Buscar

Tratamento Odontológico em gestantes

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Tratamento odontológico
 em gestantes
Introdução
As gestantes são consideradas pacientes especiais por serem um grupo de risco para doenças bucais, e também pelo fato de apresentarem alterações físicas, biológicas e hormonais que acabam por criar condições adversas no meio bucal. Pesquisadores concordam com a necessidade de um programa de atenção odontológica voltado às gestantes.
o atendimento odontológico às gestantes deve ser preferencialmente realizado no 2º trimestre de gestação pois gestante encontra-se num período de maior estabilidade, tanto física como psicológica. Mas em casos de urgência, qualquer época é aceitável, já que nenhuma necessidade deve ser negligenciada pelo medo de colocar em risco a saúde do bebê. 
Manifestações orais
Cáries: podem ser atribuídas a mudanças de hábitos alimentares, náuseas, vômitos e outros fatores que levam a higienização inadequada.
Manifestações orais
Gengivite Gravídica: Causada pelo acumulo de biofilme, devido as alterações hormonais.
Tumor Gravídico: Lesão inflamatória hiperplásica da mucosa, também as alterações hormonais
Condutas do cirurgião-dentista
A duração de atendimentos deve ser reduzida, o profissional dentista não pode negligenciar de casos de emergência, procedimentos como, exodontias e implantes devem ser adiados para depois do parto.
Condutas do cirurgião dentista
O uso de medicamentos terapêuticos pode ser prejudicial, caso seja necessário o medico da gestante deve ser consultado, para orientar na escolha do medicamento.
Radiografias podem ser realizadas, porém esses exames exigem muito cuidado na proteção da mãe e do feto;
O uso dos anestésicos, só é indicado nas condições de normalidades da saúde geral da gestante, o anestésico mais indicado é a lidocaína.
AUTOMEDICAÇÃO 
Algumas vezes, por medo de irem ao dentista, as gestantes se automedicam para tentar controlar alguma situação bucal incômoda. Esse hábito pode ser perigoso, pois alguns anti-inflamatórios e analgésicos que costumamos ter em casa, não são adequados para uso durante a gestação, portanto, não use nenhum medicamento sem consentimento do médico ou dentista.
É de extrema importância avaliar os possíveis riscos e benefícios da indicação de qualquer substância terapêutica na gravidez, principalmente durante os três primeiros meses de gestação, pois neste período ocorre a organogênese. Nesta fase, os órgãos do feto estão em desenvolvimento, sendo considerado um período crítico com grande susceptibilidade a danos no feto.
Medicamentos contraindicados
Antibióticos;
Antiinflamatórios não-esteroides;
Ansilíticos.
anamnese
Essencial para o estabelecimento vinculo profissional com o paciente, deve ser detalhada, abrangendo o estado de saúde geral do paciente, o cirurgião dentista não pode esquecer de perguntar sobre a realização do pré-natal da paciente
Exame clínico
Extra oral: aferição do pulso, pressão arterial e frequência respiratória, além de outros exames, o cirurgião dentista pode ser importante para a detecção de problemas de saúde da gestantes
Intra oral: Exame detalhado da cavidade bucal, o profissional dentista deve estar atento as doenças bucais associadas a gestação.
O dentista deve reforçar os hábitos de higiene bucal da paciente, evitando assim doenças bucais que podem prejudicar mãe e filho.
O profissional deve orientar a paciente sobre a importância de uma dieta saudável, evitando principalmente alimentos cariogênicos. 
ORIENTAÇÕES À PACIENTE
Conclusão
O conhecimento dos cirurgiões dentistas sobre os trimestres na gravidez é importante para fazer o tratamento adequado e seguro a paciente, também podendo prever possíveis problemas odontológicos e efeitos prejudiciais ao bebê, é importante um cuidado com a dieta e higiene como tratamento adicional e o dentista deve fazer a orientação. Procedimentos como exodontias e implantes devem ser adiados para depois do parto.
Obrigado pela atenção.
https://www.youtube.com/watch?v=6OtUjWOvJSg
Vídeo complementar

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais