Buscar

Ampulheta de Gallahue Resumo 23 04 2015

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ampulheta de Gallahue - Resumo
 de tcrns | trabalhosfeitos.com
 UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
Professora: Sheilla Tribess – Crescimento e Desenvolvimento Motor
Nome: Thayna Morgado Cruañes
Curso: Educação física – 1° período
Tema: Ampulheta da Vida - Gallahue
A chamada Ampulheta do Desenvolvimento Motor, ou Ampulheta da Vida, de Gallahue e Ozmun, tem como objetivo ilustrar as fases de desenvolvimento que adquirimos ao longo da vida, e até a morte.
Dantas afirma que esse desenvolvimento motor é fortemente caracterizado por sua direção, ele ocorre da cabeça em direção aos pés e do centro do corpo em direção as extremidades.
Gallahue divide as fases comparando cada idade às suas esperadas características.
Figura 1. As fases do desenvolvimento motor. Fonte: Gallahue e Ozmum, 2005 p. 57.
Fase dos movimentos reflexos: se inicia ainda no útero, e vai até um ano de idade. Ocorrem movimentos involuntários, que recebem estímulos específicos. Existem os reflexos primitivos que ocorrem por uma questão de sobrevivência; os reflexos posturais, que são um pré requisito para os mecanismos de locomoção, manipulação e estabilização; e os reflexos locomotores, que estão inibidos nessa fase, porém já existem no sistema nervoso.
Fase dos movimentos rudimentares: fase que vai até os 2 anos de idade, é caracterizada pelos primeiros movimentos voluntários da criança, que costumam ser descoordenados. Essa segunda fase, é dividida em estágio de inibição dos reflexos (passagem dos movimentos reflexos para movimentos controlados, devido a maturação do sistema nervoso e menor número de restrições ambientais) e estágio de pré-controlo (ocorre maior controle eprecisão nos movimentos, passando a manter o equilíbrio, manipular objetos e exploração do ambiente – locomoção).
Fase dos movimentos fundamentais: vai de 2 até os 7 anos de idade, é caracterizada por diferentes formas de movimentos realizados pela criança (exemplos: correr, chutar, saltar, arremessar, entre outros). Nessa fase é indispensável a boa interação e exploração da criança com o ambiente, já que a fase influirá na aquisição de habilidades mais específicas e complexas. A fase dos movimentos fundamentais é dividida em três estágios: estágio inicial (primeiros movimentos, descoordenados, imperfeitos e simples), estágio elementar (há maior controle dos movimentos, porém ainda não há naturalidade em sua execução) e estágio maduro (movimentos coordenados e dominados pelas crianças, ocorre por volta dos 6, 7 anos de idade, podendo ocorrer mais cedo em alguns casos).
Fase dos movimentos especializados: 7 a 14 anos de idade para cima, ocorre aperfeiçoamento dos movimentos fundamentais, influindo nas habilidades da vida cotidiana. Essa fase também divide-se em três estágios de desenvolvimento: estágio transitório (7 – 10 anos. Movimentos da fase fundamental passam a ser combinados e refinados), estágio específico (11 – 13 anos. Todas as habilidades motoras adquiridas pela criança, vão refletir e ser aplicadas em situações específicas) e estágio especializado (14 anos – idade adulta. Ocorre aperfeiçoamento da habilidades motoras especializadas, que permite melhor uso das atividades motoras).
 Figura 2. Modelo de Gallahue do desenvolvimento motor durante o ciclo da vida. Fonte: GALLAHUE E OZMUM,2005 p.65
Na ampulheta, a areia representa a vida, quando a ampulheta estiver cheia, ocorre a morte. Como mostra na imagem acima, temos três fatores que influem no preenchimento da ampulheta, estes são: Fatores hereditários, fatores ambientais e fatores individuais.
A hereditariedade, é um “pote fechado”, que não pode ser modificado, pois é carregado com o indivíduo e transmitido pelos pais biológicos da criança. Porém, essas potencialidades poderão ou não se desenvolver de acordo com os fatores e estímulos ambientais e pessoais do ser.
Fatores ambientais: o conjunto de situações vivenciadas pelo indivíduo, podem alterar o padrão do comportamento (por exemplo, uma criança que desde cedo é criada por um animal de quatro patas, não aprende a andar de forma ereta, e sim, de quatro apoios, pois o meio em que ela viveu, passou esse estímulo para ela).
Fator individual: engloba características individuais que acabam por interferir nas condições de aprendizagem e habilidades da criança (podemos citar: desnutrição, excesso de peso, altura, e até falta de oxigênio na hora do parto, por exemplo).
Referências:
 https://bebianacampos.wordpress.com/tema-atividade-fisica-e-a-sua-importancia-no-desenvolvimento-das-criancas-como-motivar-as-criancas-a-praticar-atividade-fisica/ 
 http://www.efdeportes.com/efd138/formacao-do-atleta-de-futebol.htm 
 http://www.portaleducacao.com.br/psicologia/artigos/26668/fatores-que-influenciam-o-desenvolvimento-humano# 
 GALLAHUE, David L; OZMUN, John C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3.ed. São Paulo: Phorte, 2005.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais