Buscar

AV Educacao Especial EAD Estacio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201603049719)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Larissa é uma criança que tem baixa visão, seus pais matricularam a menina em uma escola regular. Como a escola e o educador podem adaptar e oferece atividades pedagógicas adequadas que atendam às necessidades de Larissa?
		
	
Resposta: A escola e o educador podem adaptar o currículo, visando atender as necessidades da aluna, procurando a utilização de métodos e meios que contribuam para o desenvolvimento do parendizado, minimizando as dificuldades oriundas da deficiência apresentada, e permitindo que ela possa ter o desenvolvimento do seu aprendizados com qualidade e igualdade.
	
Gabarito: Oferecendo e oportunizando as mediações e os meios necessários para sua escolarização, socialização, locomoção e acessibilidade. E a elaboração de um planejamento com ações integradoras, que envolvam toda comunidade escolar e a garantia da construção de um espaço mais acessível na escola.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602870169)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Pedro tem 4 anos de idade e foi trazido para um posto de saúde para avaliação neurológica por insistência da mãe que "nunca considerou o filho normal". Desde que nasceu Pedro só gostava de ficar no berço e passava muitas horas observando o movimento repetitivo das hélices dos ventiladores de teto. Sua mãe ficava muito triste porque ele não olhava nos olhos e até hoje, não falava palavras claras e nem atendia pelo nome. Durante o atendimento com o médico, Pedro relutou em entrar no consultório, chorou muito ao ser examinado e ficava balançando os braços num movimento estereotipado que parecia imitar um pássaro. A mãe já tinha tentado colocá-lo numa creche pública, mas ele não se adaptou porque não se alimentava e nem interagia com as outras crianças. Como estava em dúvida se isso fazia parte de um quadro normal no desenvolvimento da criança de 4 anos, o médico solicitou um pedagogo para trabalhar com estimulação precoce e para fazer a mediação de Pedro em sua nova escola. Descreva características importantes do quadro de Autismo que são apresentadas neste caso e como poderá ser feita a mediação na escolarização de Pedro por um pedagogo?
		
	
Resposta:
	
Gabarito: Neste episódio, há alguns comportamentos importantes do quadro de autismo, a começar pela dificuldade na interação social acompanhada de prejuízo na comunicação tanto oral quanto ocular. Na mediação, o pedagogo precisará treinar o profissional mediador a ficar sempre próximo de Pedro e traduzir em linguagem o que a professora está dizendo. Deve encorajar Pedro a participar das atividades grupais propostas pela professora e tentar inseri-lo no grupo de colegas bem cautelosamente.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Neste episódio, há alguns comportamentos importantes do quadro de autismo, a começar pela dificuldade na interação social acompanhada de prejuízo na comunicação tanto oral quanto ocular. Na mediação, o pedagogo precisará treinar o profissional mediador a ficar sempre próximo de Pedro e traduzir em linguagem o que a professora está dizendo. Deve encorajar Pedro a participar das atividades grupais propostas pela professora e tentar inseri-lo no grupo de colegas bem cautelosamente
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603052725)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A partir dos estudos realizados sobre Educação Inclusiva, podemos afirmar que para o aluno com necessidades especiais aproveitar plenamente a escolaridade no contexto da escola inclusiva é preciso que:
		
	
	A escola regular encaminhe o aluno para a escola especial.
	
	A escola mantenha sua proposta de ensino e de avaliação e o aluno com necessidades especiais procure se adaptar ao trabalho desenvolvido
	 
	A escola disponha de um sistema de suporte para adaptação de métodos e práticas de ensino e avaliação.
	
	A escola disponha de um sistema de avaliação adaptado e mantenha os métodos e práticas comuns para todos os alunos.
	
	A escola ofereça classe especial para o aluno.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603446211)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A deficiência era vista como doença contagiosa ou castigo divino, como uma maldição dos deuses que puniam esse tipo de indivíduo e sua família por alguma razão oculta e desconhecida, e as crianças deficientes até eram sacrificadas, porque eram percebidas como estorvos ou como manifestações demoníacas, que precisam ser segregadas, excluídas ou eliminadas. A afirmação nos remete a que momento histórico?
		
	
	Idade média
	 
	Antiguidade
	
	Século XIX
	
	Anos 60
	
	Nos anos 80
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603052804)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Educação Inclusiva requer um novo modelo de escola em que é possível o acesso e permanência de todos os alunos. Assinale a afirmativa que apresenta a orientação que deve ser adotada pela escola para tornar-se inclusiva:
		
	
	Substituir mecanismos de segregação social por processos discriminatórios.
	
	Substituir mecanismos de seleção e discriminação por procedimentos que favoreçam a segregação social e aprendizagem.
	
	Substituir mecanismos de discriminação por procedimentos que favoreçam a seleção dos grupos.
	
	Substituir mecanismos de inclusão por processos de trabalho individuais.
	 
	Substituir mecanismos de seleção e discriminação por procedimentos de identificação e remoção de barreiras para aprendizagem
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201602982688)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Atendimento Educacional Especializado deverá utilizar os recursos de Tecnologia Assistiva no ambiente escolar necessários para o trabalho pedagógico com o aluno com deficiência. O item que melhor define Tecnologia Assistiva é :
		
	
	Aparelhos para auxiliar nos déficits ou limitações cognitivas, como os gravadores de fita magnética ou digital que funcionam como lembretes instantâneos
	 
	Vários equipamentos, serviços, estratégias e práticas elaboradas e aplicadas para minimizar os problemas encontrados pelos indivíduos com deficiências.
	
	Lupas e lentes, Braille para equipamentos com síntese de voz, grandes telas de impressão, sistema de TV com aumento para leitura de documentos, publicações etc, para auxiliar cegos ou pessoas com visão subnormal.
	
	Adaptações estruturais em escolas, através de rampas, elevadores, adaptações em banheiros entre outras, que retiram ou reduzem as barreiras físicas, facilitando a locomoção da pessoa com deficiência.
	
	Equipamentos motores para facilitar a locomoção de deficientes visuais.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603446368)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"Uma alteração grave ou total de uma ou mais das funções elementares da visão que afeta de modo irremediável a capacidade de perceber cor, tamanho, distância, forma, posição ou movimento em um campo mais ou menos abrangente".  A descrição acima se trata da:
		
	
	Surdez
	 
	Cegueira
	
	Autismo
	
	Paralisia cerebral
	
	Síndrome de down
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201602858562)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma aluna com deficiência intelectual freqüenta o quarto ano do ensino fundamental. Sua escola oferece aos alunos atividades específicas de Artes Plásticas e de Educação Física, com professores especializados, duas vezes por semana. Durante o tempo destinado para a turma participar destas aulas, a aluna é encaminhada para a sala de recursos e recebe atendimento especializado com uma professora com o objetivo de trabalhar suas dificuldades de acompanhamento nas aulas de matemática e português. Neste caso, a estratégia de atendimento criada pela escola está:
		
	
	correta e de acordo com os princípios da inclusão porque oferece atendimento na sala de recursos no mesmo turno das aulas.
	
	incorreta porque neste atendimento a aluna deveria receber apoio nas diferentes areas de conhecimento.
	 
	incorreta porque na perspectiva da inclusão a alunadeveria participar das aulas de Artes Plásticas e Educação Física junto com a turma.
	
	correta porque a escola procura trabalhar na perspectiva de adaptação do currículo dentro da grade curricular.
	
	correta porque a aluna deve receber, prioritariamente, apoio e suporte para suas dificuldades no campo da leitura, escrita e cálculos matemáticos.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201602858270)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com a proposta bilíngüe de educação para o aluno surdo, a Língua Brasileira de Sinais é reconhecida como:
		
	
	a segunda língua da pessoa surda.
	
	uma língua escrita para a pessoa surda.
	 
	a primeira língua da pessoa surda.
	
	uma língua complementar para a pessoa surda
	
	uma língua estrangeira para a pessoa surda.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201603050202)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Nos anos 20/30 observamos o surgimento de algumas experiências de artistas e educadores que marcaram a trajetória da arte/educação no Brasil e sua relação com o campo da educação especial. As linguagens artísticas destacam-se como facilitadoras deste processo de construção de conhecimento O trabalho na área da arte reconhecia a importância da Arte na Educação e suas contribuições no campo da educação especial. Dentre essas contribuições podemos citar:
		
	
	A valorização apenas dos alunos com belas produções
	
	O individualismo e o isolamento do aluno
	
	A exclusão do aluno com dificuldade motora
	 
	O potencial inclusivo, criador e de imaginação
	
	A segregação da prática educativa

Outros materiais