Buscar

Exercicios Constituicional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1. A lei federal, nº 4.343 foi publicada 10 dias antes da nova constituição, ou seja, aos 27/09/1988. Esta lei continuará a surtir seus efeitos diante do novo ordenamento jurídico Constitucional? Porque?
	Sim. Desde que não contrarie a nova constituição, essa lei será recepcionada e continuará a surtir seus efeitos, se caso venha a contrariar, ela não terá validade ficará sem surtir efeitos.
2. É possível dizer que embora a Intervenção, consista na retirada temporária da autonomia de um ente da federação, o fato de vir prevista na Constituição, reafirma a própria ideia da autonomia? Justifique?
	Usa se o princípio da não intervenção, pois os Entes Federados, tanto a União, os Estados Membros, os municípios e o Distrito Federal, são autônomos, podendo legislar dentro de suas competências previstas na constituição, sendo vedados os de competências exclusivas de um ou de outro.
	Somente haverá intervenção nas previsões expressas no Art. 34, 35, 36 desta Constituição Federal.
3. Pode-se afirmar que toda a norma constitucional possui eficácia jurídica? Justifique?
	Sim. Toda a norma constitucional possui eficácia jurídica, umas com mais teor, outras com menos aplicabilidade sendo prejudicadas por outra norma infraconstitucionais ou por deficiência da norma constitucional.
4. O estado de Alagoas, pode assumir plenamente competência que lhe foi destinada de forma concorrente com a União? Porque?
	Sim porque o Estado de Alagoas complementará e ira legislar concorrentemente nas previsões do art. 24 da CF/88.
5. Assinale a Correta:
I- A constituição não conferiu autonomia política aos territórios federais e aos municípios neles localizados. Incorreta pois a constituição conferiu autonomia tanto político-administrativa, para os territórios como previsto no art.18 da CF.
II- A organização federativa do Estado brasileiro é imutável.
III- A autonomia de uma entidade política decorre de sua capacidade de auto-organização, autogoverno e autoadministração.
6. Assinale a correta:
I- As características de ser inicial, soberano e incondicionado, são próprias do Poder Constituinte.
II- O Poder Constituinte derivado revisor não está vinculado ao poder Constituinte originário, razão pela qual não é um poder condicionado. Incorreta pois o poder constituinte derivado será sempre submetido ao poder constituinte originário.
III- A titularidade do Poder Constituinte pertence ao povo, que eventualmente, pode não exercer.
7. Assinale a incorreta:
I- Segundo Ferdinand Lassale, a constituição de um País somente é legitima se de fato refletir as forças sociais que constituem o poder.
II- As normas constitucionais de eficácia plena contêm todos os elementos necessários para a produção de seus efeitos, não sendo suscetíveis de emenda. Incorreta pois as normas de eficácia plena podem ser emendadas.
III- O preâmbulo da Constituição constitui exemplo de norma de eficácia plena. Incorreta pois o preâmbulo tem força política, não possui eficácia normativa. 
8. Assinale a alternativa incorreta.
I- As regras e princípios constitucionais são sinônimos. Não porque as regras se diferem dos princípios. Os princípios servem para sustentar a criação, interpretação e execução das regras jurídicas.
II- Os princípios constitucionais não servem para implementar a interpretação sistemática a um conjunto de regras. Incorreto pois esses princípios servem para interpretar o conjunto de regras.
III- Os princípios são determinações mais amplas e genéricas, enquanto as regras regulam temas de forma mais especifica.
9. Está correto:
I- A Constituição elaborada por representantes do povo classifica-se como outorgada. Incorreta pois esse tipo de elaboração da constituição e chamada de promulgada.
II- As normas de eficácia limitada caracterizam-se por poderem ser suspensas pelo legislador ordinário. Incorreto pois as normas de eficácia limitada apenas precisam ser interpretadas.
III- As normas constitucionais programáticas caracterizam-se por fixar políticas públicas destinadas à concretização dos fins sociais do Estado.
10. É correto dizer:
I- A atual constituição não é revestida de supremacia, pois afirma que todo poder emana do povo. Incorreta pois toda a constituição é revestida de supremacia, independente dela ter participação do povo ou não como exemplo das constituições outorgadas.
II- A supremacia constitucional não significa supremacia jurídica. Incorreta pois a supremacia constitucional e sim a supremacia jurídica.
III- O princípio da supremacia da constituição é a principal consequência da rigidez constitucional.

Outros materiais