Buscar

APOL 2 26 06 2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 5/5 - Economia Politica Aplicada
Sobre o Liberalismo assinale a alternativa correta:
	
	A
	O Liberalismo advém das teorias que pregam o fim dos reinos, com o objetivo de redução do lucro para a classe burguesa.
	
	B
	O Liberalismo não possui relação com o pensamento e ideologia burgueses.
	
	C
	Com relação ao sistema de produção capitalista, tem como sua base teórica o Liberalismo Econômico.
	
	D
	A burguesia defendia o liberalismo, tendo em vista a limitação de lucros, pois o sentimento marcante nesta época era o da solidariedade.
Questão 4/5 - Economia Politica Aplicada
Um dos grandes pensadores da Economia Política é Adam Smith. Segundo ele, o mercado:
	
	A
	O mercado é seu próprio guardião; ou seja, ele mesmo cuidará dos limites e ações da liberdade econômica.
	
	B
	Não haverá reação quando algum produtor ou comerciante não seguir o destino da livre concorrência.
	
	C
	A mãe invisível, para Adam Smith, diz respeito à intervenção estatal na economia.
	
	D
	A ruína econômica não guarda relação com as ações do mercado ou com as normas estabelecidas pela chamada livre concorrência.
Questão 3/5 - Estado e Politica Social
Leia com atenção o texto a seguir:
“Esta nova configuração do contexto social, econômica e políticas, originada com o processo de globalização da esfera econômica, impôs elementos novos na relação entre Estado e sociedade civil. Neste caso, torna-se impossível considerar que a formulação de políticas públicas é pensada unicamente a partir de uma denominação jurídica, fundamentada em lei, como se o Estado fosse uma instituição neutra, como querem os funcionalistas. (...). Não se pode mais pensar, tampouco, que as políticas públicas são formuladas unicamente a partir dos interesses específicos de uma classe, como se fosse o Estado uma instituição a serviço da classe dominante.”
 
(BONETI, L.W. Políticas públicas por dentro. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006 )
 
Tendo em vista o texto acima citado, analise cada afirmativa a seguir. Assinale a alternativa que apresenta adequada interpretação sobre as políticas públicas, segundo a lógica do texto de Boneti (2006), conforme citado:
	
	A
	Políticas públicas são formuladas pelo poder público, representado pelos governos e pelas leis, que são elementos neutros a favor do bem público.
	
	B
	Políticas públicas são instrumentos utilizados pelos governos para assegurar o interesse da classe dominante.
	
	C
	Política públicas são produto de contínua tensão entre interesses de diferentes grupos sociais, compreendendo interesses dos governos e da sociedade civil. 
	
	D
	Políticas públicas, em tempo de globalização, são expressões de interesses coletivos, cuja neutralidade promove a superação de interesses individuais ou grupais. 
Questão 2/5 - Estado e Politica Social
Leia com atenção ao seguinte conceito de políticas sociais:
 “políticas sociais se referem a ações que determinam o padrão de proteção social implementado pelo Estado, voltadas, em princípio, para a redistribuição dos benefícios sociais visando a diminuição das desigualdades estruturais produzidas pelo desenvolvimento socioeconômico.”
(HÖFLING, E. M. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos cedes. Ano XXI, n. 55, novembro. 2001)
 
Höfling (2001), apresenta um conceito que envolve a história das políticas sociais:
Dado o conceito acima, assinale, a seguir, a alternativa que traz uma correta caracterização sobre as políticas sociais e sua origem:
	
	A
	As políticas sociais resultam de constantes conflitos de interesses, contando com a pressão de diferentes atores políticos, dos governos e da sociedade civil. 
	
	B
	As políticas sociais são estratégias dos governos para construir progressivamente uma estrutura política e produtiva de caráter socialista. 
	
	C
	As políticas sociais são ações obrigatórias dos governos, determinadas pelas leis, efetivadas de forma independente dos interesses políticos de grupos ou indivíduos. 
	
	D
	As políticas sociais caracterizam uma resposta às desigualdades do capitalismo, a partir da qual se extinguem as relações de exploração do trabalho pelo capital. 
Questão 1/5 - Estado e Politica Social
A operacionalização das políticas públicas, per se, envolve determinadas demandas que podem ser complexas, em especial às afetas ao conjunto do Estado e da sociedade civil. Neste sentido, um exemplo clássico de execução de políticas públicas diz respeito ao orçamento participativo, instrumento por meio do qual a própria população pode opinar e participar na construção e definição de prioridades. Desta feita, é correto afirmar que:
	
	A
	Não há que se falar em relação de força e de poder quando há participação da população no orçamento público; pois estes inexistem devido à participação popular.
	
	B
	No orçamento participativo, o que se busca é meramente a aprovação do orçamento apresentado pelo poder público, sem participação da população interessada.
	
	C
	A sociedade civil, em sua participação no planejamento orçamentário, é desestimulada a acompanhar a execução do orçamento público e mesmo a propor alterações quando o planejamento orçamentário está sendo executado.
	
	D
	A importância do controle e monitoramento das atividades afetas às políticas públicas diz respeito aos mecanismos de participação da sociedade na avaliação das ações do poder público.

Outros materiais