser produzida naturalmente em alguns alimentos que tenham sido cozidos ou processados a altas temperaturas. Aparentemente os níveis aumentam em proporção à duração do aquecimento. Os mais altos níveis foram encontrados em alimentos ricos em amidos. A acrilamida é conhecida por causar câncer em animais. Em abril de 2002 foi noticiado, na Suécia, a presença de elevados níveis de acrilamida em certos tipos de alimentos processados a altas temperaturas. Desde então, tem sido encontrada nesse tipo de alimento em outros países, incluindo Holanda, Noruega, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos.
Limite máximo de uso: Quantidade máxima permitida para uso de um aditivo ou coadjuvante de tecnologia no alimento.
IDA: Quantidade estimada do aditivo alimentar, que pode ser ingerida diariamente, durante toda vida, sem oferecer risco apreciável a saúde. O fator de segurança é utilizado para calcular o IDA.
IDE: Estimativa da quantidade de um aditivo, expressa em mg/Kg p.c., calculada multiplicando-se o consumo diário médio do alimento per capita, pela quantidade real de uso do aditivo pela indústria ou por uma estimativa tão próxima quanto possível do limite real de uso. 
IDMT: Estimativa da quantidade de um aditivo, expressa e mg/Kg p.c., calculada multiplicando-se o consumo diário médio do alimento per capita, ou grupo de alimentos, pelo limite máximo do aditivo permitido no alimento por legislação especifica, somando-se os valores obtidos para cada alimento ou categoria de alimento.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes