Buscar

Aula 02 Geologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
	
GEOLOGIA APLICADA A ENGENHARIA
Prof.: ELIANA FERNANDES
24/10/2013
	Universidade Tecnológica Federal do Paraná
*
*
*
*
Geologia Teórica ou Geral
Parte Física: estuda os tipos de materiais e seu modo de ocorrência.
 Mineralogia – trata das propriedades cristalográficas (formas e estruturas) físicas e químicas dos minerais, bem como da sua classificação;
 Petrografia – descrição dos caracteres intrínsecos da rocha, analisando sua origem (composição química, minerais, arranjo dos grânulos minerais, estado de alteração);
 Sedimentologia – é o estudo dos depósitos sedimentares e sua origem. As inúmeras feições apresentadas nas rochas podem indicar os ambientes que existiam no local no passado e assim entender os ambientes atuais;
*
*
Geologia Teórica ou Geral
 Estrutural – investiga os elementos estruturais presentes nas rochas e causados por esforços;
 Geomorfologia – trabalha com a evolução das feições observadas na superfície da Terra, identificando os principais agentes formadores dessas feições e caracterizando a progressão da ação de agentes como o vento, gelo, água... que afetam bastante o relevo terrestre. Em resumo: estuda a maneira como as formas da superfície da Terra são criadas e destruídas.
*
*
Geologia Teórica ou Geral
Parte Histórica: estudo da evolução dos acontecimentos e fenômenos ocorridos no passado.
 Paleontologia – estuda a vida pré-histórica, tratando do estudo de fósseis de animais e plantas micro e macroscópicos, sendo conhecidos através de seus restos ou vestígios encontrados nas rochas . Os fósseis são importantes indicadores das condições de vida existentes no passado geológico, preservados por meios naturais na crosta terrestre;
 Estratigrafia – trata do estudo da seqüência das camadas (condições de sua formação e a correlação entre os diferentes estratos ou camadas).
*
*
Geologia Aplicada
Ligada ao estudo da ocorrência, exploração de minerais e rochas sob o ponto de vista econômico, bem como à aplicação dos conhecimentos geológicos aos projetos e às construções de obras de Engenharia. 
 A ECONOMIA: envolve a aplicação de princípios geológicos para o estudo do solo, rochas, água subterrânea e sua influência no planejamento e construção de estruturas de engenharia, ou seja, é o estudo dos materiais do reino mineral que o homem extrai da Terra para a sua sobrevivência e evolução (substâncias orgânicas e inorgânicas).
*
*
Geologia Aplicada
 A ENGENHARIA: emprego dos conhecimentos geológicos para a solução de certos problemas de Engenharia Civil, principalmente na abertura de túneis e canais, implantação de barragens, construção de estradas, obtenção de água subterrânea, projeto de fundações, taludes, etc. 
*
*
Aplicações da Geologia na Engenharia
Obtenção de materiais para construção em geral:
*
*
Aplicações da Geologia na Engenharia
Projetos e Construção de Estradas
*
*
Aplicações da Geologia na Engenharia
Fundações de Edifícios
A escolha do tipo de fundação é responsabilidade do engenheiro projetista e é feita baseada nas informações geológicas, as quais devem fornecer dados sobre o terreno de fundação. 
*
*
Aplicações da Geologia na Engenharia
Obtenção de Água Subterrânea
Grande número das Obras de Engenharia encontram problemas relativos às águas subterrâneas. A ação e a influência dessas águas podem causar imprevistos e acidentes. 
Os casos mais comuns deste tipo de problema são verificados em cortes de estradas, escavações de valas e canais e fundações.
De acordo com o tipo de obra executa-se um tipo de drenagem ou rebaixamento do lençol freático. 
*
*
Aplicações da Geologia na Engenharia
Barragens de Terra e Aterros em Geral
As Barragens são estruturas construídas em vales e destinadas a fechá-los transversalmente proporcionando o represamento de água.
A escolha do local para a implantação de uma barragem é feita segundo um planejamento geral em que interferem as condições geológicas e geotécnicas da região e ainda fatores hidráulicos, hidrelétricos e político-econômicos.
*
*
Aplicações da Geologia na Engenharia
Barragens de Terra e Aterros em Geral
*
*
Aplicações da Geologia na Engenharia
Exemplo de Estrutura Geológica em Locais de Barragens

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes