Buscar

av2 seminário III

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1)
Relacione a primeira coluna com a segunda coluna, sobre as Escolas da contabilidade.
1 Coluna:
I – Escola Contista
II – Escola Neocontista
III- Escola Matemática
IV- Escola Administrativa
2 Coluna:
( ) Essa escola representa o movimento cientifico-contábil que tinha como preocupação os processos e as técnicas que envolvem a escrituração e centralização das contas.
( ) Essa escola atribuiu a ideia de que era preciso dominar técnicas de escrituração e profundo conhecimento de gestão.
( ) Essa escola defendeu a ideia de que a contabilidade seria apenas uma ciência aplicada e não social, pois o balanço não representava a situação patrimonial da entidade, apenas um conjunto de valores que eram utilizados como ferramenta auxiliar do conhecimento.
( ) Essa escola defendia a valorização das contas. Seu entendimento era de que uma conta pode ser definida como toda classe de unidades de valores. Deu origem a fórmula A=P +S. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
Alternativas:
 a)
 II; I; III; IV.
 b)
 I;IV;III;II. 	correta
 c)
 III; IV; I; II
 d)
 I; II; III; IV.
 Alternativa assinalada
 e)
 IV; III; II; I. 
2)
Sobre o desenvolvimento da Escola Alemã, assim como o próprio desenvolvimento doutrinário da contabilidade ocorrido no final do século XIX e início do século XX, analise as afirmativas a seguir.
I – A escola Alemã, foi a primeira escolas do pensamento contábil a destacar a demonstração do resultado de exercício ao balanço patrimonial em 1919.
II- A teoria do balanço estática ressalta que o resultado da entidade dar-se-á na confrontação inicial e final do balanço patrimonial.
III- A teoria Orgânica, segrega o balanço do resultado e preocupa-se com seus usuários externos.
IV – A teoria Dinâmica ressalta a importância pelo balanço da situação patrimonial e seus resultados.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
 a)
 Estão corretas as afirmações II e IV.
 Alternativa assinalada
 b)
 Estão corretas as afirmações I e III.
 c)
 Estão corretas as afirmações I e II. (correta)
 d)
 Estão corretas as afirmações II e III.
 e)
 Estão corretas as afirmações III e IV.
3)
Sabendo que o contador tem muitas responsabilidades, frente as questões éticas, morais e as leis, no cumprimento com as datas e as obrigações fiscais. Analise as asserções a seguir:
I-Por conta das inúmeras transformações econômicas, sociais e políticas ocorridas no mundo, a de se repensar o papel e as responsabilidades do contador na sociedade, isto porque a informação contábil nos dias de hoje, é fundamental para qualquer realização de atividades e transações contábeis.
II-A responsabilidade nas assinaturas de demonstrativos contábeis e documentos se fazem necessários e o contador deve mantê-las atualizadas para o conhecimento da rotina da empresa.
III-O contador deve seguir o código de ética e tomar cuidado ao assinar os demonstrativos, já que suas informações são utilizadas pela empresa, para impostos, prestação de contas, endividamento, empréstimos, sendo assim, a informação errônea acarretará em severas penalidades junto ao CFC e na justiça.
IV-O perfil atual do profissional contábil, é saber lidar com a sociedade civil, indo muito além de atender a lei, mas principalmente, de treinar e fornecer informações a sociedade para que, de fato, ele assuma o seu papel de controle das atividades empresariais.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
Alternativas:
 a)
 As asserções I; II; III; IV estão corretas - correta
 b)
 As asserções I; II estão corretas e a III e IV incorretas
 Alternativa assinalada
 c)
 As asserções II e III estão corretas e a I e IV incorretas.
 d)
 As asserções III e IV estão corretas e a I e II incorretas.
 e)
 As asserções I; II; III; IV estão incorretas.
4)
Para os patrimonialista a contabilidade não é apenas uma disciplina que tem por objetivo a revelação do patrimônio, ou seja, a representação da vida patrimonial da entidade como sugeriram os neocontistas, mas uma ciência, portanto, com leis e princípios próprios, que estuda e interpreta os fenômenos patrimoniais.
Sobre a Escola Patrimonialista é correto afirmar que:
Alternativas:
 a)
 As contas deveriam ser abertas em nome de pessoas, que sejam físicas ou jurídicas.
 b) correta
 A escrituração é uma ferramenta do processo contábil, que pode ser distinguida em três partes: a estática, a dinâmica e a revelação patrimonial.
 c)
 Essa escola estabelece como ponto de partida a análise dos resultados da gestão, sendo responsável por acompanhar o processo administrativo.
 Alternativa assinalada
 d)
 No campo moral, essa escola busca controlar qualquer desvio de norma de conduta que recaia sobre a responsabilidade do contador. 
 e)
 Essa escola é responsável pelo nascimento da teoria positivista nas contas da contabilidade. 
5)
Complete a lacuna
Com o surgimento das grandes corporações no começo do século XX, essa escola, foi caracterizada pelo aspecto prático no tratamento de problemas econômico-administrativos, com limitadas construções teóricas as quais tiveram origem em entidades ligadas a profissionais da área contábil. Assim, a escola ______, transformou-se numa das mais importantes e influentes no mundo, ditando regras para o tratamento de questões ligadas à contabilidade de custos, controladoria, análise das demonstrações contábeis, gestão financeira, controle orçamentário, etc.
Assinale a alternativa que preenche a lacuna.
Alternativas:
 a)
 Norte americana - correta
 b)
 Personalista
 Alternativa assinalada
 c)
 Controlista
 d)
 Patrimonialista 
 e)
 Alemã

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais