Buscar

Exercicios 2 av. História do Direito

Prévia do material em texto

1 – Considerando a experiência constitucional brasileira, é correto afirmar que a Constituição de 1937, trouxe diversos avanços no campo dos direitos individuais, conferindo verdadeiras garantias constitucionais democráticas? Justifique a resposta.
	Falso, pois, a constituição de 1937, com a ideia de construção de um Estado Novo, que Getúlio deu um golpe ditatorial com a desculpa de prevenir uma guerra civil, ao contrário tirou as garantias, individuais, decretou estado de emergência durante 8 anos, fechou o congresso, autorizou intervenção federal nos Estados Membros, tornando-se um Estado unitário, ou seja, o poder centralizado na mão do presidente.
2 – Qual a constituição brasileira é conhecida pela ampliação do rol de direitos é garantias individuais, inclusão do município no pacto federativo e consagração do instituto da medida provisória? Comente.
	A constituição de 1988 ficou conhecida pela ampliação do rol de direitos individuais com 77 incisos no seu art. 5º, incluiu os municípios no pacto federativo, instituiu a medida provisória, sendo democrática e liberal, influenciada pela constituição portuguesa de 1976, incorporou os cidadãos a partir dos 16 anos no processo eleitoral, sendo facultativo aos 18 anos, liberdade de criação de partidos, criação de plebiscito e referendo, lei de iniciativa popular, criação do Habeas Data, ADO, mandado de injunção.
3 – Como pode ser classificada a Constituição de 1967, quanto à origem? Fundamente a resposta.
	A classificação foi semi-outorgada, originou-se através do golpe de 1964, prevalecendo os Atos Institucionais, que através de um desses o AI4, que busca legalizar o regime militar, o governo podia legislar através dos Decretos-Lei sobre a segurança Nacional, incorporou as medidas dos Atos Institucionais, aumentando o controle do poder Executivo sobre o legislativo e judiciário, as eleições eram indiretas para presidente, mandato de 5 anos, estabelecia pena de morte para crimes de guerra, ampliou a justiça militar.
4 – É incorreta afirmar a Constituição de 1946.
( ) foi promulgada.
( ) previa a forma de Estado Federativo;
( ) vigorou formalmente, até a edição da constituição de 1967.
( x ) criou a justiça do Trabalho.
5 – É correto afirmar que o prenúncio de redemocratização do Brasil foi, em 1984, o movimento cívico denominado de Diretas Já, de reivindicação por eleição presidencial direta, a qual se concretizou na aprovação, pelo Congresso Nacional, de Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que permitiu a volta dos civis ao poder e a subsequente eleição de Tancredo (Magistratura – TRF5/2007).
	Sim pois o movimento cívico das diretas já, que fez com que a população lota-se a Praça da Sé, ao qual essa PEC previa a eleição direta para presidente, só que ela foi derrubada na câmara dos deputados por não atingir o mínimo de votos para ser aprovada, ocorreu eleições indiretas escolhendo, o civil Tancredo Neves como presidente através do colégio eleitoral, Adoeceu e acabou falecendo e assumindo o seu vice-presidente José Sarney, que cumpre a promessa através da EC. 26/85, que convocava uma assembleia legislativa para elaborar a nova constituição, dando fim a ditadura, mas essa redemocratização foi completa com a promulgação da nova constituição em 1988.
6 – Uma das inovações trazidas pela constituição brasileira de 1937 foi a divisão do território brasileiro em estados e a ampla liberdade de culto, com o fim catolicismo como religião oficial do Estado. Justifique a resposta.
	Não foi inovações a divisão de território em estados, apenas manterão como já era na constituição de 1934, com uma diferença que as autonomias Estaduais foram reduzidas, pois eram nomeados interventores federais para os Estados, que por sua vez nomeavam prefeitos e vereadores dos seus Estados. Continuaram um país leigo e laico, continuando também com a de liberdade de culto e não existia religião oficial.
7 – A constituição de 1946, ficou marcada pelo seu cunho autoritário, que permitiu a concentração de poderes nas mãos do chefe do Poder Executivo? Fundamente a resposta.
	Não pois a constituição de 1946, devolveu a democracia com a derrubada da ditadura, permitiu uma maior aproximação de federação americana em caráter residual, ou seja, o que não estava na competência da União era distribuídas aos Estados Membros, assim permitindo uma descentralização do poder, antes na mão do chefe do executivo, voltava a estabelecer a tripartição dos poderes.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes