A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Apol 2 comunicação organizacional

Pré-visualização | Página 1 de 2

Apol 2 comunicação organizacional
Questão 1/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Leia e analise o texto abaixo:
As informações organizacionais são tratadas em um processo cíclico envolvendo, antes de qualquer coisa, a identificação da sua necessidade, passando pela sua aquisição, organização, armazenamento, distribuição e utilização (Choo, 2003). A cada etapa em que as informações são manipuladas, elas tendem a circular entre pessoas e sistemas, seguindo os denominados fluxos informacionais. Relativo às regras de circulação das informações, os fluxos podem ocorrer de maneira formal ou informal.
Considerando os fluxos que ocorrem de maneira FORMAL, analise as afirmações abaixo, considerando (V) para as verdadeiras e (F) para as Falsas e na assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Estão na base da gestão da informação, refletindo as regras de circulação e proteção das informações.
( ) São iniciados de forma espontânea pelas pessoas, sem regras específicas e trafegando por múltiplos canais de comunicação.
(  ) O envio de um relatório pelo gestor de um projeto aos seus participantes, conforme previsto no termo de abertura e em conformidade com a política de comunicação da organização.
( ) Seguem normas e procedimentos bem definidos, previstos, estruturados e documentados nas políticas da organização.
( ) São as informações trocadas em ambientes interativos, como as salas de chat online, os fóruns de discussão e os ambientes de relacionamento.
Nota: 20.0
	
	A
	F – F – V – V – F
	
	B
	V – F – V – V – F
Você acertou!
V – F – V – V – F Fluxos formais são os que seguem normas e procedimentos bem definidos, previstos, estruturados e documentados nas políticas da organização. Os fluxos formais estão na base da gestão da informação, refletindo as regras de circulação e proteção das informações. Apesar disso, uma grande parte das informações seguem os fluxos informais, iniciados de forma espontânea pelas pessoas, sem regras específicas e trafegando por múltiplos canais de comunicação (Aula 01, p. 67)
	
	C
	V – V – F – V – F
	
	D
	F – F – V – F – F
	
	E
	F – V – V – V – F
Questão 2/5 - Comunicação Organizacional
Sobre o processo de comunicação nas organizações, considere a seguinte situação:
Uma empresa multinacional tem uma nova norma que precisa ser repassada a todos os colaboradores. Esta norma tem implicações nos serviços que a empresa presta à sociedade, portanto, precisa ser transmitida também ao público em geral. Os responsáveis por transmitir as novidades são os gerentes de Recursos Humanos (para os colaboradores de todo o mundo) e de Relações Públicas (para os diversos públicos externos de todo o mundo, não apenas clientes, mas todos os stakeholders, como parceiros, fornecedores, concorrentes e as sociedades envolvidas).
 Como deverá ser feita a comunicação desta nova norma? Avalie as seguintes alternativas e assinale a que melhor promoverá efetividade na comunicação.
Nota: 20.0
	
	A
	Os profissionais de RH de cada país em que a empresa tem sede deverão elaborar seus comunicados internos, considerando, na tradução, fidelidade à mensagem original transmitida pela sede da empresa. Da mesma forma, para se comunicar com os públicos externos, os profissionais de Relações Públicas deverão se certificar de que a mensagem a ser enviada seja fiel à mensagem original recebida da sede.
	
	B
	A mensagem para os públicos internos e externos deverá ser a mesma, com tradução literal da mensagem original recebida da sede da empresa.
	
	C
	A mensagem para os públicos internos deverá ser a tradução fiel e exata da mensagem original, já a comunicação para os públicos externos deverá levar em conta as especificidades de cada país.
	
	D
	Tanto os profissionais de RH quanto os de RP das diferentes localidades deverão levar em consideração as diferenças culturais de cada país, bem como as linguagens mais adequadas a cada público A mensagem deverá manter a fidelidade ao comunicado original, mas deverá ser adaptada de acordo com cada situação.
Você acertou!
Consideramos que a mensagem a ser transmitida será mais efetivamente interpretada quanto mais adaptada for a seus diferentes públicos. Portanto, os profissionais de RH e RP das diferentes unidades da empresa deverão ter o cuidado de manter o conteúdo original, mas com a perspicácia de adaptar o comunicado aos mais diferentes públicos, pois cada público tem suas próprias características e capacidades de assimilação. Por isso, apontamos a última alternativa como aquela que promoverá maior efetividade na transmissão dos conteúdos (Veja a resposta na Aula 2 - Tema 1).
	
	E
	A mensagem para os públicos externos deverá ser a tradução fiel e exata da mensagem original, já a comunicação para os públicos internos deverá levar em conta as especificidades de cada país.
Questão 3/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
As informações se apresentam em diferentes tipos e formatos, dependendo do nível funcional e das situações de decisão enfrentadas pelos gestores (LAUDON; LOUDON, 2010 e ABREU; RESENDE, 2013). Na tabela abaixo são apresentados os níveis funcionais da gestão e os tipos de decisões tomadas em cada um deles.
Agora, analise as informações constantes na tabela abaixo e em seguida enumere os itens da coluna da direita (tipos de decisão), de acordo com os níveis apresentados na coluna da Esquerda (Nível Funcional), na sequência assinale a alternativa que corresponde à sequência correta.
Nota: 20.0
	
	A
	2 – 2 – 1 – 3 – 1 – 3
	
	B
	3 – 2 – 1 – 3 – 2 – 3
	
	C
	2 – 1 – 1 – 2 – 3 – 3
	
	D
	3 – 1 – 2 – 3 – 1 – 2
Você acertou!
sequência correta:3 – 1 – 2 – 3 – 1 – 2. As informações se apresentam em diferentes tipos e formatos, dependendo do nível funcional e das situações de decisão enfrentadas pelos gestores. No nível operacional, são utilizadas em situações do cotidiano, de característica previsível e de efeito imediato. No nível tático ou gerencial as informações são tratadas de maneira detalhada e analítica, provenientes de diversas fontes e produzindo efeitos mais amplos. No nível estratégico, os executivos fazem uso das informações em situações complexas e de mais alta incerteza, envolvendo a elaboração de cenários, previsões, tendências e análises especializadas (Aula 01, p. 34).
	1 Nível operacional
	(3 ) acontecem, por exemplo, quando a diretoria executiva decide fazer a aquisição de uma concorrente, ou se inserir em um novo mercado.
	2 Nível tático ou gerencial
	(1 ) ocorrem, por exemplo, quando um gerente de produção resolve substituir um equipamento que vem apresentando níveis de falha acima da média.
	3 Nível estratégico
	( 2) ocorrem, por exemplo, quando um gerente de marketing decide lançar uma campanha para a promoção de uma nova linha de produtos.
	 
	(3 ) os executivos fazem uso das informações em situações complexas e de mais alta incerteza, envolvendo a elaboração de cenários, previsões, tendências e análises especializadas quem impactam os rumos da organização em longo prazo.
	 
	(1 ) são utilizadas em situações do cotidiano, de característica previsível e de efeito imediato.
	 
	(2 ) as informações são tratadas de maneira detalhada e analítica, provenientes de diversas fontes e produzindo efeitos mais amplos.
 
	
	E
	1 – 2 – 1 – 3 – 1 – 3
Questão 4/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Leia e analise o texto abaixo:
Os dados são geralmente coletados em grandes volumes e em formatos inadequados para serem usados diretamente pelas pessoas. Para que se tornem úteis, é necessária a sua conversão por meio de algum tipo de formatação ou configuração que permita sua interpretação.
De acordo com o exposto, podemos exemplificar uma situação, onde José é um gerente de vendas e recebe uma planilha de vendas na região Sul no semestre corrente. Como constam todas as vendas, José decide fazer uma análise separando as vendas por cidade.
Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de transformação de dados