Buscar

68cdf4e4 ea72 46b5 bce4 c6003626ada9

Prévia do material em texto

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	03
2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO	04
2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional	04
	
3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO	06
3.1 Caracterização do Campo de Estágio	06
3.2 A Rotina.................	08
4 PROJETO DE INTERVENÇÃO 
4.1 Introdução		11
4.2 Dados Gerais do Projeto	11
4.3 Referencial Teórico	12
4.4 Planos de Aula da Intervenção	13
4.5 Relato da Aplicação da Intervenção	16
CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................	17
MOSTRA DE ESTÁGIO	17
REFERÊNCIAS	18
�
INTRODUÇÃO
Este relatório é composto da descrição das observações e das experiências vivenciadas no período de intervenção em sala de aula ,o estágio curricular obrigatório em Educação Infantil foi realizado na Escola Reino Encantado Educação Infantil e Ensino Fundamental.
A observação e a intervenção permitiram que houvesse uma análise com um olhar mais criterioso, o estágio foi realizado na turma do nivel V do periodo vespertino, o tema trabalhado no projeto de intervenção “Aprendendo com literatura” A proposta de trabalho do conteúdo envolveu os conhecimentos prévios das crianças, o que tornou as aulas mais interessantes e participativas.
O planejamento envolve organização e prática estruturada, em permanente construção, flexível, com ações voltadas aos objetivos educacionais.
A importância deste estágio na formação do professor contribui para um conhecimento da realidade em âmbito escolar. O desenvolvimento das crianças é fundamental, mas para que ocorra é necessário que o professor domine o conteúdo com conhecimento, usando técnicas e recursos para ensinar, tendo como compromisso a necessidade dos alunos, e sempre buscando formação.
2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO
A instituição em que o estágio foi efetivado se domina, ”Escola Reino Encantado Educação infantil e Ensino Fundamental” é de caráter particular, encontra –se na região leste de londrina, na vila Siam atende na Educação Infantil 78 crianças de famílias moradoras dos bairros próximos, porém tem capacidade para 110.
2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional
O estágio está organizado em três etapas, ”observação, planejamento de atividades e intervenção”.
Possibilitar o aluno o contato com a realidade da Educação Infantil.
Conhecer os espaços de atuação do profissional que atende crianças de 0 a 5 anos em Instituição de Educação Infantil.
Articular os conhecimentos construídos durante o curso com a realidade profissional.
Observar, registrar e analisar situações diárias da Educação Infantil, a fim de compreender e atuar na resolução de problemas pertinentes ao seu cotidiano.
Compreender a forma que o educador infantil exerce a articulação entre as funções de cuidar, educar e acolher no exercício da sua docência.
O estágio proporciona momentos de reflexão dos alunos, analisando a teoria e a pratica da ação docente.
Barreiro e Gebran abordam que,
 A articulação da relação teoria e prática é um processo definidor da qualidade da formação inicial e continuada do professor como sujeito autônomo na construção de sua profissionalização docente, porque lhe permite uma permanente investigação e a busca de respostas aos fenômenos e às contradições vivenciadas (BARREIRO; GEBRAN,2006, P.22)
Compreende-se que o estágio é uma atividade obrigatória e sem remuneração, que proporciona aos alunos do curso de pedagogia momentos de aprendizagem fundamentais para as suas futuras ações como docentes na educação infantil, sendo assim o estágio é indispensável para a formação completa do pedagogo.
3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO 
3.1 Caracterização do Campo de Estágio 
O estágio curricular obrigatório I foi realizado na” Escola Reino encantado Educação Infantil e Ensino fundamental “no período da tarde, situada na região leste de londrina ,atualmente na educação infantil atende 78 crianças ,mas tem capacidade para 110 crianças na educação infantil ,pois também atende o ensino fundamental. A entrada e saída são feitas nos horários matutino às 07:00 as 12:00 horas e vespertino de 13: às 18: 00 horas, sendo também algumas turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental em período Integral, entrando às 07:00e saindo às 18:00 horas
Foi fundada em 12 de outubro de 1976 pela fundadora “Maria Angélica Astorga Martins, sendo uma escola particular, a fundação da escola partiu de uma reunião de família de construir uma escola diferente, onde tivessem cuidados maternais, carinho, atenção, alimentação adequaquada e sobretudo um espaço para que pudessem brincar e viver a infância de maneira saudável.
Primeiramente à atender crianças de 0 a 5anos em período integral, sendo caracterizado como creche e surgindo o primeiro berçário da cidade de Londrina e desde a fundação passou por várias modificações e ampliação, atualmente atende por três prédios distintos que atendem Berçário, Educação Infantil e no ano 2000 foi inserido o Ensino Fundamental e com a grande demanda de crianças com necessidades especiais, são inseridas no mesmo ambiente que as outras crianças para que desde pequenas convivam com a diversidades .
Apresenta-se com os seguintes espaços físicos: Um refeitório, uma cozinha, um lactário, uma sala de berços com três ambientes, um banheiro para o berçário, um trocador, três banheiros infantis, cinco salas de aula na Educação infantil, um almoxarifado, uma secretária, uma sala da coordenação, um banheiro para funcionários, uma biblioteca, dois pátios, um tanque de areia, uma quadra e vários equipamentos para atender as crianças para o trabalho pedagógico.
Os planejamentos das professoras são feitos semanalmente, onde recebe o apoio necessário da coordenação pedagógica, com sugestão de atividades diferenciadas, que contribui com o desenvolvimento das crianças.
A proposta é socioconstrutivista ,onde é valorizado com um ser capaz de participar ativamente do seu próprio aprendizado ,o professor atua como mediador entre o aluno ,os conhecimentos que este possui e o mundo que vive.,na sala de aula há mais colaboração e trabalhos em grupo e os erros são considerados partes do aprendizados.
3. 2 A Rotina Observada 
A rotina da escola em geral, começa com a recepçao dos alunos e acordar as crianças do periodo integral para a higiene e encaminhamento para suas respectivas salas .
		 A alimentação dos alunos acontece todos os dias com horarios diferentes o nivel II eo nivel III lancham no mesmo horario com duração de 30 minutos e depois o nivl IV e o nivel V,o berçario a alimentação tem ambiente distinto. Os alunos da Educação Infantil se diregem antes dos alunos do Ensino Fundamental, visando uma preocupação em melhor atendê-las, escola oferece uma alimentação diferenciada e bastante nutricional.
No primeiro dia fiz a leitura do PPP da escola e fiquei no nivel I (berçário) que há 18 crianças a rotina começa com a troca de turno das professoras e as mamadeiras ,como tudo na Educação infantil deve ter rotina e planejamento .
Os banhos ,as mamadeiras ,as trocas de fraldas ,a alimentação e as atividades do dia tem uma rotina e uma escala de professores para todas atividades Depois do sono da tarde trabalham musicalização com instrumentos diferentes ,os bebês que andam estavam com pequenas garrafas que tinha conteúdos diferentes dentro para fazer barulho como arroz ,botões entre outros e os que ficam sentados estavam com chocalhos os bebês se divertiram bastante.
Antes de irem para a casa jantam e fazem outra troca de fraldas ,a rotina da criança é anotada Na agenda de cada bebê, as professoras registram toda a alimentação(horário e quantidade), horários de sono, evacuações, ocorrências de saúde e demais informações relevantes para que os paisacompanhem a rotina e o desenvolvimento do seu bebê. .
No segundo dia a observação foi no nivel II e nivel III ,a rotina e feita juntas pois as crianças ainda não tem muita autonomia e precisam de auxilio para troca de fraldas ,algumas estão sainda das fraldas e tem os banhos que precisa ser feitos .
Porém cada professora trabalha seu conteúdos com seus alunos ,no nivel II há 10 crianças e a rotina começa acordar as crianças das outras turmas ,pois essa sala é usada para a hora do sono para as crianças que ficam periodo integral ,encaminhadas as crianças para suas respectivas salas a professora organiza a sala e busca a mamadeira para a sua turma ,enquanto isso a auxiliar da sala a verifica as agendas e começa a primeira troca.
O planejamento para este dia foi a história da Galinha Ruiva pois estavam trabalhando sobre animais e a professora ia fazer uma introdução com esse filme .
Juntamente com o nivel III lavam as mãos e vão para o refeitório para lanchar,fizeram a oração e cantaram músicas ,quando voltaram do lanche me dirigi para o nivel III que tem 15 crianças era horario de parque deles ,pois cada turma tem seu horário.
Em sala de aula a professora distribuiu jogos da memória para eles se dividirem em grupo e brincarem livremente , enquanto a professora organizava a agenda das crianças ,ao terminarem tomaram o lanche para esperar a chegada dos pais ,foram fazer a higiene bucal e a professora colocou um desenho para assistirem
No terceiro dia a observação foi no nivel IV que tem 17 crianças ,começam com a acolhida onde cantam as musicas escolhidas por eles e brincam com os que hà na sala, a professora estava trabalhando formas geométricas. Iniciou a aula falando das formas, mostrando a relação entre as formas e os objetos existentes na sala de aula. 
Ao falar a palavra formas geométricas eles ficaram assustado, mas quando a professora mostrou o cartaz com o desenho das formas, eles não se assustaram tanto, pois já foram criando um conceito do que era. Quando foi perguntado os nomes das formas, alguns disseram que o círculo era uma bola, não, foi respondido para eles que aquela bola se chamava círculo.
 O quadrado não foi preciso explicar seu nome pois eles já conheciam, das formas apresentadas a que eles apresentaram dificuldade foi o triângulo, mas após a explicação da professora passaram a conhecer e aprenderam o nome das três formas rapidamente.
Ao termino da atividade, organizaram a fila para lanchar e depois higiene bucal e brincadeiras livres no parque, ao voltar para a sala a professora distribui as crianças em grupo para brincar com peças de encaixe até os pais chegar.
No quarto dia a observação foi na sala do nível V que tem 18 crianças, mas 3 crianças são de inclusão, essa turma foi a que escolhi fazer a intervenção, aproveitei para conversar com a professora sobre o tema da intervenção que ela achava melhor.
Então deixou para eu escolher o tema, pediu que tivesse uma atividade de matemática e uma de português as outras eu poderia escolher.
A rotina da sala começa com roda de oração, onde os alunos agradecem pela tarde que está começando e ela pergunta se algum aluno quer colocar alguém em especial a maioria quer, ela escuta todos mas existe um respeito que eles adquiriram quando um amigo está falando o outro não fala, colocam –se em fila para lavar as mãos e lancharem.
 Neste dia eles tiveram aula de inglês e música que é outra professora que administra a aula não é a professora regente. Porém nesses horários que ela tem vago, faz seu planejamento e cola as atividades que irá como tarefa, ao retornar à sala leva as crianças para o parque e brinca de corda.
 A intenção da professora é que as crianças brinquem, mas trabalhem a coordenação motora e quantificar até 20, pois enquanto pula a professora pede para eles contarem se errar sai, brincaram até a chegada dos pais.
4 PROJETO DE INTERVENÇÃO 
PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PROFESSOR DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO 
4.1 Introdução
	Este projeto deve ser aplicado 4aulas de 6 horas cada, totalizando 24 horas, as aulas estão divididas em 4 planos de aula, específicos, com conteúdo abordado na leitura do livro Menina do laço de fita.
Ouvir e ler histórias é entrar em um mundo encantado para a criança, cheio ou não de mistério e surpresa, mas sempre muito interessante, curioso, que diverte e ensina. A criança aprende brincando em um mundo de sonhos e fantasias, é através das histórias trabalhadas em sala de aula que a criança tem a possibilidade de interagir com diversos textos, possibilitando o entendimento do mundo em que vivem e possibilitando a construção do seu próprio conhecimento
4.2 Dados Gerais do Projeto
- Identificação da instituição: Escola Reino Encantado Educação Infantil e Ensino fundamental.
- Carga horária:24horas.
- Acadêmico (a) responsável em aplicar o Projeto: Vânia.
-Temática – Aprendendo com Literatura.
-Objetivo geral: Contribuir - com o processo do desenvolvimento cognitivo, social, emocional e o desenvolvimento da oralidade da criança, por meio de leitura e roda de conversa, desenvolvendo a imaginação e a criatividades.
- Objetivos específicos: 
Proporcionar o desenvolvimento do processo cognitivo, percepção visual.
Ampliar o vocabulário.
Explorar a imaginação e a criatividade.
Identidade.
Reconhecer letras presentes no título da história.
