Buscar

Antropologia - Atividade 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1
1. Em relação ao que propõe a Antropologia para a compreensão do conceito de cultura, podemos afirmar que:
I – Não existem culturas lógicas ou pré-lógicas, mas a coerência de um hábito cultural só pode ser analisada a partir do sistema ao qual pertence.
II – A cultura interfere no plano biológico.
III – As sociedade simples, como as indígenas, expressam uma cultura estática para preservarem sua identidade e tradição
(Pontos: 2)
a) As afirmações I e III estão incorretas
b) As afirmações I e II estão corretas.
c) As afirmações II e III estão incorretas.
d) afirmação II está incorreta.
Justificativa:
As culturas convivem em diversos sistemas culturais e é equivocado pensarmos que elas devem ascender de pré lógica para lógica. As sociedade tradicionais, também são culturalmente dinâmicas.
Questão 2
2. Em relação ao que estudamos sobre o conceito de cultura podemos afirmar que: (Pontos: 2)
a) existem dois tipos de mudança cultural: uma que é interna, resultante da dinâmica do próprio sistema cultural, e uma segunda que é o resultado do contato de um sistema cultural com um outro. No entanto, nenhum destes dois tipos de mudança ocorre nas sociedades tradicionais.
b) Os índios Jê correlacionam a relação sexual com a concepção, mas acreditam que só urna cópula é insuficiente para formar um novo ser. O homem e a mulher devem ter várias relações para que a criança seja totalmente formada. Este tipo de crença ilustra a tese de que existem culturas lógicas e pré-lógicas.
c) cultura se define pelo determinismo biológico.
d) a cultura interfere no plano biológico.
Justificativa:
Correta. Diversos exemplos podem ser citados: horário da comida, a crença em rituais religiosos, a apatia causada pela distância da própria cultura.
Questão 3
3. --"No Manifesto sobre aculturação, resultado de um seminário realizado na Universidade de Stanford, em 1953, os autores afirmam que "qualquer sistema cultural está num contínuo processo de modificação. Assim sendo, a mudança que é inculcada pelo contato não representa um salto de um estado estático para um dinâmico, mas, antes, a passagem de uma espécie de mudança para outra. O contato, muitas vezes, estimula a mudança mais brusca, geral e rápida do que as forças internas". (LARAIA, 2009, p. 50)
Considerando a leitura da citação acima, podemos afirmar que:
I- A identidade cultural de um povo é garantida somente pela tradição e permanência dos seus hábitos primordiais.
II- As sociedades tradicionais são aquelas que mantêm sua identidade preservada através da cultura estática, como peça de museu.
III – Elementos culturais da sociedade branca, como o uso de aparelhos tecnológicos, descaracterizam e subtraem os direitos de povos indígenas que, tradicionalmente, não se utilizam destes recursos.
(Pontos: 2)
a) As afirmações I, II e III estão incorretas.
b) As afirmações I, II e III estão corretas.
c) As afirmações I e III estão corretas.
d) Apenas a afirmação I está correta.
Justificativa:
Está incorreta. A identidade de um povo não é vista por hábitos mantidos por características primordiais.
Questão 4
4. Quando dizemos que os indivíduos participam de forma diferenciada da cultura, é correto afirmar que: (Pontos: 2)
a) O voto a partir dos 16 anos e a aquisição da carteira de motorista aos 18 anos fazem parte da legislação brasileira. Na Alemanha o jovem pode comprar bebida alcoólica a partir dos 16 anos. Isso mostra como em todas as culturas a faixa etária dá as mesmas possibilidades de participação cultural.
b) Em todas as sociedades e culturas, o matrimônio é permitido por lei a partir dos 21 anos, pois estudos genéticos concluíram que esta idade reflete amadurecimento psicológico.
c) O indivíduo não domina todos os aspectos de sua cultura, mas deve existir o mínimo de participação do indivíduo em sua cultura a fim de que se articule com os demais membros de sua sociedade.
Justificativa:
É necessário que os indivíduos apresentem o mínimo de respostas culturais de acordo com as expectativas de sua sociedade para que consiga articular-se com os demais.
Questão 5
5. 
"Os africanos removidos violentamente de seu continente (ou seja, de seu ecossistema e de seu contexto cultural) e transportados como escravos para uma terra estranha habitada por pessoas de fenotipia, costumes e línguas diferentes, perdiam toda a motivação de continuar vivos. Muitos foram os suicídios praticados, e outros acabavam sendo mortos pelo mal que foi denominado de banzo. Traduzido como saudade, o banzo é de fato uma forma de morte decorrente da apatia." (LARAIA, 2009, p.93)
Esta citação refere-se à ideia de que:
(Pontos: 2)
a) a cultura é determinada pela biologia.
b) a geografia do lugar interfere decisivamente em nossas respostas culturais.
c) a cultura interfere no plano biológico.
d) alguns povos são etnocêntricos e não se adaptam a outras culturas.
 Justificativa:
A cultura tem o poder de influenciar em nossas respostas biológicas. Por exemplo, a tristeza despertada pela separação forçada de nosso povo pode gerar apatia e depressão.

Outros materiais