Buscar

1° MATERIA caderno

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Caderno 
Regime plastico - quando um metal e deformado plasticamente a sua resistencia mecanica aumenta progressivamente com a deformação .A esse fenomeno da-se o nome
de encruamento("strain-hardening"). A razao (tensao/Defoemação) indica em cada a taxa com que o metal esta encruando.
tensoes de eng. podem somar.tensao verd. nao pode.
DEDUÇOES 
tensao verd.=F/A*(A0/A0) 	Tensao verd = S0*(A0/A) Vt=V0 A0*L0=Af*Af
e=Al/LO = (Lf-L0)/lO = LF/l0 - 1	E+1=lF/L0 	(A0/Af)=(Lf/L0)=e+1--> A
tensao = força/area força=tensao*area	Tensao*dv+dv*area=0 
-dv*A=dv*A	-dA/A = d*tensao/tensao 
tensao=d tensao/d def.
k*Ev^n=k*n*Ev^n-1
(Ev^n/Ev^n-1)=n
n=Ev^n-(n-1)
n=Ev
tensao=K*Ev ^n (equa. hollomann) k=coef. resistencia n= n° encruamento
n=Eu (def. uniforme ou verdadeira)
log tensao=log K + n*logEv
	FATORES METALURGICOS NA CONFORMAÇÃO DOS METAIS
influencia de temperatura
Th=Tw/Tf onde, Th=temp. homologa - Tw=temp. de processamento - Tf=temp. fusao
 O trabalho a quente é definido como a deformação sob condições de temperatura e taxa de deformação tais que processos de recuperação e recristalização ocorrem simultaneamente com a deformação. De outra forma, o trabalho a frio é a deformação realizada sob condições em que os processos de recuperação e recristalização não são efetivos. No trabalho a morno ocorre recuperação, mas não se formam novos grãos (não há recristalização).
trabalho a frio <=0,3
trabalho a quente>0,5
trabalho morno 0,3<Th<=0,5
 A resistencia mecanica dos metais normalmente cai quando Th aumenta
T(seta pra cima 1)=aumenta plasticidade,aumenta oxidação
T(seta pra cima 3)(trablho a quente)=descabonetação,crescimento dos graos,aumenta rugosidade,empenamento,fusao recipiente e cai oxidação.
 fazer grafico oxidação(Y) vs temperatura(X) = faz uma parabola pra baixo,marca um pto no centro mais alto.
Explicaçao do grafico: O aumento da temp. começa a oxidação,+se aumentar d+ perde carbono e forma carepa.
 
Explicaçoes em sala
Pto inicial e igual o pto final a o pto de estriccao.
EX: espichado um braço de uma pessoa ,enquanto espicha e defor. uniforme.
limite de resistencia - e aonde tem maior carga ,antes da striccao.
objetivo da conformação= liberar forma,alterar propriedade,diminuir o consumo de material.
propriedade de um grafico de (tensao x defor.) = resiliencia,tensao de escoamento,modulo de elasticidade
 material mais resiliente que existe e a AGUA pq contorna todos os obstaculos
Encruamento= aumenta da dureza(resistencia) enquanto ele esta sofrendo deformação plastica.
DICA: se o material e novo na empresa e eu nao tenho nenhum dado ,faço ensaio de tração e obtenho 
as tensoes,depois faço a linearização e uso a equação y=-a*x - b.
chegar da tensao verd. ate a de tensao eng. uso a equa. TEnsao verd.= S*(e+1).
	DEFINIÇOES SOBRE MATERIAIS
Elasticidade: É definida como a capacidade que o material possui de retornar ao seu estado inicial após o descarregamento, não apresentando deformações residuais.
Plasticidade: A deformação plástica é uma deformação provocada por tensão igual ou superior ao limite de escoamento. Neste tipo de deformação, ocorre uma mudança na estrutura interna do metal, resultando em um deslocamento relativo entre os átomos do metal (ao contrário da deformação elástica), resultando em deformações residuais. 
Ductilidade: É a capacidade que alguns materiais possuem de se deformarem antes da ruptura, quando sujeito a tensões muito elevadas. Quanto mais dúctil o aço maior é a redução de área ou alongamento antes da ruptura. A ductilidade pode ser medida a partir da deformação (?) ou da estricção. Este comportamento fornece avisos ocorrência de tensões elevadas em pontos da estrutura.
Na fase de escoamento, situação em que o corpo de deforma sem o acréscimo de tensão, ocorre uma redistribuição das tensões na estrutura.
Fragilidade: Este tipo de falha ocorre sob tensões abaixo da resistência do material a falha dúctil, ou por sobrecarga. A fragilização do fixador pode ser causado por um vasto número de razões, como fragilização por hidrogênio, revenido, deformação, etc. Na imensa maioria das vezes em que os fixadores são fragilizados, existe a presença do hidrogênio atômico. Desta forma inicia-se uma fratura que se propagará até a ruptura total.
Resiliência: Ë a capacidade de absorver energia mecânica em regime elástico, ou seja, a capacidade de restituir a energia mecânica absorvida.
Tenacidade: Assim como a propriedade anterior, é a capacidade de absorção de energia mecânica em regime elástico e plástico. É representada pela área total do diagrama tensão-deformação. Sua unidade é (J/m3), ou seja, é a energia total, que o material pode absorver até a ruptura, por unidade de volume.
Resistência à tração: É a relação entre a máxima carga de tração aplicada e a área original da secção transversal do material.
Resistência ao choque: Refere-se ao impacto que o material pode absorver sem projeção de trincas intermitentes. 
Dureza: É a resistência ao risco. É medida experimentalmente por vários processos, porém é definida como a resistência oferecida pela superfície à penetração de uma peça de maior dureza.
Fluência: Acontece em função de ajustes plásticos que podem ocorree em pontos de tensão, ao longo dos contornos dos grãos do material. Estes pontos de tensão aparecem logo após o metal ser solicitado por uma carga constante, e sofrer a deformação elástica. Após a fluência ocorre a deformação contínua, levando a redução da área do perfil transversal da peça (denominada estricção). Tem relação com a temperatura a qual o material está submetido: quanto mais alta, maior ela será, porque facilita o início e fim da deformação plástica.
Fadiga: Ocorre quando peças estão sujeitas a esforços repetidos e acabam rompendo a tensões inferiores àquelas obtidas em ensaios estáticos. Deve-se levar em conta esta propriedade principalmente em dimensionamento de peças sob o efeito dinâmico, como pontes, torres de transmissão, etc!
Resistência a Fadiga: A resistência a fadiga é chamada de “ENDURANCE LIMIT”. Devido a uma força de trabalho suficientemente elevada para superar o endurance limit, a partir de uma região quase sempre localizada num ponto de alta concentração de tensões, uma trinca é nucleada, iniciando uma falha que se propagará de forma transgranular, reduzindo a área resistiva até a falha total, quase sempre por sobrecarga.A falha poderá ser por fadiga de longo ciclo ou de baixo ciclo, dependente da amplitude das tensões aplicadas superar de pouco ou de muito da resistência a fadiga do fixador roscado.
Estricção: É a redução das dimensões da secção transversal, provocada pelas cargas de tração aplicadas ao material.
Propriedades Eletroquímicas: Capacidade de condução de energia por meio dos elementos de liga.
Propriedades Térmicas: Os materiais são expostos a diferentes temperaturas de calor ou resfriamento. Essa diferença de temperatura pode modificar a estrutura do material, em função de alguns elementos químicos. Esse processo pode ocorrer na ausência ou na presença de transferência de massa, e na presença de reação químicas, modificando assim a estrutura do material.
Soldabilidade: A capacidade de adequação a soldagem que o material oferece.
Temperabilidade: É a susceptibilidade de endurecimento por resfriamento rápido, ou a propriedade, nas ligas ferrosas, que determina a profundidade e a distribuição da dureza produzida por uma temperâ. Descrevendo fisicamente , podemos definir como a capacidade de um aço transformar total ou parcialmente de austenita para algum percentual de martensita a uma profundidade quando resfriado sob certas condições. Aumentando o limite a resistência a tração e da dureza, e reduzindo a ductilidade e tenacidade dos materiais, aparecendo também tensões internas.
Resistência a corrosão: Em função do ambiente externo susceptível a corrosão, forma-se no material micro falhas originando pontos de altas concentrações de tensões, onde irão ocorrer o início de trincas que serão
propagadas ao longo do material.
	DEFINIÇOES DA TEMPERATURA
	No trabalho a quente, devido à intensa vibração térmica -que facilita muito a difusão de átomos e a mobilidade e aniquilamento das discordâncias - o encruamento e a estrutura distorcida dos grãos produzida pela deformação, são rapidamente eliminados pela formação de novos grãos livres de deformação, como resultado da recristalização. É possível conseguir grandes níveis de deformação, uma vez que os processos de recuperação e recristalização acompanham a deformação. Ela ocorre a uma tensão constante. E como a tensão de escoamento plástico decresce com o aumento da temperatura,ver figura, a energia necessária para a deformação é geralmente muito menor para o trabalho a quente do que para o trabalho a frio ou a morno.
	No trabalho a frio, como o encruamento não é aliviado, a tensão aumenta com a deformação. Assim a deformação total- que é possível de se obter sem causar fratura- é menor no trabalho a frio do que no trabalho a quente e a morno. Exceto quando se realizam tratamentos térmicos de recozimento para aliviar os efeitos do encruamento.
	No trabalho a morno ocorre uma recuperação parcial da ductilidade do material e a tensão de conformação situa-se numa faixa intermediária entre o trabalho a frio e a quente.Costuma-se definir, para fins práticos, as faixas de temperaturas do trabalho a quente, a morno e a frio baseadas na temperatura homóloga, que permite a normalização do comportamento do metal, ver figura. Em um metal puro, que não sofre transformação de fase no estado sólido, os pontos de referência em termos de temperatura são: o zero absoluto e o ponto de fusão. Estes pontos, traduzidos em graus Kelvin, estabelecem os extremos da escala homóloga de temperaturas.
	É importante compreender que a distinção básica entre TQ e TF é portanto, função da temperatura em que se dá a recristalização efetiva do material. Assim, embora para muitas ligas comerciais a temperatura do TQ seja realmente elevada em relação à ambiente, para metais como Pb e Sn, que se recristalizam rapidamente à temperatura ambiente após grandes deformações, a conformação à temperatura ambiente é TQ. Por outro lado, a conformação a 1100ºC é TF para o tungstênio, cuja temperatura de recristalização é superior a esta, embora seja TQ para o aço.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais