Buscar

Psicologia do senso comum X Psicologia Científica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

- Psicologia do senso comum X Psicologia Científica
Psicologia do senso comum- Pode ser denominada também de psicologia ingênua. Consiste no conjunto de crenças, ideias e convicções transmitidas culturalmente. Essas crenças e convicções se sustentam nas observações do dia-a-dia, e servem de base para as decisões do cotidiano. 
Do ponto de vista da psicologia ingênua, conhecer alguma coisa é estar consciente dela. Nesse sentido, a psicologia do senso comum não se refere a percepções ou sentimentos inconscientes. 
Segundo Fritz Heider, a teoria do senso comum pode ser um auxílio para a construção da teoria científica, e uma fonte de hipóteses. Para ele, a psicologia científica não deveria refutar a do senso comum, e sim, desenvolve-la, de modo que a ingênua contém um conhecimento espontâneo das relações humanas. Ele defende que muitas teorias científicas podem ser compreendidas como negações de uma ou outra suposição do senso comum, como por exemplo a psicanálise se desenvolveu sob a negação da suposição de que todo pensamento é consciente, premissa da teoria ingênua.
Psicologia Científica – A teoria científica se dedica à explicação , descrição, à previsão e ao controle do desenvolvimento do seu objeto de estudo (lógica das ciências naturais). Ao se firmar apenas nesse solo naturalista, acabou negando o próprio homem em sua humanidade, reduzindo-o aquilo que pudesse ser visto e medido.

Outros materiais