Buscar

Análise de Cenários

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Curso: Defesa e Gestão Estratégica Internacional
Disciplina: Planejamento Estratégico e Análise de Cenários
Discente: Iago Nantes Garrido/ DRE: 114155486
 
A palestrante inicia sua explanação ressaltando a posição de relevância que a alimentação vem galgando no período contemporâneo no que toca a hábitos alimentares, segurança alimentar e, também, como o mercado alimentício vem comportando-se frente aos desdobramentos advindos do referido tema.
Para tanto, perpassa os massivos lançamentos de produtos que se propõem dight- buscando atender a parcela de mercado preocupada com as taxas de açúcar na alimentação- porém, aumentam consideravelmente os níveis de sódio em detrimento do açúcar, podendo acarretar um processo de hipertensão no organismo do consumidor. 
Observa, também, o número crescente de programas alimentícios nos meios de comunicação em massa, e seu impacto sobre os hábitos de consumo destes espectadores, no que concerne à alimentação. Bem como ressalta o risco de pessoas não qualificadas a receitar sistemas de hábitos alimentares, veicularem e influenciarem os padrões nutritivos desta população. 
A fim de observar o crescente fenômeno do interesse popular pela alimentação, a palestrante cita o caso do site Tudo Gostoso. Criado em 2010, com o intuito de armazenar receitas de família em um espaço virtual, tomara proporções impensadas, com o passar do tempo, até que em 2015 fora comprado por R$ 49 mi por uma companhia francesa. Fato este que só fora possível graças ao enorme número de acessos a este site nos últimos anos. Dado que elucida o crescente interesse da população sobre o tema aqui abordado. 
Todavia, para além dos aspectos da alimentação saudável, ou da preocupação com hábitos alimentares, a palestrante ressalta que a alimentação é um direito de todos. Por tanto, não se pode observar a gastronomia e a nutrição como um setor elitista em sua formação, que busque atender demandas advindas das classes mais abastadas. Antes, deve-se tratar de uma formação democrática, que pense o bem-estar da sociedade como um todo, no que toca a alimentação. Além de buscar oferecer alternativas viáveis, a pessoas de acessos menos privilegiados, a fim de que estas possuam qualidade significativa em seu processo nutricional e, consequentemente, em seu desenvolvimento e qualidade de vida. Sobre isto, ela traz o exemplo da criação do curso de Gastronomia na UFRJ, que busca, desde sua criação, atender aos princípios supracitados em seu processo de formação de profissionais da área alimentícia. Bem como os desafios encontrados para a instauração deste curso, e as modificações sociais que os programas, por ele implantados, vem trazendo à comunidade.

Outros materiais