Buscar

PLANEJAMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE

Prévia do material em texto

Avaliação:  PLANEJAMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: PEGA NO MEU
	Professor:
	MARCIO JORGE GOMES VICENTE
	Turma: 9007/AC
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 0,5   Av. Parcial 2  Data: 07/06/2017 09:05:44
	
	 1a Questão (Ref.: 201602974680)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O que significa Planejamento Urbano?
		
	
Resposta: É o processo de idealização, criação e desenvolvimento de soluções que visam melhorar ou revitalizar certos aspectos dentro de uma nova área urbana em uma determinada região, tendo como objetivo principal proporcionar aos habitantes melhoria na qualidade de vida.
	
Gabarito:
É o processo de criação e desenvolvimento de programas que buscam melhorar ou revitalizar certos aspectos (como qualidade de vida da população) dentro de uma dada área urbana como cidades ou vilas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603577087)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Existem diversos instrumentos de gestão ambiental utilizados regularmente no mundo e no Brasil, com o objetivo de garantir um ambiente de melhor qualidade. Qual a importância destes  instrumentos?
		
	
Resposta: São7o importantes, pois são ferramentas que visam a auxiliar no processo de planejamento, bem como na operacionalização da gestãoambiental, de modo que esta gestãio possa ser integrada de maneira estrategica por todas as suas atividades.
	
Gabarito:
Em muitos casos, os impactos ambientais (positivos e negativos) podem ser mensurados em bases monetárias, o que permite avaliar um dano ambiental ou o real interesse econômico-financeiro de uma decisão. Entende-se como uma externalidade ambiental negativa o custo ambiental que um agente privado impõe à coletividade sem consultá-la a respeito. É responsável pela reparação de danos ambientais, independentemente de culpa, a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental. A utilização adequada dos recursos naturais disponíveis e a preservação do meio ambiente são requisitos para que a propriedade rural cumpra a sua função social.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603576826)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O trabalho do planejamento urbano diz respeito a:
		
	
	Conforto de um ambiente.
	
	Somente aos aspectos físicos de uma cidade.
	 
	Adequações necessárias para sua contínua atualização.
	
	Embelezamento do meio.
	
	Aspectos estéticos do meio.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603576828)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação às Intervenções Urbanas, marque a única opção correta.
		
	
	O Estatuto das Cidades foi omisso em relação as intervenções urbanas.
	
	Não há nenhuma relação entre imóvel subutilizado e intervenções urbanas.
	 
	Intervenção Urbana é um tipo de manifestação artística, geralmente realizada em áreas centrais de grandes cidades. Consiste em uma interação com um objeto artístico previamente existente (um monumento, por exemplo) ou com um espaço público, visando colocar em questão as percepções acerca do objetivo estabelecido.
	
	Intervenção Urbana é o termo utilizado apenas para designar os movimentos artísticos relacionados às intervenções visuais realizadas em espaços públicos.
	
	As intervenções urbanas não necessitam da percepção e debates com a sociedade, ficando a critério do urbanista suas obras de natureza estética.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603577072)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A questão da mobilidade urbana, nas grandes cidades, é cada vez mais problemática, principalmente em espaços onde o adensamento urbano se dá de forma desordenada e rápida, impedindo o planejamento e a estrutura adequada. Quais são as afirmações corretas sobre a mobilidade urbana? I A mobilidade urbana tem grande impacto sobre a economia local e sobre a qualidade de vida das pessoas. II  A sustentabilidade é uma maneira de pensar a mobilidade urbana a partir de um modo eficiente. III  A mobilidade urbana pode ser entendida como a capacidade de deslocamento de pessoas e bens no espaço urbano para a realização das atividades cotidianas em tempo considerado ideal, de modo confortável e seguro. A alternativa correta é:
		
	
	Apenas a II.
	 
	Todas são verdadeiras.
	
	Todas são falsas
	
	Apenas a afirmativa III
	
	Apenas a I.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201603043939)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O processo de substituição das formas urbanas existentes por outras mais modernas, adequando-as às necessidades que trata de uma intervenção na qual o patrimônio existente é substituído, no seu todo ou em parte, alterando a paisagem urbana está relacionado a:
		
	
	Restauração
	
	Descentralização
	 
	Renovação
	
	Urbanização
	
	Reabilitação
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603043945)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De quem é a responsabilidade pelo saneamento ambiental?
		
	
	União
	
	Famílias de classe média
	 
	Município
	
	Do Planejamento urbano
	
	Estado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603577089)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em relação ao Meio Ambiente Urbano, marque a afirmativa que realmente traduz seu significado e importância.
		
	 
	No meio ambiente urbano encontram-se todas as preocupações socioambientais que se encontram no meio ambiente rural natural, acrescido fortemente do fator humano e suas obras como habitação, meios de locomoção, vias públicas etc. Incluem-se também aí as condições relativas ao ambiente de trabalho interno e externo de empresas ou indústrias.
	
	O meio ambiente urbano é de relevante importância nos estudos urbanísticos e deve ter a atenção dos estudiosos de todas as áreas de influência sobre esse complexo item de nossa sociedade, porém, sua abordagem principal é a questão da segurança pública.
	
	Não há como conceituarmos e delimitarmos o meio ambiente urbano e suas políticas públicas, pois as suas características são idênticas às do meio ambiente natural.
	
	As áreas rurais, muito mais que as urbanas, têm sido consideradas como um verdadeiro ecossistema com características próprias, onde recebem fatores energéticos externos que dão sua sustentabilidade, bem como produzem resíduos poluidores que podem ser considerados como saídas energéticas.
	
	Não podemos dividir o meio ambiente em meio ambiente urbano e rural, visto que os contextos naturais, artificiais, culturais e de trabalho são os mesmos.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201603577100)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque abaixo a opção que representa reconhecidamente um dos avanços na questão dos do tratamento dos resíduos, com os Consórcios Urbanos de Resíduos Sólidos:
		
	 
	Os Consórcios entre Municípios foi a forma encontrada para que a instalação de aterros sanitários e sua plena manutenção não tornasse propícia a formação futura de novos lixões.
	
	O grande avanço em relação às Operações Urbanas / Consórcios Urbanos, foi alcançar seu objetivo real que era de acabar com a sobrevivência inadequada das populações que viviam dos lixões.
	
	Os Consórcios Urbanos acabaram definitivamente no Brasil com os lixões.
	
	Verdadeiramente não podemos afirmar que tais operações urbanas poderão gerar qualquer tipo de benefício para a sociedade.
	
	A gestão dos aterros sanitários, segundo o Ministério das Cidades, nunca chegou a ser um dos grandes problemas para os municípios brasileiros. Ao contrário, a Legislação Ambiental Brasileira não tratou deste tema por ser um problema irrelevante.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201603577145)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com as ações do Planejamento Urbano, marque a única alternativa que não está alinhada com suas intervenções.
		
	 
	Planejamento urbano limita-se a ações de natureza ambiental.
	
	Planejamento Urbano busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivospré-definidos.
	
	Planejamento Urbano avalia os caminhos da sociedade e programa seu futuro.
	
	Planejamento Urbano é uma ferramenta administrativa que possibilita avaliar a realidade social.
	
	Planejamento urbano escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperadoso Urbano.

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes