Buscar

aula_6

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1
Profª .Mara Braile
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Administração e Mercado de Trabalho
AULA 6
Globalização, Dinamicidade e Competitividade
Aula 6
AULA 6
Aliada à tecnologia e à informação, a globalização quebrou paradigmas, principalmente, nos aspectos relacionados à estratégia, à posição das empresas em relação ao mercado, e mudanças no perfil dos atores que atuam nas organizações. 
Globalização, Dinamicidade e Competitividade
AULA 6
A velocidade das mudanças, em nível econômico, social, político e cultural foi o fator determinante dessa quebra de paradigma no final do século XX. 
AULA 6
 
Atualmente a Tecnologia & Informação são armas poderosas para ajudar as empresas a acompanharem as mudanças.
5
Globalização, Dinamicidade e Competitividade
AULA 6
Globalização, Dinamicidade e Competitividade
Tecnologia & informação podem também ajudar a Administração a introduzir uma filosofia organizacional de ordem sistêmica, coerente, flexível, dinâmica, dotada de senso profundo do significado e de visão do futuro, entre outras características requeridas pela globalização.
6
AULA 6
Além dos desafios da Administração em termos de diversidade das organizações e complexidade do ambiente em que elas operam, outras forças ajudam a complicar o panorama com que se defrontam as organizações.
7
Dinamismo e Mudança
AULA 6
Vivemos em um mundo:
 Mutável 
A mudança é um único aspecto constante no universo 
8
AULA 6
Vivemos em um mundo:
 TURBULENTO 
“Segundo Kelly,( 1999:10), essa nova economia , possui características diferenciadora: É global e favorece coisas intangíveis : idéias, informações e relacionamentos e é intensamente interligada . 
Esses três atributos, criam um novo tipo de mercado e de sociedade, cuja as raízes estão nas onipresentes redes eletrônicas”
9
AULA 6
 Existe uma nova ordem mundial !!!
10
AULA 6
11
GLOBALIZAÇÃO
AULA 6
 	1. Termo de origem inglesa, repleto de ideologia, carregado de valor e significado que não traduz, com precisão, o conjunto de fenomenos a que se quer referir, ou se o faz é de forma imprecisa.
	2.Historicamente remonta ao Séc. XIX e início do Séc. XX (Saint-Simon; Mackinder), mas foi apenas nos anos 60 e início dos anos 70 (idade áurea da rápida expansão e interdependência política e economica) que o termo passou a ser efetivamente usado.
GLOBALIZAÇÃO
AULA 6
Micheal Porter (1990), utilizou o termo 
GLOBALIZAÇÃO para diferenciar uma empresa multinacional de uma global. 
A companhia multinacional é aquela que produz num determinado número de países e que não têm ambições de unir as operações dum ponto de vista estratégico, enquanto que a empresa global provoca uma estratégia mundial em que as diferentes sucursais nacionais encontram-se ligadas e totalmente coordenadas entre si, fazendo com que o conjunto tenha um maior valor que a soma das suas partes.
13
GLOBALIZAÇÃO
AULA 6
GLOBALIZAÇÃO: A MUDANÇA NO MERCADO....
MERCADOS MAIS EXIGENTES
MAIOR DIVERSIDADE DE PRODUTOS E SERVIÇOS
MARGENS DE LUCRO MAIS APERTADAS
MENOR ESPAÇO PARA ERROS
BUSCA DE DIFERENCIAIS COMPETITIVOS
COMPETIÇÃO CADA VEZ MAIS ACIRRADA
AULA 6
14
 O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
	Chama-se globalização, ou mundialização, o crescimento da interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre. Alguns falam em “aldeia global”, pois parece que o planeta está ficando menor e todos se conhecem(assistem a programas semelhantes na TV, ficam sabendo no mesmo dia o que ocorre no mundo inteiro). 
		
AULA 6
 
As transformações tecnológicas
1268 – O inglês Roger Bacon constrói as primeiras lentes de cristal para corrigir distorções da visão. A invenção de Bacon demoraria mais 100 anos para se tornar prática.
 1462 - A invenção da imprensa por Gutenberg foi uma das invenções mais poderosas, a imprensa permitiu que o conhecimento fosse divulgado em todos os níveis da sociedade;
Viagem no tempo....
AULA 6
As transformações tecnológicas
1736 – James Watt inventou o motor a vapor e entre 1765 e 1776 transformou-o em um provedor econômico de energia, dando inicio à Revolução Industrial;
Viagem no tempo
AULA 6
As transformações tecnológicas
 1876 - Alexander Graham Bell, inventou o telefone iniciando uma das maiores revoluções no setor econômico da era industrial, 
percussor da revolução nas telecomunicações.
 
Viagem no tempo....
AULA 6
As transformações tecnológicas
1906 – Em outubro, o brasileiro Santos Dumont faz seu primeiro vôo em um aparelho mais pesado que o ar,inventa o meio de transporte que revolucionou o mundo moderno “O AVIÃO”. 14bis 
Viagem no tempo....
AULA 6
20
1943 – É construído do primeiro computador – com 1,5m de altura e 24m, pesava 30 toneladas e ocupava180m2 de área construída. Dominado ENIAC. 
Foi criado na segunda guerra mundial para auxiliar o exército americano
Viagem no tempo....
As transformações tecnológicas
AULA 6
21
1947 – a televisão preto e branco..... invade os lares;
Viagem no tempo....
As transformações tecnológicas
AULA 6
22
1973: Martin Cooper – um pesquisador na Motorola – entrou para a história. Ele realizou um dos primeiros testes com um sistema celular real. Isto aconteceu em Nova Iorque. Com um aparelho que pesava aproximadamente 1quilo, Cooper fez uma ligação.
Viagem no tempo....
As transformações tecnológicas
AULA 6
As transformações tecnológicas
 1977 – Steven Jobs apresenta o primeiro computador pessoas, chamado Apple Microcomputador.
Viagem no tempo....
AULA 6
24
"A notícia do assassinato do presidente norte-americano Abraham Lincoln, em 1865, levou 13 dias para cruzar o Atlântico e chegar à Europa. A queda da Bolsa de Valores de Hong Kong (Outubro-Novembro/97), levou 13 segundos para cair como um raio sobre São Paulo e Tóquio, Nova York .....Eis ao vivo e a cores, a globalização"
AULA 6
 O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
 O processo de GLOBALIZAÇÃO e de PROSPECÇÃO DE TENDÊNCIAS nasceu com a necessidade de troca de produtos, conhecimento de novos mundos e troca de informações. 
Alguns falam em “aldeia global”, pois parece que o planeta está ficando menor e todos se conhecem(assistem a programas semelhantes na TV, ficam sabendo no mesmo dia o que ocorre no mundo inteiro). 
AULA 6
Globalização e Competitividade
26
A rede mundial de negócios está se conduzindo a uma competição sem precedentes nos mercados mundiais. Os líderes governamentais tornam-se cada vez mais preocupados com a competitividade econômica de suas nações, enquanto os líderes das grandes organizações se voltam para a competitividade organizacional em uma economia globalizada.  
AULA 6
Globalização e Competitividade
27
Ohmae identificou a tríade –
 Japão, Estados Unidos e Europa 
Como a mais importante âncora da economia global da atualidade.O mundo da globalização oferece, de um lado oportunidades inéditas de prosperidade econômica  e por outro lado é extremamente exigente no preparo dos outros  países para usufruir das novas oportunidades.
AULA 6
Oportunidades e Desafios da Globalização
28
A globalização da economia é melhor para os países desenvolvidos, que podem aproveitá-la com maiores benefícios, do que para os países emergentes
AULA 6
Mas .....
qual seria o maior desafio atual ?
29
AULA 6
30
O maior desafio atual para o mundo todo é criar um sistema que, além de maximizar o crescimento global seja mais equitativo e capaz de integrar as potências econômicas emergentes, e auxilie os países marginalizados a se beneficiarem da expansão econômica mundial .
Sobretudo,é fundamental reduzir o enorme hiato existente entre países ricos e pobres.
AULA 6
31
A Globalização é a forte tendência a integração regional – como a Nafta (Estados Unidos, Canadá e México), a Comunidade Européia (27 países) e o Mercosul - Ameaçam atropelar quem a mais lento.
AULA 6
Concluindo....
32
A aptidão para a concorrência passa a ser a principal força da globalização para os melhores e a principal ameaça para os piores. 
AULA 6
33
AULA 6

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais