Buscar

AV Seminários da Língua Portuguesa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL_AV_ » SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM LÍNGUA PORTUGUESA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno
	Professor:
	FABIO MACEDO SIMAS
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 1,0    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 12/06/2017 11:02:02
	O aproveitamento da Avaliação Parcial será considerado apenas para as provas com nota maior ou igual a 4,0.
	 1a Questão (Ref.: 201102308244)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	O SINAES Sistema Nacional do Ensino Superior, criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, tem o objetivo de avaliar IES, Cursos e Estudantes. Os resultados das avaliações possibilitam traçar um panorama da qualidade dos cursos e instituições de educação superior no País. (http://portal.inep.gov.br/superior-sinaes) Como estes resultados auxiliam as Instituições, órgãos governamentais, estudantes, pais de alunos, empresas e público em geral? Responda a questão com três parágrafos: No primeiro, introduza sua ideia sobre o tema citando seus argumento(s) para descrevê-la. No parágrafo seguinte, desenvolva cada um dos argumento(s). No último parágrafo, apresente sua conclusão sobre o tema.
		
	
Resposta: Os resultados das avaliações possibilitam traçar um panorama da qualidade dos cursos e instituições de educação no país _ como por exemplo _ ENADE, prestando informações quanto as melhorias a serem feitas, adaptações e livre acesso aos discentes e docentes e, a todos os envolvidos nos processos e metodologias das mesmas. Aos órgãos governamentais é importante ressaltar que é "papel" destes advertir, orientar e definir , cobrar , quais parâmetros devem ser adaptados, adicionados, excluídos ou inseridos nas grades curriculares das instituições no país. Às empresas cabe o papel de atender aos requisitos para seu funcionamento. Aos docentes e discentes é necessário o cumprimento dos direitos e deveres, como acompanhar assiduidamente todo seu curso. Os órgãos governamentais devem trabalhar no cumprimento das normas estabelecidas , bases curriculares nacionais, visando o bom funcionamento das regras, dos parâmetros curriculares e cobrando das instituições de ensino o seu cumprimento. As empresas que vislumbram o crescimento e as melhorias para as escolas e ou quaisquer instituições de ensino, cabe estar sempre atento ao cumprimento das normas e bases curriculares brasileiras para não deixar de atender alunos, famílias dos discentes, docentes e a prória filosofia de funcionamento. Por fim, a avaliação das insituições de ensino brasileiras é necessária para que todos os envolvidos no processo da educação, alcancem seus planos, bem como o cumprimento das normas, às adaptações _ físicas e sistêmicas _ e ao atingimento dos objetivos gerais e específicos das mesmas. Dessa maneira, todos estão em conformidade com os parâmetros curriculares nacionais e ao cumprimento das leis e diretrizes de ensino nacionais, atendendo tanto as necessidades das instituições, como os órgãos públicos e docentes/discentes, perfazendo caminhos de atendimento àquilo que há demanda no país: a educação.
	
Gabarito: O aluno deve atender o enunciado sem fugir dos temas abaixo relacionados, além de respeitar o formato solicitado. Orientam as IES no alcance de sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social. Orientam órgãos governamentais na definição de políticas públicas. Orientam os estudantes, pais de alunos, instituições acadêmicas, empresas e público em geral, na tomada de suas decisões quanto à realidade dos cursos e das instituições.
	
	 2a Questão (Ref.: 201102309352)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Como vimos em nossas aulas, a nossa relação com a leitura está perdendo a linearidade da palavra, das letras. Comente essa afirmação.
		
	
Resposta: A nossa relação com a leitura está perdendo a linearidade da palavra devido às inovações tecnológicas, como o uso constante do celular com corretores ortográficos, por exemplo. Pessoas em processo de formação intelectual, no ensino fundamental _ como as crianças e adolescentes _ que ainda estão no ensino fundamental são as mais prejudicadas.
	
Gabarito: As opções de leitura oferecidas pela mídia eletrônica estão criando novas práticas, exigindo-nos crescente capacidade de integrar as informações de modo não linear. Nas redes sociais conectadas pelas tecnologias digitais acopladas cada vez mais à Internet, à telefonia e à televisão, em que os conteúdos nos chegam on line, em tempo síncrono, pressionando-nos a nos manter antenados com eventos e notícias de última hora, estamos remodelando a figura do leitor e os modos de processamento da leitura. Não lemos mais somente na superfície de uma página impressa estática, temos a opção de selecionar e ordenar, a nosso modo e ao nosso ritmo, comunicações provenientes de diferentes fontes e links. Somos cotidianamente expostos a uma enorme massa de mensagens, não raro, temos dificuldade de integrá-la e, mais ainda, de mantê-la em nossa memória de longo prazo. (RONCARATI, 2010, p.18)
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102308247)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O SINAES analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. O processo de avaliação leva em consideração aspectos como:
		
	 
	ensino, extensão e corpo discente;
	
	extensão, docência e EAD;
	 
	ensino, pesquisa, extensão, etc.
	
	responsabilidade fiscal, pesquisa, extensão;
	
	responsabilidade social, gestão da casa e corpo discente;
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102757611)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Desde que o mundo é mundo o ser humano constrói seus próprios objetos, suas coisas. Por isso, podemos depreender o surgimento de:
		
	
	Filosofia
	 
	Arte
	
	Cidadania
	 
	Multiculturalismo
	
	Ética
	
	 5a Questão (Ref.: 201102308256)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Físicos do Laboratório Nacional Fermi, entre eles Rob Roser, dos Estados Unidos, disseram estar 'absurdamente próximos' de provarem a existência da partícula subatômica chamada bóson de Higgs, considerada um elemento fundamental para a transformação dos restos da explosão espacial em estrelas e planetas. Segundo Don Tovey, professor de Física das Partículas na Universidade de Sheffield, "os resultados são particularmente importantes, porque eles usam uma forma completamente diferente e complementar de procurar o bóson de Higgs. Isso nos dá mais confiança de que o que estamos vendo é realmente a prova de uma nova física, e não apenas um acaso estatístico." Essa partícula subatômica é apelidada, no meio acadêmico, de:
		
	
	átomo molecular
	
	criação de Deus
	 
	catalizador de partículas FCD
	 
	partícula de Deus
	
	acelerador de partículas UFC
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102308265)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Bombeiros e policiais militares e civis do Rio de Janeiro decidiram encerrar a greve iniciada antes do carnaval sem que a paralisação tenha atingido seu principal objetivo: a adoção de um piso salarial de R$ 3,5 mil.Com um saldo de PMs e bombeiros presos no complexo penitenciário de Bangu, o fim da greve foi anunciado após uma assembleia realizada a portas fechadas. Os grevistas temiam a prisão de mais militares e, por isso, designaram, para anunciar a decisão, as mulheres dos servidores presos em Bangu e o inspetor da Polícia Civil, presidente do Sindicato de Policiais Civis do Rio (Sinpol). Para justificar a reunião a portas fechadas, os grevistas alegaram que o local estava cercado de P-2 (homens do serviço de inteligência da PM) que, segundo eles, poderiam prender os servidores envolvidos na paralisação. Com base no tema em questão, analise as duas afirmações a seguir. I - Aos membros das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares são proibidas a sindicalização e a greve. PORQUE II - Os membros das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, instituições organizadas com base na hierarquia e disciplina, são militares dos Estados, do Distrito Federal e dosTerritórios.
		
	
	Somente a afirmação II está correta
	
	Somente a afirmação I está correta
	 
	As afirmações I e II estão corretas e a afirmação II não é uma justificativa correta da primeira
	 
	As afirmações I e II estão corretas e a afirmação II é uma justificativa correta da primeira
	
	As afirmações I e III não estão corretas
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201102309344)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O Projeto Político Pedagógico do Curso de Letras é um documento importante para o curso, pois, dentre outros aspectos, trata de:
		
	
	Condições climáticas do pólo;
	
	Perfil do professor;
	 
	Perfil do egresso;
	
	Orientações vocacionais.
	 
	Características sócio-históricas do formando;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201102759909)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Uma vez que falamos muito mais do que escrevemos em nossa prática cotidiana, podemos afirmar que a escrita se apresenta, dessa forma:
		
	
	tão difícil quanto à fala
	
	intermediária
	 
	mais complexa
	
	mais modesta
	 
	mais simples
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201102650617)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	No que diz respeito aos morfemas, podemos afirmar que:
		
	
	São as sílabas
	 
	Auxiliam na distinção de significado dos fonemas
	 
	São as menores unidades significativas da língua
	
	São unidades distintivas
	
	Produzem sons exatos na língua
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201102755719)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Questões como língua x fala, sincronia x diacronia, a noção de signo linguístico, a arbitrariedade desse signo, a própria noção de sistema, paradigma x sintagma, entre outros temas, são oriundos da teoria:
		
	
	funcionalista
	
	de parâmetros
	 
	gerativa
	
	de Chomsky
	 
	de Saussure

Outros materiais