Buscar

av2 epidemiologia.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

.: 201502539158)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com os novos paradigmas da saúde, as doenças humanas não estão relacionadas apenas ao bom ou mau funcionamento de uma célula, tecido ou órgão, possuem também uma dimensão psicológica (vivências e emoções), sociocultural (coletiva), e psicobiológica (individual). Mesmo os fatores religiosos ou políticos devem ser considerados, pois podem influenciar o desencadeamento das doenças. Ao avaliar a dimensão do conceito de Saúde, elaborado na VIII Conferência Nacional de Saúde, realizada em Brasília (1986): "Saúde é a resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acessos aos serviços de saúde, é assim antes de tudo, o resultado das formas de organização social", observa-se o vínculo indissociável entre a saúde e os Componentes do Complexo da Qualidade de Vida (Habitação; Saneamento e meio ambiente; Saúde; Educação; Alimentação e Nutrição; Cultura, Esporte e lazer; Trabalho e renda; Previdência e Assistência Social; Transporte). No contexto da qualidade de vida, o instrumento de mensuração da qualidade de vida proposto pela Organização Mundial da Saúde (WHOQOL) foi desenvolvido para avaliar de forma holística os indivíduos através dos domínios: físico, psicológico, nível de independência, relações sociais, meio-ambiente e espiritualidade/religiosidade/crenças pessoais. Essa concepção é fantástica e demonstra o caráter revolucionário dos novos paradigmas em saúde ressignificando o conceito de coletivo, como campo estruturado de prática social. Dessa forma, qual é a importância das intervenções em saúde voltadas para o coletivo considerarem as relações da vida cotidiana entre os homens, ou seja, seus afetos, medos, incertezas, entre outros aspectos?
		
	
Resposta: A importância das intervenções em saúde voltadas para o coletivo, é de melhorar a qualidade de vida dos mesmos, o bem-estar, diminuindo a taxa de doenças, concentizando a população sobre os cuidados que devem ser tomados para preinir essas doenças, etc.
	
Gabarito: Porque as intervenções curativas e orientadas para a cura e/ou risco de adoecer são retrógradas e insuficientes para a promoção da saúde e da qualidade de vida em uma sociedade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502580486)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com Paim e Almeida Filho (2000), a saúde coletiva compreende um campo acadêmico de produção de conhecimentos científicos e tecnológicos e um âmbito de saberes e práticas. Do ponto de vista acadêmico, contempla o desenvolvimento de atividades de investigação sobre o estado sanitário da população, a natureza das políticas de saúde, a relação entre os processos de trabalho e doenças e agravos, bem como as intervenções de grupos e classes sociais sobre a questão sanitária. Como podemos definir a saúde coletiva?
		
	
Resposta: A saúde coletiva, visa trazer melhorias para a saúde de cada indivíduo, buscando prevenção de doenças, através de vacinas, saneamento básico, orientação de hábitos de vida mais saudáveis, higiene, usar métodos contraceptivos em relações sexuais, etc.
	
Gabarito: Saúde coletiva pode ser definida como um campo de conhecimento de natureza interdisciplinar cujas matérias básicas são Planejamento/Administração de Saúde, Ciências Sociais em Saúde, e que tem como eixo estruturante a Epidemiologia.
	
	Questão (Ref.: 201502446723)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Definir qualidade de vida é uma tarefa difícil e a dificuldade está relacionada à subjetividade, complexidade e às várias dimensões relacionadas aos diferentes aspectos da vida dos indivíduos. Sobre qualidade de vida são feitas as seguintes afirmações: I De uma forma geral, a qualidade de vida depende de fatores intrínsecos (endógenos) e extrínsecos (exógenos) que variam de indivíduo para indivíduo. II Qualidade de vida é um termo que representa uma tentativa de nomear as características das experiências de vida relacionadas ao cotidiano. III Existem vários conceitos propostos para qualidade de vida e a maioria deles possuem pontos comuns, como, o modo de viver a vida e a satisfação das necessidades e expectativas dos seres humanos. IV Como estes conceitos estão relacionados ao bem-estar, o complexo da Qualidade de Vida envolve os seguintes temas: habitação; saneamento e meio ambiente; saúde; educação; alimentação e nutrição; cultura, esporte e lazer; trabalho e renda; previdência e assistência social; transporte. Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmativa II é falsa.
	
	Apenas a afirmativa III é verdadeira.
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502445069)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A taxa de mortalidade representa a intensidade com que óbitos por uma determinada doença ocorrem em uma certa população. Sobre os indicadores de mortalidade são feitas as seguintes afirmações: I São muito utilizados para avaliar o nível de saúde de uma população. II Podem ser usados para indicar medidas preventivas e de controle de caráter abrangente (saneamento básico, detecção precoce do câncer de mama, redução do tabagismo). III Visam a redução do risco de morte por uma determinada causa evitável. IV Proporcionam a implementação de ações de controle sobre fatores de risco de adoecer ou de sofrer agravos. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	 
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	Questão (Ref.: 201502569508)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As variáveis epidemiológicas são os elementos do processo saúde-doença que se quer estudar. Portanto, o entendimento de um problema de saúde ou de uma doença requer a sua descrição por meio das variáveis: pessoa, tempo e lugar. Com relação às variáveis epidemiológicas NÃO PODEMOS AFIRMAR QUE:
		
	
	As pessoas podem ser descritas de acordo com suas características herdadas ou adquiridas (idade, gênero, cor, escolaridade, renda, estado nutricional e imunológico); com suas atividades (trabalho, esportes, práticas religiosas, costumes) e de acordo com suas circunstâncias de vida (condição socioeconômica).
	 
	O conhecimento do lugar onde ocorre determinada doença não é importante, visto que o local onde as pessoas vivem ou trabalham não determina o tipo de doença ou problema de saúde passível de ocorrência.
	
	A distribuição dos casos por períodos de tempo serve para orientar as intervenções cabíveis, fornecendo, por exemplo, informação sobre os melhores momentos para intensificar a imunização e para prevenir um possível surto.
	
	A desigualdade no acesso aos serviços de saúde também pode ser observada, mediante a visualização das trajetórias percorridas pelos pacientes.
	
	A distribuição geográfica é utilizada para identificar de que forma as doenças se distribuem no espaço (urbano/rural), associando a sua alta ocorrência, por exemplo, a baixas coberturas vacinais, precariedade no saneamento básico, existência ou não de uma rede básica de atenção à saúde.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502618041)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Declaração de Alma-Ata, ou seja, o pacto assinado entre 134 países, durante a Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde, concebe a saúde como um direito humano. Assinale a opção que NÃO representa uma ação mínima necessária para o desenvolvimento da APS (Atenção Primária à Saúde) nos países:
		
	 
	Nutrição adequada.
	
	Educação em saúde voltada para a prevenção e proteção.
	
	Tratamento da água e saneamento básico.
	
	Saúde materno-infantil.
	 
	Fornecimento de medicamentos para doentes em estágio terminal.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502962106)
	Pontos: 0,0  / 1,0Considerando o aumento da expectativa de vida, temos algumas consequências para o setor da saúde. Aponte a tendência que NÃO se enquadra nesse contexto:
		
	
	taxa de ocupação muito alta de leitos hospitalares.
	
	incentivo ao incremento de serviços de reabilitação.
	
	pacientes de longa permanência ocupando entre 10% a 25% dos leitos.
	 
	menor investimento nas ações de vigilância em saúde.
	 
	desospitalização para humanizar a recuperação do paciente.
		Questão (Ref.: 201502953591)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O planejamento e a gestão constituem pilares disciplinares da saúde coletiva, juntamente com a epidemiologia e as ciências sociais e humanas em saúde. Sobre a contribuição da epidemiologia ao desenvolvimento teórico/metodológico do planejamento em saúde destacam vários usos. Assinale a opção que NÃO representa um desses usos:
		
	
	Realização de diagnósticos e análises de situações de saúde.
	
	Elaboração de planos, programas e projetos.
	
	Avaliação de sistemas, políticas, programas e serviços de saúde.
	 
	Seleção dos trabalhadores para a alocação de recursos.
	
	Formulação de políticas públicas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201502953594)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A gestão do SUS propõe a implantação de Territórios Integrados de Atenção à Saúde (TEIAS), cuja metodologia fundamenta-se no planejamento estratégico participativo. Sobre os Territórios Integrados de Atenção à Saúde (TEIAS) leia as afirmativas: I O conceito de territórios integrados compartilha as características do modelo de atenção integral à saúde, exigindo a incorporação de conhecimentos epidemiológicos para o seu pleno funcionamento. II O projeto TEIAS visa constituir um território integrado de saúde, com um modelo participativo de gestão em saúde enfocando a intersetorialidade e os determinantes sociais da saúde. III O objetivo de TEIAS consiste em construir um modelo de gestão capaz de integrar práticas de gerenciamento orientado pelo compromisso público com os cidadãos. Assinale a opção CORRETA:
		
	
	Somente a afirmativa III está incorreta.
	
	Todas as afirmativas estão incorretas.
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	 
	Somente a afirmativa II está correta.
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201503119766)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A vigilância epidemiológica é o conjunto de atividades que permite reunir a informação indispensável para conhecer, a qualquer momento, o comportamento ou história natural das doenças, bem como detectar ou prever alterações de seus fatores condicionantes. As ações previstas pela vigilância epidemiológica visam:
		
	
	avaliar o impacto que as tecnologias provocam na saúde da população mais carente
	
	registrar e divulgar a descentralização dos serviços para os municípios
	 
	recomendar e adotar medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos
	
	obter a participação da comunidade na detecção dos problemas regionais de saúde

Outros materiais