Buscar

APRESENTAÇÃO PSICO SOCIAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

7
 
CITAÇÕES
Citação é menção no texto, de uma informação extraída de outra fonte, podendo ela ser escrita ou oral. 
As citações podem ser: diretas , indiretas ou citação da citação. 
CITAÇÕES
1- Citação Indireta
		
		Quando o texto apresentado tem como base a ideia de autores consultados, porém é redigido com palavras do autor do trabalho em questão. Neste caso dispensa a utilização de aspas e a numeração da página é opcional.
CITAÇÕES
		
		Exemplos:
		
		Neste sentido, Szuster (1980) lembra que a inflação gera um ambiente incerto, dificultando a tomada de decisões. 
		
		A inflação gera um ambiente incerto, dificultando a tomada de decisões (SZUSTER,1980).
CITAÇÕES
Citação Direta ou textual: Quando o texto apresentado no trabalho é transcrito totalmente ou em parte do autor consultado. O tamanho da citação determina sua localização do seguinte modo:
Citações diretas de até 3 linhas devem vir obrigatoriamente entre “aspas duplas” e inseridas no parágrafo normal. 
Exemplos: 
		 “A transcrição literal é a transcrição de expressão, frase ou parágrafo tal qual está no texto que estamos lendo.” (JACOBINI, 2003, p.25).
		Para Jacobini (2003, p.25), a citação literal é “[...] a cópia exata do trecho citado.”
		A exemplo de Severino (1998, p.159), podemos dizer que "[...] as diretrizes metodológicas como as veiculadas por este manual não têm valor intrínseco, transcendental e universal."
CITAÇÕES
Citações diretas com mais de três linhas digitadas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda com letra menor do que a utilizada no texto, sem aspas e com espaçamento simples.
	
Exemplo:
	
 
A escola substitui a aprendizagem como meio de educação. Isso quer dizer que a criança deixou de ser misturada aos adultos e de aprender a vida diretamente, através do contato com eles. A despeito de muitas reticências e retardamentos, a criança foi separada dos adultos e mantida à distância, numa espécie de quarentena, antes de ser solta no mundo. Essa quarentena foi a escola, o colégio. (ARIÈS, 1981, p.11).
CITAÇÕES
	Rousseau (2004, p.4) assim se refere à ciência:
Tudo está bem quando sai das mãos do autor das coisas, tudo degenera entre as mãos do homem. Ele força uma terra a alimentar as produções de outra, uma árvore a carregar os frutos de outra. Mistura e confunde os climas, os elementos, as estações. Mutila seu cão, seu cavalo, seu escravo. Perturba tudo, desfigura tudo, ama a deformidade e os monstros. Não quer nada da maneira como a natureza o fez, nem mesmo o homem; é preciso que seja domado por ele, como um cavalo adestrado; é preciso apará-lo à sua maneira, como uma árvore de seu jardim.
CITAÇÕES
Citação da Citação
A citação de citação refere-se a uma informação retirada de um documento consultado, a cuja obra original não se teve acesso. Esse tipo de citação só deve ser utilizado nos casos em que, realmente, o documento original não possa ser recuperado, visto tratar-se de documento muito antigo, com dados insuficientes para a localização do material. Deve-se citar o autor do documento não consultado, ano da publicação do documento, página seguido da expressão apud sobrenome do autor do documento efetivamente consultado. 
CITAÇÕES
Segundo Kautsky (2011 apud RAMOS Marise, 2014, p.417), afirma que desde a primeira grande crise em 1815, o capital ao longo de tempo, já enfrentou mais nove crises, decorrente da dinâmica capitalista, todas bem sucedidas e necessárias para a sua reorganização. 
CITAÇÕES
Segundo Silva (1983 apud ABREU, 1999, p.3), a personalidade empreendedora “[...] é o visionário dentro de nós, o sonhador [...]”
A hipótese deve ser sugerida e verificável pelos fatos. “Não invento hipóteses.” (NEWTON, 1960, p.15 apud VILELA, 1965, p.218)
REFERÊNCIAS
Manual de Orientações para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos.
Biblioteca UNINOVE
(Recomento a todos que tenham sempre em mãos esse Manual)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes