Buscar

AV2 FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0089_AV2_201301152153 » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201301152153 - JOSE ROBERTO DOS SANTOS FERREIRA
	Professor:
	PAULO SERGIO DE OLIVEIRA
	Turma: 9009/AI
	Nota da Prova: 5,0 de 10,0  Nota do Trab.:    Nota de Partic.:  Data: 03/06/2017 17:57:16
	
�
 1a Questão (Ref.: 201301340824)
Pontos: 1,0  / 1,0
Qual ciência social estuda o homem e o universo sociocultural analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais a partir de diferentes perspectivas teóricas, notadamente as que têm como base conceituai os estudos desenvolvidos por Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx?
História.
Antropologia.
Economia.
 
Sociologia.
Ciência Política.
�
 2a Questão (Ref.: 201301750836)
Pontos: 0,0  / 1,0
Nas ciências sociais os fenômenos estudados são complexos e centrados no ser humano, portanto, subjetivo. dessa forma, quando falamos desses fenômenos podemos dizer que eles:
Isentas de interpretações da realidade, já que está embasada na objetividade.
 
São complexos, mas alguns podem e devem ser comprovados em laboratório.
Expressam a subjetividade do pesquisador que facilmente se envolve com o objeto de pesquisa.
 
São eventos complexos apresentados de modo descritivo e narrativo, nunca na forma de uma experiência.
Em alguns casos, têm causas simples e são facilmente isolados.
�
 3a Questão (Ref.: 201301751069)
Pontos: 1,0  / 1,0
"Quero propor duas ideias. A primeira delas é que a cultura é mais bem vista não como um complexo de padrões concretos de comportamento 'costumes, usos, tradições, feixes de hábitos', como tem sido o caso até agora, mas como um conjunto de mecanismos de controle 'planos, receitas, regras, instruções (o que os engenheiros de computação chamam de programas)" para governar o comportamento. A segunda ideia é que o homem é precisamente o animal mais desesperadamente dependente desses mecanismos de controle, extragenéticos, fora da pele, dos programas culturais para ordenar seu comportamento." Geertz, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. No que concerne ao conceito de cultura e tendo o texto acima apresentado como referência inicial, escolha a única opção correta.
A cultura e seus produtos são recursos que impedem ao homem fazer, explicar e entender corretamente as coisas e a vida em sociedade.
Os sociólogos estudam a cultura examinando os sistemas simbólicos que exercem pouca ou nenhuma influência na organização da sociedade.
 
Os símbolos culturais são instrumentos de intermediação da adaptação humana ao meio ambiente, de interpretação das experiências e de organização da vida em grupo.
Os sistemas de linguagem classificam somente as palavras faladas e escritas no idioma corrente.
As funções básicas dos sistemas de valores são somente organizar os conceitos e avaliar o valor moral e a adequação do comportamento de um indivíduo à sua sociedade
�
 4a Questão (Ref.: 201301396326)
Pontos: 0,0  / 1,0
Os indivíduos, em estado de natureza, vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra de todos contra todos ou "o homem lobo do homem". A única lei é a lei do mais forte, que pode tudo quanto tenha força para conquistar e conservar. Estas afirmações expressam a concepção de que pensador político:
 
Hobbes
Weber
 
Locke
Rousseau
Marx
�
 5a Questão (Ref.: 201301768213)
Pontos: 1,0  / 1,0
Os primeiros sociólogos procuravam entender o estado de organização da sociedade em formação, sendo o século XVIII muito importante para o surgimento dessa ciência profunda e complexa, a qual é estudada e analisada até os dias de hoje. Todas as transformações que ocorreram na época trouxeram consigo problemas para a vida em comunidade, daí surge a Sociologia e seus pesquisadores para esclarecerem e organizarem as mudanças ocorridas no meio social, juntamente com os processos que interligam os indivíduos em grupos, associações e insituições. O termo Sociologia foi criado por Auguste Comte(foto acima), em1838, que pretendia unificar a Psicologia, a Economia e a História, levando em consideração que todos esses assuntos giram em torno do homem e seu comportamento. Mas os fundamentos sociológicos só foram institucionalizados com Karl Marx, Émile Durkheim eMax Weber, pensadores renomados que se tornam base para nosso estudo. (http://www.sociologia.com.br/) Sobre os eventos históricos que determinaram o surgimento da sociologia é correto afirma que:
 
Com a revolução Francesa e a Revolução Industrial a Europa passa por grandes transformações sociais, políticas e econômicas que determinam o surgimento da Sociologia.
O renascimento Comercial e Urbano, assim, com a ascensão das monarquias absolutistas determinou o surgimento das ciências sociais.
É a partir da desagregação feudal e da consequente consolidação do trabalho servil que a sociologia passa a ter seus fundamentos estabelecidos.
A partir da consolidação do modo de produção feudal a Sociologia passa a ter todos os fundamentos necessários para se organizar sistematicamente como ciência.
É somente a partir da Revolução Americana que a Sociologia passa a se constituir como ciência, consolidando-se nas universidades europeias e anglo-saxônicas.
�
 6a Questão (Ref.: 201301434273)
Pontos: 0,0  / 1,0
(Vestibular Uffs 2011) Podemos conceituar a Sociologia como a ciência que estuda as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. No entanto, só passou a ser considerada ciência quando um determinado autor passou a formular os primeiros conceitos e demonstrou que os fatos sociais têm características próprias. Qual foi esse autor?
Max Weber.
 
Augusto Comte.
Jean-Jacques Rousseau
Karl Marx.
 
Émile Durkheim.
�
 7a Questão (Ref.: 201301835477)
Pontos: 0,0  / 1,0
Sociologia é uma ciência que pretende compreender a ação social, interpretando-a para, dessa maneira, explicá-la causalmente em seus desenvolvimentos e efeitos.
 
A afirmativa acima pertence ao pensamento de Max Weber, autor que definiu ação social como conduta humana (ato, omissão, permissão) dotada de significado subjetivo dado por quem o executa.
A afirmativa acima pertence ao pensamento de Karl Marx, autor que definiu ação social como conduta humana (ato, omissão, permissão) dotada de significado subjetivo dado por quem o executa.
 
A afirmativa acima pertence ao pensamento de Émile Durkheim, autor que definiu ação social como conduta humana (ato, omissão, permissão) dotada de significado subjetivo dado por quem o executa.
A afirmativa acima pertence ao pensamento de Joseph Schumpeter, autor que definiu ação social como conduta humana (ato, omissão, permissão) dotada de significado subjetivo dado por quem o executa.
A afirmativa acima pertence ao pensamento de Pierre Bourdieu, autor que definiu ação social como conduta humana (ato, omissão, permissão) dotada de significado subjetivo dado por quem o executa.
�
 8a Questão (Ref.: 201301742847)
Pontos: 0,0  / 1,0
Analise as afirmativas abaixo: I - Há uma coerção da sociedade sobre os indivíduos. II - O social se constrói segundo as ações e as motivações dos indivíduos. III - Há uma coerção da classe dominante sobre o restante da sociedade. IV - Nas sociedades capitalistas a divisão do trabalho social produz solidariedade V - Nas sociedades capitalistas a divisão social do trabalho produz relações de antagonismo, exploração e alienação. Qual delas se referem ao pensamento de Karl Marx?
 
III e V.
II e III.
IV e V.
 
I e II.
I e III.
�
 9a Questão (Ref.: 201301842307)
Pontos: 1,0  / 1,0Recentemente foi aprovada uma lei que pune com mais rigor os assassinatos de pessoas quando a motivação se dá em razão da condição feminina da vítima. Esse crime, classificado como feminicídio expressa a presença, na nossa sociedade, de um marcante:
Preconceito de origem
Preconceito de nacionalidade
Preconceito de raça
 
Preconceito de gênero
Preconceito de classe
�
 10a Questão (Ref.: 201301793624)
Pontos: 1,0  / 1,0
Quanto ao conceito de família, antes profundamente atrelado aos efeitos do casamento, considerado então a fonte geradora de suas normas básicas, podemos afirmar que:
I- O Estado brasileiro deixa de interessar-se apenas pelo ato formal do casamento, preocupando-se, sobretudo, em resguardar o grupo familiar.
II- A família não mais se baseia na concepção canônica de procriação e educação da prole, nem tampouco na concepção meramente legalista, mas na mútua assistência e satisfação sexual.
III- São vislumbradas novas possibilidades de entidade familiar, uma vez que o afeto passa a ser pressuposto de constituição dessas relações.
Analise as proposições na perspectiva social sobre novos padrões familiares e assinale a única alternativa correta:
Somente a I esta correta.
Somente a III esta correta..
Nenhuma está correta.
 
Todas estão corretas.
Somente a II esta correta.

Outros materiais