Buscar

Apol3 - Nota 80

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Analise o texto abaixo:
Sandra faz análises de giro de estoque de matérias-primas no setor de PCP de uma fábrica, podendo acessar os dados necessários às suas tarefas no sistema integrado de gestão. Entretanto, os dados no ERP têm um atraso de dois dias, devido à entrada dos dados de compras ser feita de forma manual, não existindo integração com o sistema dos fornecedores. Para contornar isso, Sandra mantém em sua estação de trabalho uma planilha de fornecimento de matérias-primas que ela digita a partir das notas fiscais de entrada, o que dá a ela mais segurança quanto à situação real dos estoques. Com isto, existem dois controles: um provido pelo sistema ERP, outro pela planilha. Quando Sandra requisita ao sistema o relatório de giro de estoque, as informações são diferentes dos indicadores que ela obtém com a sua planilha.
Assinale a alternativa que apresenta o princípio que destaca o risco da utilização por Sandra dos dados diferentes em duas bases:
	
	A
	Redundância
	
	B
	Integração
	
	C
	Inconsistência
	
	D
	Interrupção
	
	E
	Interação
Questão 2/5 - Comunicação Organizacional
Leia as informações abaixo:
Após a análise a respeito do avanço do mercado de café em cápsulas monodose, a Nestlé passou a se preocupar com o posicionamento do Nescafé, versão solúvel de café, pois tem percebido uma queda da participação deste produto no mercado de cafés instantâneos. De acordo com a diretoria de marketing da Nestle, o Nescafé representa uma marca pioneira há mais de 75 anos, fazendo parte de um dos pilares da empresa, ou seja, é um símbolo da Nestlé no mercado mundial. Dessa forma, a Nestlé precisa realizar investimentos na marca e posicionamento do produto para evitar uma queda maior das suas vendas.
Fonte: Disponível em: http://www.sm.com.br/detalhe/nestle-faz-investimento-para-revitalizar-marca-de-cafe-soluvel. (17/06/2017). Acesso em 18/06/2017 (adaptado).
Com base no texto apresentado e no conteúdo a respeito das estratégias para divulgação e preservação das marcas, produtos e serviços, considere as afirmações a seguir:
 I. O Nescafé atingiu uma fase de declínio no mercado, logo, uma ação de reposicionamento da marca e divulgação da mesma não surtirá mais efeitos no mercado.
II.  A Nestlé deverá investir na divulgação da marca Nescafé associando-a a preços baixos para estimular a recuperação das suas vendas.
III. A Nestle atingirá maior eficiência a partir da elaboração de um planejamento de marketing. Assim poderá definir o público-alvo que consome o produto e as estratégias mais direcionadas para divulgação e reposicionamento da marca.
É correto o que se afirma em:
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	III, apenas.
	
	C
	I e II, apenas.
	
	D
	II e III, apenas.
	
	E
	I, II e III.
Questão 3/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
O conceito de sistemas é um elemento de base para se trabalhar com sistemas de informações. Dentre as definições de sistemas vistas em aula e no material didático, alguns elementos são comuns, como a entrada, o processamento, a saída e o ambiente. Além disso, essa base conceitual de sistemas oferece inúmeras possibilidades para se trabalhar e entender o que são e como funcionam os sistemas de informações.
A partir do exposto, leia e analise as afirmativas a seguir:
I. Um sistema pode ser visto como um conjunto de elementos isolados, não acoplados entre si, que trabalham coletivamente para o alcance de objetivos específicos.
II. Um sistema pode ser visto como um conjunto de elementos inter-relacionados e interdependentes, que atuam em conjunto para o alcance de objetivos específicos.
III. A ideia de sistema leva a pressupor que entre os seus elementos há uma interação mútua, na qual os elementos, além de relacionarem-se, são capazes de influenciar uns aos outros.
IV. As empresas são um exemplo de sistema aberto, uma vez que possuem interação com seus ambientes e importação e exportação de recursos diversos.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Somente a afirmativa I é correta;
	
	B
	Somente as afirmativas I e II estão corretas;
	
	C
	Somente as afirmativas I e III estão corretas;
	
	D
	Somente as afirmativas II e IV estão corretas;
	
	E
	Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Questão 4/5 - Comunicação Organizacional
Leia o texto a seguir, o qual aborda sobre a comunicação de marketing como diferencial estratégico:
O ponto de partida para a adoção de ações de Marketing nas organizações é a compreensão do chamado Mix ou Composto de Marketing, o conjunto de tópicos básicos denominado “4Ps”.
A seguir, você encontra o conjunto de tópicos do mix ou composto de marketing, relacione-os com as suas adequadas explicações:
I. Produto
II. Preço
III. Praça
IV. Promoção.
(  ) É o conjunto de ferramentas adotadas no processo de seduzir o consumidor e convencêlo a fazer uso de determinado produto ou serviço.
(  ) É a quantia em recursos (não necessariamente dinheiro) que se estabelece como padrão para determinada troca (por exemplo: a quantidade de dinheiro pedida por um produto em uma venda).
(  ) Referemse aos locais físicos, são os elos de comunicação entre o cliente e a empresa (por exemplo, o local onde está instalada uma loja).
(  ) Devese entender por tudo aquilo que a organização disponibiliza para troca (comumente essa troca é a venda em si), como os produtos propriamente ditos, os serviços ou, por vezes, a própria organização.
Assinale a alternativa correta.
	
	A
	III, II, IV, I.
	
	B
	II, IV, I, III.
	
	C
	I, III, II, IV.
	
	D
	IV, I, III, II.
 
	
	E
	IV, II, III, I.
Questão 5/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Com relação aos sistemas de informações, são várias as abordagens que tratam do assunto e que discutem, segundo seus referenciais teóricos e conceituais, elementos diversos, como os tecnológicos, os humanos e os normativos. Neste sentido, alguns autores enfocam o aspecto tecnológico dos sistemas de informações, enquanto outros enfocam os aspectos humanos e normativos, ou procedimentais.
Sobre o aspecto tecnológico, assinale a alternativa que corresponde a definição de redes de dados.
	
	A
	A parte lógica de um sistema de informação. É este elemento que comanda todo o sistema, incluindo os computadores, os dispositivos periféricos e a rede de dados.
	
	B
	É o conjunto de telas produzidas por um programa, incluindo seus elementos visuais, ícones, gráficos, botões, menus, caixas de texto, entre outros elementos.
	
	C
	É a parte que congrega os elementos físicos de um sistema, onde se enquadram todos os tipos de computadores, bem como periféricos como monitores, teclados, impressoras e outros elementos de transmissão de dados.
	
	D
	É o elemento que interconecta os computadores e faz com que as informações circulem por todo o sistema, permitindo acesso aos dados – inclusive em modo remoto – e ao conteúdo do sistema.
	
	E
	Repositório de dados onde se atende aos comandos enviados pelo software de forma que há um processo de transação de dados para retornar a resposta ao elemento solicitante.

Outros materiais