Buscar

AV Hist. dos Povos Indigenas e Afro Descendentes EAD Estacio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201603417200)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Reconhecer as religiões africanas e as religiões indígenas: a) Religiões africanas: b) Religiões indígenas: c) Sincretismo religioso: Escolha um deles e explique seu processo de resistência durante a colonização e como elas são vistas e/ou praticadas atualmente.
		
	
Resposta: Sincretismo: consistia na manutenção de suas crenças religiosas durante o período de escravidão, mescladas as práticas da religião católica, misturando seus ritos e costumes a fim de resistir ao processo de escravidão. Atualmente este sincretismo ainda se manifesta por intermédio de manifestações culturais, religiosas, entre ourtras que resgatem e mantém as origens dos costumes africanos.
	
Gabarito: O aluno deverá escolher uma alternativa e explicar como foi realizada as ações de resistência do índio ou escravo africano durante a colonização. Igualmente de que forma hoje elas se manifestam no cotidiano.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602907213)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em fins do século XIX e início do século XX, teóricos como Sílvio Romero, Nina Rodrigues e Euclides da Cunha, estudaram a sociedade brasileira e construíram um discurso que possibilitou o surgimento de teorias raciais científicas que desvalorizavam/inferiorizavam negros e mestiços. Disserte a respeito dessas teorias.
		
	
Resposta: Eram teorias que atribuiam aos negros e mestiços a responsabilidade pelo atraso ou incapacidade de desenvolvimento social, econômico, intelectual, entre outros aspectos, uma vez que tais indíviduos seriam naturalmente inferiores e incapazes de evoluir, criando assim argumentos que "cientificamente" justificariam.
	
Gabarito: O aluno deverá falar sobre as teorias racistas empregadas em fins do século XIX
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602938745)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A partir de 1530, a concorrência do comércio do Índico trouxe inúmeros prejuízos aos portugueses, que também começavam a ter suas terras americanas invadidas por outras nações europeias. Era preciso efetivar a presença da Coroa lusitana no outro lado do Atlântico a fim de garantir a posse de suas terras e de conseguir tirar mais proveito da recente aquisição. A primeira medida da coroa foi a criação de:
		
	
	Governos ameríndios
	
	Monarquias locais
	
	Sesmarias
	 
	Capitanias hereditárias
	
	Governo Geral
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602996053)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a escravidão indígena é CORRETO afirmar que:
		
	 
	o início do processo de colonização na América portuguesa foi marcado pela utilização dos índios denominados "negros da terra" como mão-de-obra;
	
	dada à tradição de liberdade, a população indígena na América protuguesa nunca pode ser submetida à escravidão, optando-se, então, pela compra de negros da África;
	
	os índios só forma escravizados na América espanhola;
	
	o apresamento dos Guarani não pode ser considreado fator de ocupação do planalto paulista e da região Sul da América portuguesa.
	
	a partir do século XVI, com a introdução da mão-de-obra escrava africana, a escravidão indígena acabou por completo em todas as regiões da América portuguesa;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603054952)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao longo do século XVI, o escravo negro foi introduzido no sistema colonial português, o que teve como resultado:
		
	 
	a progressiva substituição da escravidão do índio pela escravidão do negro, o que não resultou na eliminação completa da escravidão indígena, que continuou a existir durante todo o período colonial.
	
	a progressiva substituição da escravidão do índio pela escravidão do negro, o que fez com que a cultura indígena passa a ser respeitada em todos os território da América Portuguesa.
	
	a extinção imediata da escravização do índio.
	
	a cristianização em massa dos negros recém ingressos na América Portuguesa, o que aumentou consideravelmente a qualidade de vida dessas pessoas.
	
	o fracasso da escravidão negra, o que provocou a retomada da escravidão indígena.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201602938764)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As festas tinham uma função específica na sociedade brasileira. Para os escravos foi algo ainda mais intenso. As festas dos padroeiros era um dos poucos momentos em que havia liberdade para se reunir e festejar. Sobre estas festas temos que destacar o papel da(o):
		
	
	Governador Geral que fazia o édito de comemoração
	 
	Igreja Católica
	
	Candomblé
	
	Coroa que fazia comemorações nacionais
	
	Igreja protestante
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603662484)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Acerca dos quilombos e quilombolas seria incorreto afirmar que:
		
	
	Um grande número de quilombos reunia não só escravos em fuga, mas também negros libertos, indígenas e brancos com problemas com a justiça.
	 
	As relações entre quilombolas e grupos indígenas eram sempre de cooperação e ajuda mútua.
	
	Era muito frequente que os índios fizessem parte das expedições de caça a negros fugidos.
	
	A existência de quilombolas livres, não foi incomum. No sul da Bahia, em Barra do Rio de Contas, atual Itacaré, foi descoberto, no começo do século XIX, o quilombo do Oitizeiro, onde conviviam escravos e gente livre.
	
	Palmares foi o mais importante quilombo brasileiro e o maior das Américas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603430097)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale entre as opções abaixo aquela que melhor apresenta uma disciplina relacionada à teoria científica poligenista, que foi muito importante no pensamento científico racial do século XIX.
		
	 
	Antropologia Criminal.
	
	Anatomia.
	
	História,
	
	Geometria.
	
	Aritmética.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201603078432)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"O Brasil não terá índios no final do século XXI (...) E por que isso? Pela razão muito simples que consiste no fato de o índio brasileiro não ser distinto das demais comunidades primitivas que existiram no mundo. A história não é outra coisa senão um processo civilizatório, que conduz o homem, por conta própria ou por difusão da cultura, a passar do paleolítico ao neolítico e do neolítico a um estágio civilizatório." (Hélio Jaguaribe, cientista político, Folha de S. Paulo, 2 de setembro de 1994) Pode-se afirmar, segundo o texto, que:
		
	
	A ideia de Jaguaribe é anticonstitucional, pois fere o direito à identidade cultural dos índios.
	
	Jaguaribe propõe ideias inadequadas, pois deseja o confinamento de tribos.
	
	Jaguaribe é de opinião que, até o final do século XXI, seja feita uma limpeza étnica no Brasil.
	 
	Jaguaribe acredita na inevitabilidade do processo de aculturação dos índios e de sua incorporação à sociedade brasileira.
	
	Jaguaribe propõe que haja integração e que ela resulte de decisão autônoma das comunidades indígenas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201603435894)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"(...) A Anistia internacional afirma que, com a Constituição de 1988, 'o Brasil adotou as leis mais progressistas para a proteção dos direitos humanos na América latina', No entanto persiste um enorme fosso entre o espírito dessas leis e sua implementação, diz a organização." (Folha de São Paulo, 27/02/2008) Tomando como base a afirmação acima, assinale a alternativa que melhor a explica.
		
	
	Práticas discriminatórias e/ou racistas estão extintas no Brasil;
	
	A Constituição de 1988 extinguiu todas as práticas discriminatórias ou racistas no Brasil.
	
	Práticas discriminatórias e/ou racistas estão extintas ou pelo menos são punidas pelas autoridades que, desde 1988, têm como ferramenta a Constituição Brasileira;
	 
	Práticas discriminatórias e/ou racistas deveriam estar extintas ou pelo menos punidas pelas autoridades que, desde 1988, têm como ferramenta aConstituição Brasileira;
	
	Práticas discriminatórias e/ou racistas nunca existiram no Brasil;

Outros materiais