Buscar

SIMULADO 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaiação Parcial: SDE0638_SM_201601659083 V.1 
	 
	Aluno(a): DENILZA RIBEIRO COUTINHO
	Matrícula: 201601659083
	Acertos: 9,0 de 10,0
	Data: 03/04/2017 07:31:11 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201602452229)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre o trabalho do assistente social, é correto afirmar:
		
	
	Desenvolve atividades sem comprometimento com os interesses sociais presentes nos espaços sócio-ocupacionais.
	
	Não devemos considerar que há uma margem de autonomia nos processos de trabalho em que os assistentes sociais estão envolvidos.
	
	Há necessidade de uma sólida formação teórica e técnica, mas principalmente das improvisações. O planejamento do trabalho é dispensável.
	 
	Tem a sua força de trabalho especializada, que somente irá transformar-se em atividade ou trabalho quando se associar aos meios e às condições de trabalho no marco das relações de poder das organizações e das entidades.
	
	Não é um trabalhador assalariado, qualificado e solicitado a responder a demandas e entidades empregadoras.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602438637)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(HOB,2015)Segundo o professor Wilson Cano, do Instituto de Economia (IE), ¿está sendo produzido um novo sistema perverso de regressão na distribuição da renda neste país. Uma figura fantasmagórica, Hobin Hood às avessas, travestido, que não rouba dos ricos para dar aos pobres, que não tira da classe média para dar aos pobres, mas que irá tirar da classe média para dar ao sistema financeiro". Desse modo, o grande capital aloja no campo previdenciário uma questão que diz respeito ao seu projeto social, isto é, transformar os trabalhadores em parceiros indiferenciados, metamorfoseando-os em trabalhadores provedores do capitalismo financeiro e proprietários de grandes negócios. Essa conjunção de elementos é estruturadora dos atuais movimentos da economia e da política e funda a restauração do projeto capitalista em todo o mundo. Indique, entre as opções a seguir, a que representa de forma INCORRETA uma das tendências presentes na conjuntura atual descrita no contexto anterior.
		
	
	Redução das políticas sociais e fim das políticas de segurança pública
	
	Emergência de novos protagonistas, tais como a empresa socialmente responsável, o voluntariado, com suas práticas congêneres de desenvolvimento sustentável, ações em rede, empoderamento e empreendedorismo social que amparam a redefinição da intervenção social do Estado, agora atrelada à capacidade de participação da sociedade civil
	
	Despolitização das desigualdades sociais de classe em face da identificação dos chamados processos de exclusão, cuja conotação temporal e transitória informa a possibilidade de estratégias de inclusão e de acesso aos bens civilizatórios e materiais, permitindo que o real e o possível se transformem em ¿ideal", sitiando, assim, a construção de projetos societais.
	
	Privatização e mercantilização dos Serviços Sociais, com a consolidação da figura do cidadão-consumidor, condição e premissa da existência de serviços de proteção social básica para o cidadão-pobre e ampliação de programas sociais de exceção voltados para o cidadão-miserável, com renda abaixo da linha da pobreza.
	 
	Avanço nas políticas redistributivas de natureza pública e constitutiva de direitos com a complementação de políticas de combate à pobreza de caráter amplo e permanente.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601854004)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na fase embrionária do capitalismo, o trabalhador ainda tinha uma certa proximidade com o que produzia. Podia por em prática suas habilidades na produção, podia ainda fazer valer o trabalho enquanto práxis. Com o avanço tecnológico a produção, os trabalhadores:
		
	
	Criam novas formas de habilidades para a especialização das mercadoria.
	 
	Passam a não se reconhecerem no que produziram. Em outras palavras, com a fragmentação o trabalhador não consegue ter uma visão do processo de produção em sua totalidade.
	
	Desenvolvem habilidades voltadas para a produção das mercadorias.
	
	Introduzem novos conhecimentos para aproximação com seu objeto de trabalho.
	
	Estabelecem padrões mínimos de produtividade em função do controle sob o qual é submetido.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601853995)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O modelo de produção caracterizado pela produção em massa em grandes empresas, cujo processo produtivo estrutura-se com base na linha de montagem, é conhecido como:
		
	 
	fordismo.
	
	mundialização.
	
	teletransporte.
	
	toyotismo.
	
	liberalismo.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601928465)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com o surgimento do capitalismo o trabalhador deixa de ser explorado por um senhor particular para ser explorado pela classe dos capitalistas. A responsabilidade da manutenção e reprodução do trabalhador e de sua família passa a depender da:
		
	
	Reprodução do trabalho no mercado dominado pelo capital.
	 
	Venda da sua força de trabalho no mercado dominado pelo capital.
	
	Continuidade da exploração do trabalho escravo .
	
	Substituição dos meios de produção no mercado dominado pelo capital.
	
	Submissão da mão de obra livre no mercado dominado pelo capital.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201601854006)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"O carácter misterioso da forma-mercadoria consiste, portanto, simplesmente em que ela apresenta aos homens as características sociais do seu próprio trabalho como se fossem características objectivas dos próprios produtos do trabalho, como se fossem propriedades sociais inerentes a essas coisas; e, portanto, reflecte também a relação social dos produtores com o trabalho global como se fosse uma relação social de coisas existentes para além deles".(Marx, O Capital) http://www.marxists.org/portugues/marx/1867/ocapital-v1/index.htm. Sobre esta afirmação de Marx seria correto afirmar que: I.O "fetichismo da mercadoria", consiste no fato de que "uma relação social determinada dos próprios homens toma para eles a forma fantasmagórica de uma relação entre coisas. II. Os homens trocam mercadorias sem saber para que e quem se destina. III. Para Marx o fetichismo da mercadoria é apenas uma aparência que pode ser abolida pelos homens em sociedade. IV. As trocas acabam por coisificar/fetichizar as relações entre os homens, que passam a ser vista não uma como relação entre pessoas, mas entre coisas/mercadorias. Assinale uma opção:
		
	
	II, III e IV são verdadeiras.
	
	Todas são verdadeiras.
	
	I,II e III são verdadeiras.
	 
	I,II e IV são verdadeiras.
	
	I e II são verdadeiras.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201602438636)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O estudo de David Harvey (1993) acerca das expressões das tendências constitutivas do modo de produção no capitalismo contemporâneo é repleto de indicações sobre a potencialização da constituição de uma superpopulação relativa sobrante, com o que ganha destaque o debate sobre o desemprego estrutural, da precarização e flexibilização das relações de trabalho, o que inclui o impacto sobre os direitos. A lei do valor não trata apenas da produção de mercadorias na sua dimensão econômica. Se o processo de produção articula a valorização do capital ao processo de trabalho, ou seja, se o trabalho é o elemento decisivo que transfere e cria valor, então tal processo reúne referências em que a política e a luta de classes são elementos internos à lei do valor e à compreensão da questão social e de suas expressões. Analise as alternativas em relação ao processo de produção e aos elementos aos quais este se refere, segundo contexto supracitado. I. Produção e reprodução de indivíduos. II. Produção e reprodução de classes sociais. III. Produção e reprodução dos princípios socialistas de produção.IV. Produção e reprodução de relações sociais. Estão corretas apenas as alternativas
		
	
	I, II e III.
	 
	I, II e IV
	
	nenhuma das alternativas
	
	III e IV.
	
	II e III.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201602718861)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A questão social, enquanto campo de trabalho do Serviço Social, é resultante da divisão da sociedade em classes e da disputa pela riqueza socialmente gerada, cuja apropriação é extremamente desigual. Supõe, então, por parte dos que vivem do trabalho, a
		
	
	defesa na erradicação da pobreza e redução das desigualdades sociais.
	
	indefinição de sua própria identidade de classe.
	
	adesão à regulação das relações econômicas e sociais.
	
	insistência no estabelecimento de mínimos sociais, salvaguardada a responsabilidade governamental.
	 
	consciência da desigualdade entre as classes sociais e a resistência à opressão.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201601928533)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Fordismo tem origem no nome de Henry Ford. Deve ser compreedido não apenas a partir da aplicação que Enry Forda faz na sua empresa, a Ford Motor Company, do ¿Princípio da Administração Científica¿ . Quem propôs este estudo? Taylor.
		
	
	Ford.
	
	Durkheim.
	
	Marx.
	
	Weber.
	 
	Taylor.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201601854031)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Segundo Marx, o modo de produção capitalista,ao mesmo tempo que aumenta o controle do homem sobre a natureza, intensifica o processo de alienação,na medida em que o trabalhador não detém o controle sobre o seu trabalho e sobre o produto deste. Assim, na produção capitalista a relação entre as pessoas aparece como relação entre:
		
	
	sujeitos.
	
	indivíduos.
	 
	classes.
	
	poderes.
	 
	coisas.

Outros materiais