Buscar

Av TCC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Av TCC
	 1a Questão (Ref.: 201408496817)
	Pontos: 1,0  / 2,5
	O problema da pesquisa se refere ao que você pretende responder com seu trabalho. É uma pergunta da qual se originam as hipóteses. Este problema, naturalmente, precisa estar em harmonia com seus objetivos. Descreva os objetivos de seu trabalho vinculando-os ao seu problema de pesquisa.
		
	
Resposta: Melhorar o processo de ensino e aprendizagem facilitando a cognição dos discentes de modo apreservar, fortalecer e utilizar a atividade cultural dos discentes como ferramenta didática são objetivos do trabalho. O intersse dos alunos é peça fundamental no desvolvinemto do processo de ensino, como despertar e mantê-lo foi o questionamento incial e uma abordagem etnomatemática propiciou a solução tratando da questão interesse e foi explicado como os processos cognitivos foram beneficiados pelo programa.
	
Gabarito: O aluno deve descrever seu problema de pesquisa e vinculá-lo aos objetivos do trabalho.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408496816)
	Pontos: 2,5  / 2,5
	Descreva resumidamente seu referencial teórico explicando o processo de definição de autores, obras e modelos teóricos selecionadas para sua pesquisa. Qualifique estes em termos de qualidade, quantidade e pertinência em relação ao seu tema. É importante que sua resposta contenha os motivos da escolha dos autores e/ou teorias que utilizou para fundamentar suas colocações.
		
	
Resposta: D' Ambrósio é o teórico mais influente em meu trabalho com uma vasta biblioteca e suas abordagens foram mudando ao longo do tempo, busquei entre suas obras as que melhor atendiam o trabalho e vice versa. Junto a D'Ambrósio vieram Ausubel e Catania explicando como a abordagem etnomatemática no processo de ensino pode ser eficaz no quesito cognitivo. Atendendo estes teóricos a fundamentação do meu problema de pesquisa de modo que D'Ambrósio, em meu trabalho, fortalece e faz uso da cultura dos discentes como ferramenta didática. Sendo traço cultural inato do agente aprendiz atende o fator mais importante no ensino segundo Ausubel e mostra como a informação retida pode ser recuperada conforme Catania.
	
Gabarito: O aluno deverá explicar sua escolha de autores e sistemas teóricos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408496819)
	Pontos: 1,0  / 2,5
	A metodologia de um trabalho pode ser definida quanto aos objetivos como: exploratória, descritiva ou explicativa. Quanto aos procedimentos como: bibliográfica, documental, experimental, estudo de campo ou de caso, pesquisa-ação e de levantamentos. Apresente a metodologia aplicada ao seu trabalho e justifique a adequação da mesma em função de seu objeto de investigação.
		
	
Resposta: A pesquisa em campo propiciou a comprovação da eficácia da teoria na pratica, em um universo de amostragem onde o problema de pesquisa foi trabalhado junto às necessidades dos regentes das turmas que mostrou-se eficaz no quesito interesse dos alunos, mesmo os que antes considerados apáticos mostraram-se bem ativos na aula e atividade. Sendo o processo de ensino objeto de estudo a pesquisa em campo feita de forma a ajudar os alunos conforme solicitação dos regentes além da comprovação da eficácia da teoria ou não produz num universo de amostragem real uma oportunidade de pesquisa que venha somar no campo de estudo.
	
Gabarito: O aluno deverá descrever a metodologia aplicada ao seu trabalho correlacionando-a com os objetivos propostos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408496822)
	Pontos: 1,5  / 2,5
	Escreva resumidamente sobre as considerações finais do seu trabalho. Examine suas conclusões, seus resultados obtidos e faça uma análise crítica sobre o quanto você obteve sucesso e coerência entre seus objetivos e seus resultados.
		
	
Resposta: Sendo objetivo a melhora no processo de ensno e aprendizagem, facilitando os processo cognitivos, preservando e fortalecendo a cultura dos discentes utlizando-a como ferramenta didática. Na conclusão relato que o quesito interesse foi atendido e este é peça fundamental no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, acredito que a pesquisa atingiu seu objetivo com excelencia, contudo com base na absorção do conteúdo acadêmico, ou seja, eficácia na melhoria do processo relato que um caminho foi aberto para que alunos possar trilhar de modo que procedam como foi na aula e atividade propostas na pesquisa em toda vida acdêmica. Pude constatar em relatos nas entrevistas posteriores com regentes que os alunos mesmo com dificuldades na pratica buscavam o estímulo da atividade, que no caso foi sonoro. Deste modo concluo que extremamente satisfatório os resultados obtidos.
	
Gabarito: O aluno deverá relatar as considerações finais de seu trabalho correlacionando-as com os objetivos iniciais.

Outros materiais