Buscar

MATERIAL ESTUDO G1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ULBRA GUAÍBA
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
DIREITO CONSTITUCIONAL I – PROFESSOR ONÉLIO LUIS S. SANTOS 
MATERIAL DE ESTUDOS DE G1 – 2017/1
A limitação circunstancial ao poder de reforma constitucional inibe que a Constituição Federal seja alterada diante da ocorrência de determinados eventos.
Controle de constitucionalidade por via principal é o chamado controle abstrato, que tem como característica a discussão da lei em tese e como objeto leis ou atos normativos federais e estaduais;
A inconstitucionalidade por omissão será verificada na falta de produção de atos legislativos ou administrativos exigíveis para tornar plenamente aplicáveis normas constitucionais;
Os sistemas de controle da constituição podem ser políticos, repressivo e concentrado;
Classifica-se como contida uma regra constitucional que possui elementos de aplicabilidade direta, mas exige a mediação que possibilita a redução de sua abrangência pelo legislador infraconstitucional.
Segundo o princípio da unidade da Constituição, as normas constitucionais devem ser consideradas não isoladamente, mas como preceitos integrados num sistema interno unitário de regras e princípios;
Classificam-se como limitada-institutiva uma regra com aplicabilidade mediata e reduzida, dependendo de legislação ulterior para dar corpo as suas instituições;
O moderno conceito de Constituição abrange, além das normas referentes ao Estado, seus órgãos e funcionamento, também os direitos fundamentais e diversas outras matérias, como saúde, meio ambiente e relações econômicas;
Na classificação de Lassale, a Constituição é a norma fundamental e fundamento de validade de todos as outras leis.
A classificação de Constituição que reconhece como sendo não texto escrito, o qual não tem validade, mas sim o conjunto dos poderes religiosos, econômicos, militar e outros que efetivamente comandem um Estado, é a que aponta o seu sentido sociológico.
Uma Constituição consuetudinária seria classificada, quanto ao modo de elaboração, como histórica.
Quer se admita a constituição em sentido formal, quer em sentido material, as disposições referentes à organização do Estado e dos Poderes e as garantias fundamentais fazem parte do conceito de Constituição.
O entendimento de Constituição em sentido formal não prescinde da apresentação da Constituição como documento escrito.
É critério para definir uma norma como formalmente constitucional o fato de que ela, esteja inserida no texto da Constituição, independente da matéria que trate.
Quanto a arguição de inconstitucionalidade se dá por via de exceção, num processo que se discute relação jurídica diversa da inconstitucionalidade estamos diante da utilização de que critério (método) de controle e quais são os seus efeitos? (Incidental, com efeito inter-partes, ex-tunc).
A inconstitucionalidade formal pode manifestar-se exceto: Pela desconformidade ou incompatibilidade do conteúdo da lei, ato normativo ou comportamento com o disposto em norma constitucional. (Material)
“ Os problemas constitucionais não são problemas de direito, mas de poder; a verdadeira Constituição de um país somente tem base os fatores reais e efetivos do poder que naquele país vigem e as constituições escritas não tem valor nem são duráveis as não ser que explimam fielmente os fatores do poder que imperam na realidade social...” (Ferdinand Lassalle)
O Poder Constituinte originário como: Fonte de onde derivam os demais Poderes.
Quando identificamos uma codificação e sistematização num texto único, elaborando reflexivamente encerrando todas as normas tidas como fundamentais sobre o Estado, estamos diante de uma constituição que pode ser classificada como: Escrita.
O poder constituinte originário é soberano, inicial, ilimitado e incondicionado.
A limitação circunstancial ao poder de forma constitucional inibe que a Constituição Federal seja alterada diante da concorrência de determinados eventos.
Normas constitucionais de eficácia contida são aquelas completas em conteúdo e hipótese, com possibilidade, todavia, o terem o seu alcance reduzido por obra do legislador ordinário. 
Normas materialmente constitucionais são aquelas que integram a estrutura fundamental do Estado.
 A Constituição vigente possui cláusulas pétreas que impedem deliberação sobre proposta de emenda tendente a abolir a forma federativa do Estado, o voto direto, secreto, universal e periódico, a separação dos poderes e os direitos e garantias individuais.
As emendas à Constituição expressam o típico meio de manifestação por poder constituinte derivado.

Outros materiais