Buscar

O Surgimento da Sociologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O que é sociologia
Capítulo primeiro:
O SURGIMENTO (síntese)
A partir do século XVIII ocorreram grandes mudanças na sociedade com a instalação do sistema capitalista. Esse novo sistema derrubou as relações de vassalagem e consolidou um novo modo de vida esquematizado pelos burgueses, que naquele momento foram eles os autores que reivindicaram, e dessa forma tomaram o poder. Com essa transformação os burgueses tornaram-se a classe dominante. Surgiram os donos das fábricas os quais contratavam as pessoas, chamadas de proletários, a fim de trabalharem e receber um salário ínfimo. Ademais, os proletários não eram somente homens, incluíam-se mulheres e crianças que se submetiam a uma jornada de 12 a 14 horas de trabalho por dia, porém, recebiam salários inferiores aos dos homens.
Consequentemente, e previsível, à medida que estas transformações colossais se concretizavam, vários homens intelectuais da época começam a formar pensamentos e discussões sobre a situação. Há necessidade de salientar que as cogitações referentes à sociedade surgiram antes das revoluções francesas e industriais, no século XVI. Retomando como base o século XVIII, é importante destacar as características dos homens participantes do novo pensamento social, pois eram pessoas que se relacionavam com os problemas e a política da sociedade desse século. Porquanto, foram intelectuais que enxergaram a necessidade de elaborar um novo estudo da sociedade, visto que, os princípios fundamentais estavam em extinção e o convívio social não era mais o dantes.
Assim, depois da consolidação das mudanças, como consequência, a sociedade presenciou os resultados negativos deixados pela revolução. A falta de estrutura das cidades, que não comportaram toda aquela migração das pessoas do campo à procura de um emprego, a desordem da civilização, a desorganização intelectual, etc. Tudo corroborou para a implantação de uma nova ciência que posteriormente passou a chamar-se de sociologia. A Sociologia tem por escopo reestabelecer valores perdidos, ou quase perdidos, pela crise social decorrente das transformações Revolucionárias. É uma ciência que, à época, seus fundadores desejavam dissemina-la ao conhecimento das pessoas, dar-lhes o estudo do fenômeno social, um objeto autônomo e independente, com o desejo de interferir nos caminhos da civilização. 
Martins, Carlos Benedito. O que é Sociologia São Paulo. Brasiliense, 2006. Cap.I – O Surgimento página 10-33

Outros materiais

Outros materiais