Números e quantidades.
Realizar leitura visual através das gravuras.
- Metodologia: Exploração oral e escrita; reprodução de histórias ouvidos através da gravação da história em dvds; realização de jogos e brincadeiras produção de textos coletivos a partir de gravuras.
- Recursos: massa de modelar, cartolina, lápis de cor, giz de cera, copos de café e dvds com histórias.
- Avaliação:Deverá ocorrer de forma contínua,valorizando o desenvolvimento ,a participação e o enteresse dos alunos observando os avanços e dificuldades dos alunos a cada proposta ,de acordo com os objetivos previsto neste projeto. 
4.3 Referencial Teórico 
A literatura é fundamental na primeira infância, pois a criança aprende valores de cidadania, amplia seu vocabulário através ds literatura o professor pode trabalhar com vários projetos de forma prazerosa exercitando a apreciação da leitura e da escrita.
 A criança começa a sua trajetória como um ser leitor ainda nos braços dos pais, ouvindo a que eles contam. O primeiro contato da criança com um texto e feito oralmente, através da voz da mãe, do pai ou dos avós contando contos de fadas, trechos da bíblia, história inventadas tendo a criança ou os pais como personagens.
 (Abramovich,1993, p.16
4.4 Planos de Aula da Intervenção 
Plano de Aula 1
-Conteúdo -leitura E oralidade.
-Objetivo-Ampliar a atenção visual e a concentração.
Duração :6 horas.
Metodologia: assistir ao filme no endereço do You Tube https://www.youtube.com/watch?v=vaZX1SCxAiU de Ana Maria Machado “Menina bonita do laço de fita”, pedir para as crianças formar um círculo para assistirem a história, ao voltar de lanchar trabalhar o título da história (quantidade de palavras, quantidade de letras de cada palavra). Pedir para as crianças circular a 1ª letra de cada palavra que forma o título da história que será colocado na lousa e oralmente pedir para os alunos dizer palavras com as letras circuladas. Montar uma sequência da história em um cartaz. 
- RECURSOS METODOLÓGICOS: Filme em pendrive, cartolina e impressão da sequência da história.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: De forma continua através da participação em sala de aula e a concentração na hora da história.
PLANO DE AULA 2
- CONTEÚDO – Caça aos copinhos.
- OBJETIVOS – Contar e sequenciar os números
 DURAÇÃO -6 horas
 METODOLOGIA - Espalhar copinhos pela escola para que os alunos os encontre.O coelho, na tentativa de ficar da cor da meninatomou cafezinho a noite toda. Ele não conseguiu ficar da cor dela, mas, deixou uma sujeira... Copinhos espalhados por toda a escola. Vamos ajudar o coelho a deixar a escola limpa?
 Após a caça aos copos, os alunos registram a quantidade de copos que conseguiram encontrar com ajuda da professora numa tabela com o nome do aluno e a quantidade que o aluno achou e depois explora-la (quem pegou mais ou menos copos, quem pegou quantidades iguais etc.)
- RECURSOS METODOLÓGICOS –copos de café.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO –de forma contínua através da participação e reconhecimento dos números ao fazer a contagem dos copos.
PLANO DE AULA 3
- CONTEÚDO – confecção dos personagens.
- OBJETIVOS –Poder representar e se expressar através da manipulação com a massa de modelar. 
- DURAÇÃO -6 Horas
- Metodologia-trazer a massinha caseira pronta para os alunos colocar os corantes de sua preferência de acordo com os personagens.
 RECURSOS METODOLÓGICOS-massinha de modelar caseira e corante alimentício. 
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO-de forma contínua através da participação em sala de aula e o reconhecimento dos personagens.
Observação: tarefa, trazer fotos da família
PLANO DE AULA 4.
- CONTEÚDO- A família.
- OBJETIVOS-trabalhar a identidade da criança.
- DURAÇÃO-6 Horas.
- METODOLOGIA Na rodinha da conversa, relembrar as crianças sobre a descoberta do coelho de que “a gente se parece sempre com os pais, tios, os avós e com os parentes tortos, perguntar com quem elas se parecem e depois de interagir com os alunos, eles irão para o lanche e fazer a higiene bucal rotina da sala. Ao retornarem com as fotos que os alunos trouxeram montar cartazes e fazer uma exposição com os conteúdos trabalhados na semana.
- RECURSOS METODOLÓGICOS-Cartolina, fotos e lápis de cor .
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO-de forma contínua através da participação em sala de aula interação com a turma observando os avanços e as dificuldades ao longo da semana.
4.5 Relato da Aplicação da Intervenção
Durante a intervenção percebe-se que existe um envolvimento das crianças nas atividades proposta, porém as vezes as crianças dispersam pois há alunos especiais nesta turma que são bastante agitados.
O tema do projeto foi “Aprendendo com literatura”, o primeiro dia as crianças assistiram a história, se mostraram concentrado na história pois não há conheciam, foi feita uma roda de conversa e as crianças se envolveram muito com a história, comentando sobre os personagens, com este material deu para iniciar o assunto do projeto, envolvendo as crianças com o tema.
No segundo dia de aula, além da rotina diária dos alunos, pude trabalhar com eles a matemática com o que o coelho tinha feito, comentei que o coelho tinha tomando tanto café e deixou os copos todos espalhados na escola.
Perguntei a eles vamos ver quem vai achar mais copos, o que me surpreendeu foi a cooperação entre eles fizeram grupos para procurar e na hora de ver quem tinha mais, sentaram em baixo da árvore que existe no pátio e fizeram a separação igual para cada e o comentário deles foi que a escola estava limpa e todos tinham copinhos até os dois especiais que não tinham participado da atividade eles deram.
Durante os dois dias que faltavam da intervenção foi continuado a aplicação das atividades do tema escolhido, seguindo sempre a rotina diária da sala, mas com atividades dinâmicas que envolvessem as crianças.
 A turma era bastante curiosa, participativa, e unida, fazendo com que cada dia de aula fosse diferente, aprendi muito com elas.
 Através do convívio com as crianças tive a oportunidade de perceber e verificar o quanto elas ainda sendo pequenas tem conhecimento prévio do assunto, o quanto elas se envolvem e participam da aula, buscando aprimorar o que já sabem, e como elas nos ensinam muito.
Considerações finais
A realização do estágio permitiu o contato com a realidade escolar, possibilitando, conhecer a rotina diária da instituição, o envolvimento da direção, professores e coordenação pedagógica no processo de ensino-aprendizagem.
 		Sendo assim possível relacionar os conhecimentos adquiridos no decorrer do estágio, a mesma é fundamental para que como futuros pedagogos estejamos comprometidos com a educação e sermos capazes de promover mudanças no ambiente escolar, e também melhorias no ensino de nossas crianças.
MOSTRA DE ESTÁGIO
A mostra de Estágio está marcada para os dias 28/10/2016 e 04/11/2016, no polo ead da Unopar na cidade de londrina, onde o aluno apresentará de modo individual o trabalho realizado no estágio, em um breve relatório do que vivenciou durante o período de realização do mesmo na instituição.
 Referente ao tema que foi realizado com a turma do nível V, em um pequeno resumo das atividades que foram propostas.
REFERÊNCIAS
DIÁRIO DE CAMPO, Memórias Vivenciadas do Estágio Supervisionado na Educação Infantil. Cajazeiras de 26 a 30 de março /07 a 11 de maio de 2012.Edição.
ESCOLA REINO ENCANTADO, Projeto Político Pedagógico,2015.
MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA, Narração de Carmélia Cândido.Publiacado em 06 de janeiro de 2014, www.youtube.com/watch?=vazx1scxaiu,duração 5:02
PIMENTA, S.LIMA, M.Estágio e Docência.2.ed.São Paulo: Cortez, 2004.MORO, Catarina. Desafios da avaliação. REVISTA EDUCAÇÃOINFANTIL.2ed.São Paulo: Segmento,2011.
Sistema de Ensino EAD Conectado
PEDAGOGIA
VANIA ARANTES
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
RELATÓRIO FINAL
LONDRINA
2016
VANIA ARANTES
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil – 5º Flex e 6º semestre.
Orientador: prof.ª. Vilze Vidotte Costa
Tutor eletrônico: Regina Maria Rodriges
Tutor de sala: Tatiane Aparecida da silva Nunes
Londrina
2016
Ano

Outros materiais