Buscar

Lista de Exercícios 1°Prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1-Um solo maduro, após sofrer meteorização mecânica, química e incorporação da matéria orgânica, encontra-se dividido em camadas. O solo deve apresentar 4 horizontes que se podem dividir em sub-horizontes. As camadas distinguem-se pelas diferentes características de composição química, textura, cor, porosidade, riqueza em matéria orgânica e/ou mineral, etc.
Horizonte 0 é uma camada orgânica constituída por restos de plantas e animais em decomposição. Existe apenas em locais onde haja vegetação.
Horizonte A é uma camada rica em detritos orgânicos de partes de plantas e de seres vivos em estado de decomposição – o húmus, apresentando por isso coloração escura. Está sujeito ao processo de lixiviação. 
Horizonte B é um horizonte que inclui partículas minerais, substâncias coloidais, materiais argilosos, provenientes do horizonte A arrastadas pela infiltração da água. Acumulam-se aqui também materiais rochosos provenientes do horizonte C. Por ser pobre em matéria orgânica apresenta cor mais clara que o horizonte A. 
Horizonte C é essencialmente constituído pela rocha-mãe pouco alterada, fracamente fragmentada. Aqui verifica-se fraca meteorização, tem por isso características muito próximas da rocha-mãe. 
Horizonte R/Rocha-mãe é constituída por massas rochosas praticamente inalteradas. É a partir desta camada que se formam os solos. A sua profundidade pode oscilar entre alguns centímetros e vários metros.
6-Compreendem solos rasos, onde geralmente a soma dos horizontes sobre a rocha não ultrapassa 50 cm, estando associados normalmente a relevos mais declivosos. As limitações ao uso estão relacionadas a pouca profundidade. Sua fertilidade está condicionada à soma de bases e à presença de alumínio. São normalmente indicados para preservação da flora e fauna, mas em algumas regiões, verifica-se que estes solos são utilizados para produção de café e milho.
7-Compreende solos mal drenados que possuam características resultantes da influência do excesso de umidade permanente ou temporário, devido a presença do lençol freático próximo à superfície, durante um determinado período do ano. Apresentam um horizonte subsuperficial de coloração acinzentada oriundos da oxidação do ferro na matriz do solo, em consequência dos fenômenos de oxi-redução. 
8-Compreende solos provenientes de material originário de natureza orgânica. Presença de horizontes de constituição orgânica (H ou O) de coloração preta, cinzenta muito escura e, com grande proporção de resíduos vegetais. Usualmente são solos fortemente ácidos. São identificados em diversos climas, estando normalmente associados a ambientes muito mal drenados, como áreas baixas de várzeas e depressões.

Outros materiais