Buscar

MM. Superiores

Prévia do material em texto

MISSÃO: FORMAR PROFISSIONAIS CAPACITADOS, SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS E APTOS A PROMOVEREM AS TRANSFORMAÇÕES FUTURAS
O que é ângulo “Q”?
É o ângulo formado entre a linha do quadríceps (espinha ilíaca antero-superior) até o ponto médio da patela e a linha do tendão patelar (ponto médio da patela até a tuberosidade da patela). Sua função é medir o joelho valgo e varo.
Quais os músculos responsáveis pelos movimentos de inversão e eversão do pé?
Eversão: Músculos fibular longo, fibular curto, fibular terceiro e extensor longo dos dedos;
Inversão: Músculos extensor longo do hálux, tibial anterior, tibial posterior, flexor longo dos dedos e flexor longo do hálux. 
Quais são os músculos responsáveis pelo movimento de dorsiflexão e plantiflexão?
Dorsiflexão: músculos tibiail anteriorer, extensor longo dos dedos e fibular terceiro;
Plantiflexão: músculos flexor longo do hálux, flexor longo dos dedos, tibial posterior, fibular curto, fibular longo, sóleo e gastroccnêmio. 
Explique o sistema de trava e parafuso do joelho.
É uma forma de articulação onde se encontra o formato de uma dobradiça, ela faz um pequeno movimento de rotação, possui uma congruência máxima entre a fossa intercondilar e a eminência tibial, com compressão meniscal entre as superfícies ósseas. Quando o movimento passa de extensão máxima para flexão há uma rotação da tíbia. Rotação em amplitude final de extensão.
Quais são os músculos limitantes da flexão de punho e onde se inserem?
Extensor dos dedos se inserção proximal do epicôndilo lateral do úmero e inserção distal em falanges médias e distais 2ª e 5ª falange; Extensor do 5º dedo inserção proximal em epicôndilo lateral do úmero e inserção distal em tendão do extensor comum para o 5° dedo; Extensor ulnar do carpo, inserção proximal em epicôndilo do úmero e inserção distal na base do 5° metacarpo; Extensor curto do polegar, inserção proximal em face posterior do rádio e membrana interossea inserção distal e face dorsal da falange distal do polegar; Extensor do 2º dedo, inserção proximal na face posterior da diáfase da ulna e membrana interossea, inserção distal no tendão do extensor comum do 2º dedo; Extensor radial longo do carpo, inserção proximal em face lateral de 1/3 distal da crista supracondiliona do úmero e inserção distal na face posterior do 2° metacarpal;Extensor radial curto do carpo, inserção proximal em epicôndilo lateral do úmero e inserção distal na face posterior do 3° metacarpal.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes