Buscar

Aula 01

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
AULA 1
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Fundamentos das Ciências Sociais Aula 1
Prof: Mauro Leão 
*
AULA 1
OS CONCEITOS DE INDIVÍDUO E SOCIEDADE PARA AS CIÊNCIAS SOCIAIS
*
AULA 1
 As Ciências Sociais, compreendem o conjunto de saberes relativos às áreas da Antropologia, da Sociologia e da Ciência Política.
*
AULA 1
A Sociologia tem como objeto de estudo a sociedade, com ênfase nas suas diferentes formas de organização, bem como nos processos que interligam os indivíduos em grupos e instituições.
A SOCIOLOGIA
*
AULA 1
O olhar antropológico privilegia os aspectos culturais da sociedade, como costumes, crenças e valores morais dos diferentes de grupos e comunidades. Sua abordagem possui um caráter integrativo, cuja propósito é não “parcelar o homem”.
A ANTROPOLOGIA
*
AULA 1
Na Ciência Política, analisam-se as questões ligadas às instituições do poder, como a sua origem, manutenção, distribuição, transferência, ou perda.
A CIÊNCIA POLÍTICA
*
AULA 1
As relações entre indivíduo e sociedade
 “O homem faz a sociedade, ou a sociedade faz o homem?”
(Rodrigues, Alberto Tosi. Sociologia da Educação, pg. 19).
*
AULA 1
“Sem dúvida temos consciência, ao mesmo tempo, de que esse abismo entre os indivíduos e a sociedade não existe na realidade. Toda sociedade humana consiste em indivíduos distintos e todo indivíduo humano só se humaniza ao aprender a agir, falar e sentir o convívio com outros.”
 (Elias, Norbert. A Sociedade dos Indivíduos, pg. 67).
*
AULA 1
Ao observar os fenômenos sociais somos levados a nos confrontar com nossas próprias posições, nossos valores, nossa visão de mundo, que interferem na nossa pesquisa. Nossa fala, nossos gestos, nosso modo de ser e de agir revelam o tipo de socialização que tivemos e que influencia em nossa visão de mundo. 
 
O ofício de sociólogo”: objeto e método das Ciências Sociais. 
*
AULA 1
“Abordagens teóricas são como lentes de aumento, que nos ajudam a ver e compreender melhor certos aspectos da realidade.”
(Santos, Myriam Sepúlveda dos. Memória Coletiva e Teoria Social, pg.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais