Buscar

DOCX AV2 corrigida Teorias da Comunicação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- Sobre as pesquisas norte-americanas em comunicação, assinale a(s) alternativa(s) correta(s):
(F) Mass Communication Research - pesquisas de comunicação de massa iniciadas em 1870 a 1890 em Chicago.
(V) Corrente Funcionalista aborda hipóteses sobre as relações entre os indivíduos, a sociedade e os meios de comunicação de massa. Motivação nas pesquisas de comunicação de massa.
(V) Teoria Hipodérmica: estudos ancorados nas teorias da sociedade de massa, que viam a sociedade industrial do século XX como uma multidão, não existiam relações interpessoais ou elas não eram importantes ao processo.
(V) Teoria Matemática ou Teoria da Informação: sistematização do processo comunicativo a partir de uma perspectiva puramente técnica, com ênfase nos aspectos comunicativos
(V) Fonte de Informação - Canal - Destino. Essa é a representação de Claude Shanon (teoria da informação) sobre comunicação. 
2- A teoria a que nos referimos neste momento surgiu no campo da psicologia. Partindo da ideia behaviorista de que todo estímulo gera uma resposta e vice-versa ela influenciou todo o pensamento comunicacional da primeira metade do século XX. Entre seus principais postulados, o de que os indivíduos devam ser estudados de acordo com sua reação aos estímulos, particularmente os despertados pela mídia em direção à audiência, está em alguns casos entendida como massa amorfa. Por meio destas palavras, nos referimos à:
( ) Teoria das Multidões de Gustave Le Bon
( ) Teoria do Funcionalismo
( ) Teoria do Paradigma Matemática Informacional
( ) Teoria da Escola de Frankfurt
(x) Teoria da Agulha Hipodérmica
3- A antropologia contribuiu sobremaneira para os estudos de Comunicação. A corrente que se fundamentou em estudos antropológicos para analisar a comunicação não-verbal é conhecida como Escola de:
( ) Frankfurt
( ) Chicago
( ) Paris
(x) Palo Alto
( ) Canadense
4- Sobre a Escola de Frankfurt leia atentamente os itens e assinale a alternativa correta:
I - Seu objeto de Estudo é a mensagem na comunicação de massa
II - Tinha como método de estudo o estruturalismo
III - Foi desenvolvido na Alemanha nas décadas de 30, 40 e 50 e nos EUA na década de 40 
IV - Seus principais autores foram Umberto Eco, Edgar Morin e Roland Barthes
V - Dois conceitos importantes: Dialética do Iluminismo e a Indústria Cultural
( ) Os itens II e V estão corretos 
(x) Os itens I, III e V estão corretos 
( ) Os itens I, IV e V estão corretos 
( ) Os itens III e IV estão corretos
( ) Os itens II e III estão corretos 
5- A respeito das teorias da comunicação é correto afirmar: 
I - Caracterizam-se pela heterogeneidade das correntes e concepções que abrigam. 
II - Reúnem vários esquemas de agrupamento que tentam identificar um melhor critério para análise dos fenômenos comunicacionais. 
III - Baseiam-se em diferentes paradigmas, que abrigam escolas e modelos e análises distintas.
( ) Apenas as alternativas I e III estão corretas 
( ) Todas as alternativas estão incorretas.
( ) Apenas as alternativas I e II estão corretas. 
(x) Todas as alternativas estão corretas.
( ) Apenas as alternativas II e III estão incorretas 
6- Sobre a Teoria Funcionalista podemos afirmar que:
(F) E) Lazarsfeld considera a função de atribuição de status uma disfunção dos meios de comunicação de massa, já que a mídia dá destaque a assuntos e pessoas sem importância. 
(F) C) A disfunção narcotizante foi identificada por Wright e está associada à função de lazer. 
(F) D) Harold Lasswell afirma que os meios de comunicação podem cumprir a função de vigilância porque as câmeras nos espaços públicos inibem atos ilícitos.
(V) B) Lazarsfeld e Merton identificaram as funções de atribuição de status e de normatização como as que os meios de comunicação de massa cumprem como instrumentos de administração social. 
(V) A) Harold Lasswell identificou as funções de vigilância, de integração social e de transmissão da herança cultural como aquelas que os meios de comunicação de massa estão habilitados a desempenhar na sociedade de massa. 
7- A questão principal abordada por Walter Benjamin ao escrever o texto “A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica” é a:
(x) Cópia que perde a referência da obra de arte original
( ) Distância que afasta a população das obras de arte
( ) O texto faz a relação entre técnica e cultura
( ) Educação que está implícita nas obras de arte
( ) Popularização que a obra de arte alcança pela televisão
8- Quais as principais características do grupo denominado Mass Communication Research, responsável pela realização das primeiras pesquisas realizadas sobre comunicação nos Estados Unidos?
( ) Orientação empiricista dos estudos, com enfoque qualitativo; orientação pragmática, mais política que científica, com origem nas demandas instrumentais do Estado, das Forças Armadas ou dos grandes monopólios de comunicação; foco na comunicação interpessoal; e modelo comunicativo baseado no poder total da comunicação de massa sobre as pessoas.
( ) Efeitos da comunicação de massa, tendo como base influência do cinema sobre as crianças; comunicação entendida como processo de transmissão de uma mensagem por uma fonte de informação; noção de informação ligada à incerteza; e relação entre indivíduos, sociedade e os meios de comunicação de massa.
( ) Estudos baseados em perspectivas puramente técnicas; ênfase no processo de transmissão das mensagens; problemática focada na acumulação do conhecimento em oposição à racionalização; e ênfase nos aspectos meramente quantitativos.
( ) Orientação mais acadêmica do que política, contemplando demandas instrumentais do Estado, das Forças Armadas e dos grandes monopólios de comunicação; enfoque qualitativo, com a busca de soluções aos problemas sociais; foco na comunicação de massa; e modelo comunicativo baseado no alcance da comunicação.
(x) Orientação empiricista dos estudos, com enfoque quantitativo; orientação pragmática, mais política que científica, com origem nas demandas instrumentais do Estado, das Forças Armadas ou dos grandes monopólios de comunicação; foco na comunicação midiática; e modelo comunicativo baseado nos efeitos.
9- Explique o "princípio libertador" presente no conceito de "Dialética do Esclarecimento", apresentado por Max Horkheimer e Theodor Adorno e defendido pela Escola de Frankfurt
O "princípio libertador" presente no conceito de humanista defendido pela Escola de Frankfurt é a ideia de que o homem é um ser livre. Livre de opressões, livre para julgar as informações que recebe e livre pra agir.
10- Os achados do terceiro grupo da Escola Americana, os estudos dos Efeitos, oscilou no modo de ver os efeitos dos meios de comunicação sobre os indivíduos. De uma teoria de máxima simplificação, Teoria Hipodérmica, que previa a manipulação total e direta dos meios, para uma teoria que percebe os filtros dos indivíduos, Abordagem da Persuasão, e passa a falar em termos de persuasão e uma teoria que fala dos Efeitos Limitados dos meios que influenciam mais conjuntamente com outros fatores sociais (família, escola, igreja, líderes de opinião) todos influenciando concomitantemente. A partir dessa trajetória expliquem qual foi o ganho evolutivo que cada um desses estudos teve na forma de perceber o receptor.
A evolução dos estudos dos Efeitos se desenvolveu primeiramente com o entendimento de que o homem é manipulado pelos meios (Teoria Hipodérmica), porém essa manipulação não é total, visto que o indivíduo possui filtros e sua maneira de pensar (psique) influencia diretamente na maneira como ele irá receber informação (Abordagem da Persuasão). Além disso existem os fatores sociais como: família, escola, igreja, líderes de opinião (two step-flow) fazendo com que os meios de comunicação não sejam determinantes do comportamento do indivíduo, mas sim o conjunto de influências, junto com sua maneira de pensar. Sendo assim, o receptor foi percebido não só como influenciado, mas comoum ser agente do processo de comunicação.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes