Buscar

2 Avaliação Etica das Profissões

Prévia do material em texto

2ª Avaliação Ética das Profissões Jurídicas
Mandado – Ordem Judicial
Mandato – Procuração
Direitos do Advogado Art.6 º e 7º do EAOB (7a)
1 - Qual a relação hierarquia entre advogado magistrado é membro do Ministério Público?
	Não existe nenhuma, relação hierárquica em termos de subordinação, relativamente aos magistrados, promotores apenas um sistema de respeito e consideração mútuos, pois a uma relação de trabalho.
2 - O que significa ter o advogado direito de exercer a profissão, com liberdade, em todo território nacional?
	Significa a garantia que com a identificação da ordem, terá livre trânsito em todo o País.
3 – A que dependência o advogado tem livre acesso?
	O advogado tem livre acesso, as salas de audiências, secretárias, cartórios, sala dos oficiais de justiça, aos cartórios e serviços cartoriais, delegacias e prisões mesmo fora da hora de expediente, a qualquer edifício que funcione repartição judicial ou serviço público, onde o advogado necessite para desempenhar sua atividade profissional.
4 – É necessária alguma formalidade para que o advogado possa dirigir-se aos magistrados em seu gabinete de trabalho?
	Não há formalidade e assegurado o advogado, dirigir-se diretamente ao magistrado, respeitando a ordem de chegada.
5 – De que forma poderá o advogado dirigir-se a palavra ao juiz, tribunal ou órgão de deliberação coletiva?
	O advogado deverá, dirigir-se sempre de forma respeitosa, fazendo tanto a sua representação em pé ou sentado.
6 – O que é desagravo?
	É o ato público e solene promovido pela OAB, onde os advogados demonstram solidariedade ao colega, ofendido injustamente no exercício da profissão.
7 – Qual a comissão encarregada de apreciar ofensa relativa aos exercícios da atividade do advogado?
	É a comissão de direitos e prerrogativas, do conselho da seccional a que o advogado estiver ligado.
8 – A quem é assegurado exclusividade do uso dos símbolos da advocacia?
	É assegurado ao profissional inscrito na OAB, o uso dos símbolos da advocacia.
Atividade da advocacia Art. 1º a 5º da EOAB.
1 – Quais as consequências jurídicas da prática, por um não advogado, de ato privativo do advogado?
	Dentro das regras estatutárias e do código de ética da OAB, não existe nenhuma previsão de enquadramento, já que as sanções da OAB, são sempre disciplinares e refere-se a uma contravenção penal, no seu artigo estando tipificado, o exercício ilegal da profissão.
2 – Bacharel em ciências jurídicas pode ocupar cargo de procurador jurídico de sua empresa?
	Não as funções jurídicas, na condição de preposto ou proponente somente está destinada ao advogado com inscrição na OAB.
3 – A quem pertence com exclusividade o exercício da atividade da advocacia e a denominação de advogado?
	A prerrogativa e o bacharel em direito, com inscrição na OAB.
4 – Poderá o advogado além de exercer a sua profissão, administrar imóveis sem se inscrever em outro órgão de classe?
	Pode, desde que não havendo restrições da OAB, para o tocante da administração de imóveis que o advogado, venha a cuidar.
5 – Poderá o advogado além de levar sua profissão, dedicar-se à compra e venda de imóveis, em caráter habitual e de intermediação, sem a inscrição em outro órgão de classe?
	Pode desde que tenha a sua inscrição ao CRECI.
6 – Quem se subordina ao EOAB, além do advogado e do estagiário de advocacia?
	Subordinam-se procuradores federais, fazenda nacional, defensores públicos com as mesmas prerrogativas dos profissionais liberais, aos que atuam como advogados de uma sociedade.
7 – Estarão sujeitos a processo disciplinar da OAB, as provas são inscritas na OAB que praticam atos privativos do advogado?
	Não estão sujeitas as regras disciplinares as pessoas, que praticam o exercício ilegal da advocacia, apenas ficando enquadradas nas devidas tipificações e processos previstos no Direito Penal.
8 – Qual o instrumento legal que permite ao advogado postular em juízo ou para ele?
	O documento é o mandato ou procuração.
9 – O que é renúncia de mandato?
	Trata-se da situação em que o advogado, não quer mais ser o patrocinador de determinada ação ou em função de determinadas situações, que o levaram a tomar tal decisão. Nessa condição deverá notificar o cliente, abrindo-se um prazo de 10 dias, onde ainda manterá a obrigação de acompanhar o processo, somente a partir daí não mais cabendo a sua atividade como patrocinador.
10 – Advogado pode funcionar no mesmo processo, simultaneamente como patrocinador e preposto de empregado?
	Não pode jamais. Não existe possibilidade de um mesmo advogado simultaneamente atender os sujeitos de ação.
11 – Quem exerce advocacia pública?
	Tanto os procuradores federal, estadual, municipal, os defensores públicos federal, estadual, municipal e os procuradores da fazenda pública.
12 – Quem exerce a advocacia pública são obrigados a inscrição na OAB?
	Não existe diferença entre advogados públicos, dos advogados liberais, são idênticas com os mesmos direitos e deveres.
13 – Os advogados públicos podem ocupar cargos eletivos na OAB?
	Podem participar de todos os cargos eletivos da OAB, os advogados públicos.
14 – A que normas jurídicas, sujeitam-se os integrantes da advocacia pública?
	Sujeitam-se a defender normativamente, todos os interesses em que o Estado tem ou deve ter de forma judicial e extrajudicial.
Infrações e Sanções Disciplinares. Art. 34 à 43 do EOAB.
1 – De que espécie são as infrações previstas no EOAB.
	São infrações Disciplinares.
2 – Uma série de panfleteiros, postados nas imediações da justiça do trabalho, tentam convencer trabalhadores a juizar reclamatórias contra seus antigos empregadores. Assim distribuem folhetos de determinados escritórios de advocacia, situado perto do local. Qual infração cometerão os sócios do escritório?
	Trata-se de infração tipificada no art.34 do EOAB, agenciar causas com ou sem intervenção de terceiros.
3 – Advogado é procurado por cliente interessado de ajuizar uma ação? Examinando a documentação apresentada conclui o advogado que a legislação em vigor é contrária as pretensões do cliente. Mesmo assim, propõe a ação. Qual a infração cometida?
	Houve infração disciplinar prevista no EOAB, que e a ação de advogar contra literal disposição da lei.
4 – Advogado em determinada ação e procurado pela parte contraria a seu cliente que lhe propõe acordar sem o conhecimento de seu advogado. Deverá o advogado avançar na negociação?
	Não, está negociação sempre deverá ser tratada, de advogado para advogado e assim não acontecendo, deverá pedir que esse cliente, retira-se de seu escritório sem promover qualquer entendimento.
5 – Mediante negligência, pode o advogado perde o prazo para contestar ação causando prejuízo a seu cliente, pela perda da demanda. Qual infração cometida?
	O advogado e enquadrado, por prejudicar interesse confiando a seu patrocínio pela sua culpa.
6 – Qual infração que incorrerá o advogado que viajar por 2 meses, deixando de praticar os atos processuais necessários a defesa de seu cliente, sem apresentar justificava?
	Incorrerá para o advogado enquadramento na infração tipificada, abandono da causa sem justo motivo.
7 – Em que infração incorrerá o advogado que deixar de praticar determinado ato processual após cinco dias da comunicação da renúncia do mandato ao cliente, sem que ele tenha novo advogado?
	EOAB, estipula o prazo determinado, ao qual o advogado continuará em sua obrigação, como patrocinador da causa, salvo se for substituído antes do prazo de 10 dias.
8 – Em que infração incorrerá o advogado que, nomeado para defender réu hipossuficiente, em comarca sem defensor público recusa-se a prestá-lo sem justo motivo?
	Dentro do modelo constitucional, de acordo com EOAB estará sujeito a punição específica, de recusar a praticar da defensoria pública, dentro do espírito da advocacia em patrocinar a defesa do hipossuficiente.
9 – Qual a infração que incorrerão aos advogados que, por meio de influente assessoria de impressa,fazem publicar habitualmente noticia relativa as causas que patrocinam, fazendo procuração pessoal dos advogados?
	Dentro do que dispõem o estatuto, deve o advogado renunciar a toda e qualquer publicação, tanto impressa escrita, como falada no sentido de não captar clientes, fazendo declarações relativamente desnecessárias a causas que patrocinam.
10 – Que infração comete o advogado que notificado pela OAB, deixa de cumprir o prazo determinado na notificação?
	O sistema determinado pelo EOAB, faz com que o advogado em prazo estabelecido sempre deverá, cumprir a determinação emanada do mesmo, fazendo com que seu descumprimento haverá, o enquadramento em regra disciplinar.
11 – Porque deve constituir-se em infração disciplinar a não obediência a determinação da OAB?
	A OAB e dotada de um órgão com competência disciplinar, determinações não cumpridas, significa o enquadramento sob o comportamento do advogado, acerca da demanda solicitada significando, que o descumprimento ocorrerá sempre como uma violação disciplinar.
12 – Durante dois anos advogado representa seu cliente em diversas ações. Ao final deste tempo, o cliente tendo sempre efetuado os pagamentos solicitados, solicitará uma prestação dê conta dos seus advogados. Este alegando falta de tempo, não dá o retorno. Qual infração cometida?
	O advogado a se recusar a fazer a prestação de contas, relativas as despesas e as receitas movimentadas, através de sua pessoa ou de terceiros por conta dele fará com que se enquadre no art. 34 do EOAB devendo ainda responder se for o caso dentro do direito civil e penal.
13 – Advogando deixa de pagar a contribuição anual da OAB. Qual a infração disciplinar recebe?
	Responderá pelo art.34, sendo devidamente notificado a cumprir os dispositivos da OAB.
14 – Porque deixar de pagar a anualidade a OAB e infração da EOAB?
	Porque é a principal fonte de recursos monetários da OAB, ao qual por falta desse pagamento, deixará de prestar tanto serviços ao advogado, como as obrigações constitucionais exigidas pela sociedade brasileira.
15 – O que poderá alegar o advogado pra não ser condenado em processo disciplinar, por falta de pagamento a OAB?
	As condições oferecidas pelo OAB sob forma de alegação são:
- Situação de não ter sido notificado.
- A condição de não ter momentaneamente mediante provas condições de cumprir a exigência da OAB.
16 – Quais as sanções aplicáveis aos inscritos na OAB, condenados em processo disciplinar?
	Censura, suspensão, exclusão e a multa sempre como acessória.
17 - O que é censura?
	Penalidade mais branda, constando uma severa advertência ou admoestação.
18 – Em que casos é aplicável?
	Aplicável dentro do art. 34, inciso I à XVI e o XXIX, violação de qualquer dos dispositivos do estatuto, ao qual ainda não exista previsão sanção mais severa.
19 – O que é suspensão?
	Pena aplicável constituindo em impedir o inscrito na OAB, de exercer a advocacia.
20 – Em que caso é aplicada?
	Art. 34 Inciso XVII a XXV, no caso de reincidência em qualquer infração disciplinar.
21 – Qual duração da pena de suspensão?
	Conforme a gravidade, terá a duração de 30 dias a 360 dias ou 1 mês a 12 meses.
22 – Qual a duração da pena de suspensão, nos casos de falta de prestação de contas e falta de pagamentos à OAB?
	A pena de suspensão permanecerá até que o condenado, satisfaça integralmente a regularização da sanção sofrida.
23 – Advogado suspenso por recusa injustificada, por recusa de prestação de contas, envia ofício à OAB anexando a documentação e ter sanado a falta e pede revogação da pena? Poderá obter?
	Será obtida a revogação da suspensão, no momento em que ficar demonstrado, que o cliente foi notificado e concordou com a prestação de contas.
24 – Qual a duração da pena de suspensão no caso de incumbência de erros de idioma evidenciado inépcia profissional?
	A suspensão estará revogada no momento, que o infrator for aprovado em uma nova prova de habilitação da OAB, em que prestar e for aprovado.
25 – O que é exclusão?
	É a pena mais severa prevista no EOAB, eliminando dos quadros da entidade o inscrito na OAB.
26 – Em que casos é aplicável?
	Art. 34, Incisos XXVI a XXVII.
27 – Como é decidida?
	Através da aprovação de, pelo menos, de 2/3 dos membros do conselho competente da seccional, ao qual pertence ao advogado.
28 – Pode a pena de multa ser aplicada isoladamente?
	Não, sempre será conduzida de forma acessória, isto é, fazendo parte de uma penalidade aplicada.
29 – O que é reabilitação?
	É o instituto do direito penal, ao qual consiste na declaração judicial, onde o condenado regenerou-se, ao qual poderá voltar ao convívio social.
- Recebeu penalidade, sem o enquadramento penal em 12 meses, poderá ser reabilitado.
- Julgado e enquadrado criminalmente, primeiro deverá cumprir a sua reabilitação criminal e depois sim poderá ser reabilitado na OAB.
30 – O que é prescrição?
	É a perda do direito de ação, por decurso de tempo impedindo a satisfação, de uma determinada pretensão no plano material do direito.
31 – Qual o prazo de procuração das punições disciplinares?
	O prazo de prescrição 5 anos.
32 – A partir de que momento, começa a contagem do prazo proporcional?
	Começa a ser contado, a partir da data de sua constatação oficial de fato, isto é, a comunicação formal e escrita endereçado por qualquer pessoa a OAB.
33 – Notícia publicada na impressa podem ser considerada como constatação oficial de fato?
	Não somente será considerado a partir da comunicação formal da OAB.
34 – O que ocorrerá com processo disciplinar, paralisado por mais de três anos, pendente de despacho ou julgamento?
	Ocorrerá nesta situação o instituto da prescrição, ao qual sendo o processo arquivado, não se considera mais a questão disciplinar aplicada contra o advogado.
35 – Qual a justificativa do arquivamento em decorrência da paralisação a partir de 3 anos?
	Porque não é admissível, que um advogado fique aguardando o julgamento de seu processo disciplinar, por tanto tempo por culpa do órgão julgador da OAB, com prejuízos a sua vida pessoal e profissional.
		Sanções Disciplinares
Censura – 1º norma que infringir. Tem que ter votação 50% + 1.
Suspensão – Reincidência ou repetição. Tem que ter votação 50% + 1.
Exclusão – Votado por 2/3.
Multa – é sempre acessória de uma outra penalidade.
Organograma
Conselho Fiscal
	I
 v
Conselho ----->Caixa de assistência 	= 		Seguridade Social
Seccional		dos advogados	 (Saúde, aposentadoria e assistência Social)
	I
 v
Subseção
EOAB a partir do art.44.
1 – Características da OAB?
- Não é subordinada a ninguém
- Características serviço público independente, ou seja, não está ligada a nenhuma estrutura da administração pública.
- Instituição pública sui generis, não tem nada igual.
- Personalidade pública independente.
- Forma federativa.
- Não mantém vinculo hierárquico ou funcional com órgão da administração pública.
- Imunidade tributária é isenta de tributos total.
 
2 – Finalidades do Órgão da OAB?
- Defender a Constituição Federal.
- Defender a ordem jurídica do Estado Democrático de Direito, direitos humanos e a justiça social.
- Lutar pela boa aplicação das leis na administração da justiça e o aperfeiçoamento das instituições jurídicas.
- Promover com exclusividade a representação, a defesa, a seleção, a disciplina e a punição

Outros materiais